Neste nosso terceiro artigo, vamos abordar o dimensionamento da demanda instalada de acordo com a Norma NBR 5410. Para isso, utilizaremos os conceitos abordados nos dois primeiros artigos que publicamos anteriormente. Você ainda se lembra deles? O primeiro foi a apresentação do projeto com a planta baixa e respectivas dimensões — acesse aqui o artigo.
Já no segundo artigo, falamos sobre a Norma NBR 5410 e a visão desta em relação à determinação de área e perímetro. Inclusive, realizamos os cálculos de área e perímetro para os cômodos que iremos considerar no dimensionamento da demanda instalada, com foco na potência de tomadas e iluminação.
Se você ainda não leu este artigo aconselho que o faça, tratamos sobre a determinação potência de iluminação e tomadas, se você ainda não leu este artigo recomento que o faça antes de iniciarmos, acesse aqui.
Dentro do assunto de dimensionamento de instalações elétricas, o dimensionamento da demanda instalada é algo extremamente importante. Afinal, é com base nele que solicitamos o ponto de entrega da energia elétrica junto à concessionária. Vamos, então, entender esse processo desde o princípio…
Eu gostaria de começar este ponto observando que o dimensionamento da iluminação deve ser seguido de acordo com o que veremos aqui, no entanto, a própria NBR5410 adverte que os valores indicados são para efeito de dimensionamento dos circuitos, não havendo qualquer vínculo, portanto, com potência nominal de lâmpadas. Falo isso porque muitos acabam questionando os valores encontrados, as vezes parece não refletir a realidade.
Vamos então começar com os detalhes da Norma em relação ao dimensionamento de iluminação, temos Na NBR 5410 os seguintes dizeres:
9.5.2.1.1
Em cada cômodo ou dependência deve ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor.
9.5.1.2
b) em cômodo ou dependências com área superior a 6 m², deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m², acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.
Antes de iniciarmos, devemos ter em mente que o dimensionamento da demanda instalada, especialmente no que se refere às tomadas, deve considerar as Tomadas de Uso Geral (TUG’s). Essas tomadas são, na verdade, os pontos utilizados de forma aleatória na instalação — ou seja, sem um equipamento específico previsto para aquele local.
Para realizar esse dimensionamento corretamente, é necessário resgatar alguns conceitos fundamentais que se aplicam a diferentes áreas do projeto.
9.5.2.2.1 – Número de pontos de tomada
O número de pontos de tomada deve ser determinado com base na destinação do local e nos equipamentos elétricos que podem ser utilizados. Observe os critérios mínimos exigidos:
a. Banheiros: deve haver pelo menos um ponto de tomada próximo ao lavatório, respeitando as restrições da seção 9.1.
b. Cozinhas, áreas de serviço e similares: deve-se prever ao menos uma tomada a cada 3,5 m de perímetro. Acima da bancada da pia, devem existir pelo menos duas tomadas.
c. Varandas: ao menos uma tomada deve ser prevista. Admite-se que ela fique próxima ao acesso, se não houver espaço na própria varanda.
d. Salas e dormitórios: é necessário prever uma tomada a cada 5 m (ou fração) de perímetro, distribuídas de forma uniforme.
e. Demais cômodos ou dependências:
Se a área for ≤ 2,25 m², instale uma tomada, podendo ficar até 0,80 m da porta de acesso.
Se a área estiver entre 2,25 m² e 6 m², instale pelo menos uma tomada.
Se a área for > 6 m², instale uma tomada a cada 5 m (ou fração) de perímetro, espaçadas de forma uniforme.
Tendo em vista que nosso projeto de dimensionamento tem como base uma planta baixa com quatro cômodos, banheiro e varanda, e considerando que as dimensões já foram calculadas no Artigo 2, iniciaremos agora o dimensionamento baseado na tabela a seguir.
Antes de continuar certifique-se de ja ter lido os outros dois artigos que compões esta série, selecione abaixo o artigo que deseja:
Teremos 100VA de potência de iluminação na sala.
Como a própria norma menciona, utilizaremos como fator determinante no dimensionamento da demanda instalada para iluminação a área da sala, que é representada por 8,64m². Sendo assim, os primeiros 6m² determinam 100VA de iluminação e os 2,86m² restantes, por não completarem 4m², não exigem o acréscimo de 60VA.
Vale lembrar que estamos considerando as recomendações da norma, que define o valor mínimo de potência a ser dimensionada. No entanto, nada impede de você acrescer, por exemplo, mais 60VA em relação à parcial de 2,86m² restantes da área da sala.
Para o perímetro da sala, com dimensão de 11,8m, e conhecendo que este ambiente será base para cálculos dentro do dimensionamento da demanda instalada, utilizamos como referência a divisão dos pontos de tomadas a cada 5 metros no perímetro deste ambiente, calculando teríamos o seguinte:
Portanto, como a norma indica um ponto de tomada a cada cinco metros, mais a fração de 0,36, instalamos três pontos no total.
Contudo, a norma NBR5410 deixa claro que, no caso específico deste cômodo (sala), deve-se considerar o mínimo calculado ou a quantidade de equipamentos que será utilizado/instalado no ambiente. Sendo assim, consideraremos na sala do nosso projeto um ponto de tomada para cada parede, ou seja, quatro pontos no total.
Na Cozinha, 100VA de potência de iluminação
Como podemos observar a cozinha possui uma área de 8,12m² e a previsão de potência de iluminação deverá ficar próximo ou idêntica do que consideramos para a sala, sendo assim temos: Para os primeiros 6m² da cozinha consideraremos 100VA e os 2,12m², por não completar os 4m² adicionais, permite que não seja adicionado mais 60VA na potência prevista a este ambiente.
Considerando que a norma define para a cozinha a necessidade de dimensionarmos uma tomada a cada 3,5 metros e que em nosso projeto temos um um perímetro de 11,40m, possuiremos como resultado uma quantidade de 4 tomadas de uso geral localizadas na cozinha já que o cálculo resulta em um valor igual a 3,25m.
A norma NBR5410 define para este ambiente uma quantidade de 4 tomadas sendo 3 tomadas definidas no cálculo (3,) + 1 tomada em função da fração de 0,25. Observe que a norma define a quantidade mínima, nada impede de ser adicionados pontos adicionais.
É importante que tenha sempre em mente a NBR5410 e no caso da cozinha temos que considerar as três primeiras tomadas sendo de 600VA e as demais de 100VA, portanto teremos 3 tomadas de 600VA e um de 100 VA prevista para este cômodo.
Neste ambiente, vamos instalar uma torneira elétrica, que, segundo pesquisa da Eletrobras, possui em média uma potência de 3250W.
Poderíamos considerar outros consumidores como por exemplo um forno elétrico ou mesmo um forno microondas de potência superior a 1200VA mas para TUE’s deste cômodo teremos em nosso projeto somente esta torneira.
No Quarto 1, 100VA de potência de iluminação
Baseado nas condições estabelecidas para o dimensionamento da sala iremos agora determinar a potência de iluminação e tomadas do quarto n° 1. Para isto podemos observar que a norma NBR5410 define para a potência de iluminação um valor definido para este ambiente como sendo de 100VA uma vez que a área do quarto n°1 é de 9,05m² e consideramos 100VA para os primeiros 6m² e os demais 3,05m² não definem a quantidade mínima para o acréscimo de potência de iluminação adicional.
É compreensível através da NBR5410 que o dimensionamento das tomadas do quarto seguem o mesmo padrão das tomadas da sala e para tanto podemos definir que, no mínimo, a cada cinco metros de perímetro teremos um ponto de tomada. Neste cômodo possuímos um perímetro de 12,1m.
Podemos observar que o resultado de nosso cálculo foi de 2,42 que resulta em dois pontos de tomadas definidos pelo cálculo (2,) e outro ponto de tomada definido pela parcial representada pelo valor 0,42, sendo assim teríamos três pontos de tomadas, no entanto, a norma NBR5410 deixa bem claro que este cálculo define um número mínimo, consideraremos então um ponto por parede, logo, este cômodo contará com 4 pontos de tomadas de uso geral.
No quarto 2, 100VA de potência de iluminação
Neste cômodo você poderá perceber que todo os fatores adotados para o seu dimensionamento será idêntico ao que tivemos para o Quarto 1, como podemos observar as dimensões destes cômodos são bastante semelhantes.
Observe que a área deste ambiente é de 6,70m² e a potência de iluminação também será de 100VA definida pela NBR5410, onde para os primeiros seis metros quadrados teremos esta potência.
A lógica adotada para o dimensionamento da quantidade de pontos de tomadas de uso geral neste ambiente será idêntico ao quarto 1 e por isto temos o seguinte:
Conhecemos o perímetro do quarto 2 correto? É de 10,40m e através do cálculo podemos deduzir que possuiremos um resultado de 2,08 e este valor refletiria em dois pontos de tomadas que se torna, talvez, algo inviável uma vez que em qualquer quarto a ideia é ter um televisor, um abajur e dependendo de quem vai usufruir deste cômodo pode existir a necessidade de um videogame, dvd entre outros. Sendo assim adotaremos para este quarto também um ponto de TUG (Tomada de Uso Geral) para cada parede, logo, quatro pontos.
No banheiro, 100VA de potência de iluminação
Considerando que nosso banheiro possui uma área de 2,34 m², devemos prever uma potência mínima de 100VA, conforme estabelece a norma NBR5410. Esse valor faz parte do dimensionamento da demanda instalada. Ele considera todos os pontos de iluminação — desde o teto até os armários com luz embutida, algo comum nesse tipo de ambiente.
No banheiro, normalmente instalamos um único ponto de tomada de uso geral. No entanto, lembre-se de que usamos esse ponto com frequência para aparelhos de potência elevada, correto? Vou provar para você! Onde é que é utilizado a prancha de alisar cabelo (famosa Chapinha) ou mesmo o secador de cabelo? É, estes equipamentos que prometem transformar a “mulherada” são consumidores agressivos da energia elétrica.
Neste caso, consideraremos um único ponto de tomada de uso geral. Porém, neste projeto em execução, iremos propor uma potência de 1200VA para essa TUG. Isso porque a NBR5410 estipula esse valor como potência máxima para tomadas de uso geral.
Sabemos que há uma tendência crescente de instalar chuveiros mais potentes em casa. Por isso, neste ambiente, vamos considerar a instalação de um chuveiro com potência de 6800W.
Na Varanda, 100VA de potência de iluminação
Para este ambiente, levamos em consideração sua área de 9 m². Por isso, a potência de iluminação será de 100 VA, conforme previsto na norma NBR 5410.
Além disso, lembre-se: em ambientes como este, é bastante comum o uso de iluminações diferenciadas, como, por exemplo, lâmpadas halógenas em refletores ou similares. Por isso, nesse tipo de situação, é fundamental considerar a potência desses equipamentos no cálculo final.
Como a NBR5410 sugere, vamos prever neste cômodo pelo menos um ponto de Tomada de Uso Geral, considerando 100VA para ele.
No Hall, 100VA de potência de Iluminação
Primeiramente observamos que o hall é, na verdade, a parte da casa que interliga os cômodos, ou seja, o ponto responsável pelo acesso de vários ambientes.
Como este local possui somente 1,08m², portanto, consideraremos uma potência mínima de 100VA, conforme solicita a NBR5410. Além disso, também adotaremos aqui um único ponto de Tomadas de Uso Geral
Agora que já temos a potência de todos os cômodos, podemos agrupá-las em uma tabela. Nela, separaremos cada potência por ambiente e também por tipo de carga considerada. Veja a tabela abaixo com todos os dados levantados anteriormente.
A partir de agora, podemos mobilizar o cálculo de demanda da nossa instalação. Isso acontece porque você precisa utilizar exatamente os valores mencionados acima. Portanto, no próximo artigo desta série, vamos dar continuidade e faremos esse cálculo. Por isso, não perca os próximos conteúdos! Além disso, para se manter sempre informado e ser o primeiro a receber nossos artigos, assine o nosso feed.
Agora que você chegou até aqui, aproveite para expandir ainda mais seu conhecimento. Assista ao canal da Sala da Elétrica e explore os outros artigos da série e aprofunde-se em cada etapa:
👉 Parte 1 – Planta Baixa
👉 Parte 2 – Dimensionamento de Iluminação e Tomadas Área e Perímetro
👉 Parte 4 – Divisão e Equilíbrio de Carga
🔌 Não pare por aqui — clique e confira os próximos conteúdos!
Comentários
DANILO DE SOUZA
Olá amigos, acho que tem um erro neste artigo: “Neste caso então, consideraremos um único ponto de tomada de uso geral, porém, neste nosso projeto em execução irei propor uma potência de 1200VA para esta TUG já que a potência mínima para TUG estipulada na NBR4510 é deste valor.”
1200VA é um valor MÍNIMO para tomadas de uso GERAL?
Everton Moraes
Obrigado Danilo, você tem razão, este valor é o valor máximo admissível para a TUG… Muito Obrigado ja estou corrigindo o texto.
DANILO DE SOUZA
Que isso, amigo. Parabéns pelo trabalho! Sala da elétrica é show de bola. Abraços.
Corretor
Olá o artigo contém um erro. No tópico 1.1 “Potência de Tomadas de Uso Geral – TUG” o perímetro da sala foi representado por “m²” parei de ler por ali.
Everton Moraes
Olá
Muito Obrigado por avisar! já fizemos a correção… Um Abraço!
Geovane
Muito bom esste texto, ja estudeu instalaçoes prediais, mas todo conteudo ainda sera pouco para o conhecimento.
Everton Moraes
Olá Geovane! pode deixar que se depender de nós terá cada vez mais conteúdo como este… Um Abraço!!!!
CLEYTON DEODATO
A SALA DA ELÉTRICA ESTAR DE PARABÉNS, VÁRIOS ARTIGOS QUE ESTÃO ME AJUDANDO NA MINHA VIDA PROFISSIONAL, GOSTARIA DE SABER SE A TEM ALGUM ARTIGO SOBRE DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES, POIS VOU FAZER MEU TCC SOBRE ESTE ASSUNTO, DESDE JÁ AGRADEÇO.
Everton Moraes
Muito Obrigado pela visita Cleyton. ainda não tenho este artigo mas me comprometo a criar algo… Irei pesquisar um bom conteúdo sobre o assunto…. Um Abraço
leandro santos da silva
parabéns pelo trabalho muito bom
Everton Moraes
Muito Obrigado Leandro! Ainda temos muito para oferecer… Nosso trabalho esta apenas começando e é em função deste reconhecimento que nos motivamos a melhorar a cada dia
sebastiao
A partir de quantos pavimentos preciso pedir projeto,e se a laje conta como projeto
Paulo Humberto
Parabéns pelo trabalho site fico muito bom.
Everton Moraes
Muito Obrigado Paulo Humberto! seja sempre muito bem vindo a Sala da Elétrica!!!
José Alexandre
Muito bom esses artigos, excelente trabalho.
Everton Moraes
Muito Obrigado José! Entre em contato sempre que precisar
Germano Estevam
Parabéns pelo seu trabalho, muito bom mesmo!
Tenho uma pequena dúvida, espero que seja sanada hoje 😛
Bem, tenho um motor (bomba d’água), ele se encontra a 20m do ponto de energia, quero saber como calcular a bitola do fio (cabo) para esta distância. opa! a bomba é de 1HP. E quando esta apresenta defeito, tenho que trocar por outra de 1,5CV. Fazemos meio que na gambiarra, vc tem uma formula para bitola do fio e para converter as potencias dos motores para Watts?
Muito obrigado pelo espaço.
Tony santos
Amigo 1cv equivale a 736 w e um HP equivale a 746 w!
Agora é só mutiplicar o 1,5 cv x 736: 1104 W!
Agora com o HP ficou fácil por que é só 1 x 746: 746 W
Agora quanto ao dimensinamento de condutores existe uma tabela ! Ai vc tera q saber qual a corrente ira passar por esse condutor pra poder escolher o condutor mais seguro blz! Tomara que eu tenha te ajudando em alguma coisa valeu!
Emilio
Amigo muito bom seu artigo estou estudando com ele, por favor poste logo os próximos passos, cálculo de disjuntor e diâmetro do eletroduto. Percebi um erro na potência total das TUG’s seria 4.500 VA ao invés de 2400, porque tem que multiplicar a quantidade pela potência e depois somar. Abraço.
Everton Moraes
Olá Emilio, muito obrigado pela visita e também pelo comentário! realmente você tem razão, alterei a informação na Tabela, muito obrigado!
Magno Aragão
Parabéns muito bom mesmo show!!!
Everton Moraes
Muito obrigado Magno, Seja sempre bem vindo!!!
André Santos
Ótimas dicas, parabéns ! Aproveitando comentário gostaria de saber se há algum site que disponibilize programas de instalações elétricas gratuitos ?
Everton Moraes
Olá André! Muito obrigado, estamos trabalhando para tornar a Sala da Elétrica um portal de conteúdos diversos para estudantes e profissionais da área eletroeletrônica.
Bom, a grande maioria de softwares para está área são pagos, estou pesquisando alguns softwares gratuitos e ogo que tiver uma lista de qualidade estarei publicando aqui na Sala da Elétrica. Assine nosso Feed para manter-se atualizado sobre os conteúdos que publicamos aqui na Sala da Elétrica…
Diego Santos
Boa noite Everton, posso contribuir com seu site desenvolvendo alguns softwares de elétrica para disponibilizar para os leitores. Qualquer coisa entra em contato.
Fabiano
Bom Dia.
Ótimo artigo, assim como os demais.
Aproveitando esta linha, gostaria de sugerir um artigo referente ao dimensionamento da alimentação dos quadros de distribuição. Talvez já exista, mas procurei no site e não encontrei nada a respeito.
Grande abraço e parabéns pelo ótimo trabalho.
Everton Moraes
Muito obrigado Fabiano, realmente ainda não existe, no entanto, este assunto será contemplado no próximo artigo da série “Projeto de instalações elétrica”.
Em breve colocarei no site, assine nosso Feed para receber em seu e-mail.
Até breve, um Abraço
Ronivaldo Santos Costa
boa noite, gostaria de parabenizar por este trabalho, muito obrigado e que Deus te abençõe.
Everton Moraes
Olá Ronivaldo! Muito obrigado pelo reconhecimento, seja sempre bem vindo a Sala da Elétrica.
Igor Bastos
Bom dia Everton, estou com uma dúvida sobre o dimensionamento dos condutores sobre queda de tensão. Quando estou dimensionando dois pontos de luz por exemplo. Eu tenho que considerar a distância do interruptor até o quadro de energia? Ou somente do ponto de luz?
Parabéns pela página!
Everton Moraes
Obrigado pela visita Igor.
A NABR 5410 define que você deverá considerar no máximo uma queda de tensão de 5%, no entanto para seu exemplo você deverá analisar a distância e mais importante do que a queda de tensão é o fator de agrupamento dos condutores…
rozivaldo
otimas informações e aprendizado
jorge
Parabéns, e um forte abraço.
José Carlos da Silva
parabéns pelo artigo e obrigado por está sempre contribuindo pelo reforço de informações e aumento do conhecimento de profissionais da área de elétrica obrigado amigo.
arlem
Obrigado pelas dicas, sou eletricistas autônomo e comecei a trabalhar nesta área a pouco tempo e tenho aprendido bastante com a sala da elétrica.
Valeu.
josué de Souza Queiroz
Prezado Amigo Everton:
Seria possível acrescentar filmes, imagens e exemplos sobre grimpando terminais de fios e cabos, instalação de calhas e leitos, erros de instalações como emenda mal feitas, fios não conectados direitos, fios danificados por dimensionamento errado, fios expostos, disjuntores mal dimensionados???
Sem mais,
marcos sanches
esse conteudo e muito bom,pois estou fazendo meu curso eletrica industrial e estou muito ancioso para exercer minha função esses assuntos são muitos boms pra quem esta cursando eletrica industrial,eu so agradeço…………
Everton Moraes
Olá Marcos, eu que agradeço sua presença aqui no site,
Um forte abraço e até a próxima
Tiago da Silva
meu caro boa noite.
eu tenho uma duvida meia biba mas me ajuda ai.
como eu faço para transforma a minha potencia de (VA) para (WATTS)?
esta e minha duvida desde já muito abrigado.
ha saiba que eu adoro CADSIMU eu ja ate elaborei projetos para o curso que eu fis muito bom mesmo. ecelente trabalho
HELIO ANDRADE
OLA,PESSOAL ESTOU PRECISANDO DE UMA
INFORMAÇAO DE ELETRICA ALGUEM PODE ME AJUDAR POR FAVOR .
O ASSUNTO EO SEGUINTE UM TECNICO DA NET ESTEVE NA MINHA CASA PARA INSTALAR MAS QUANDO FOI COLOCAR O CABO DA NET NO TELEVISOR QUEIMOU A TV SEGUNDO O MESMO DISSE QUE A ELETRICA DEU UM RETORNO NUNCA VI ISTO E CORRETO ISSO ALGUEM PODE ME TIRAR ?. ESSA DUVIDA
Eng° Everton Moraes
Já vi casos semelhantes com aterramento mau feito mas teria que analisar melhor para afirmar qualquer coisa, pode se tratar de um problema no aparelho da própria NET
Ana Laura Emidio
Parabéns, Sua Explicação foi clara, direta e objetiva, me ajudou muito.
Luiz Carlos Müller
Muito bom Everton.
Essa potência máxima de 1200VA é para 127 ou 220V?
Pode me tirar essa dúvida, potência máxima de tomadas e por circuito?
Muito obrigado.
marcelo antonio
boa tarde!
parabéns pelo site, que muito nos ajuda!
sou eletricista industrial, gostaria muito de ver artigos relacionados a indústria…
Paulo Rafael
ya foi e ainda e bom o teu projecto tirei bastante proveito
Elaine
Bom dia. Como calculamos a quantidade de fio que iremos comprar pra uma instalação?
RENATO GARCIA
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO ! TERMINEI O CURSO DE TECNICO EM ELETROTECNICA EM 2008 E COMECEI TRABALHAR NA AREA APENAS EM 2014 , SENDO ASSIM ESTOU MUITO DEFICIENTE DE INFORMAÇÃO ! OBRIGADO POR TUDO !
Vinícius
Olá Everton,tudo bem amigo ? Eu sou Eletricista e estou conhecendo seu Blog ! Ele é muito bom amigo ! Parabéns amigo e muito sucesso na sua carreira profissional como engenheiro eletricista !
Crislane
Gostaria de saber onde está o cálculo da demanda.
Laryssa
Bom dia,
Gostaria de saber quanto a parte de garagem, jardim, a área externa e no caso também área de churrasco.
Obrigada pela atenção
Marcos Paulo
Olá Everton parabéns pelo trabalho.
Comecei a fazer o curso de Eletroeletronica e o professor pediu um trabalho sobre esse artigo, não sei nem como te explicar como são tão parecidos. E se eu tivesse descobrido seu blogg antes teria ido super bem, bem diferente da nota que tirei.
Estou vendo a elétrica de uma forma diferente depois que conheci a sala de elétrica.
Parabéns.
Geydson Silva
eu gostaria de sabe oque segnifica m.l.r. QDL
fdg
quadro de distribuiçao de luz
Raira
Estou a espera da melhor parte, o calculo de demanda! Cade??
Thamires
Olá Everton, Você tem a próxima parte desse artigo?
Elton Chongo
Ola Everton gostaria de ter todas partes dessas aulas
Netto
Olá Everton gostaria que você me fornecesse a planilha para eu calcular toda a instalação do meu projeto da facu.
ANTONIO PEDRO TESSARO
Parabéns pela página.
Alguem tem uma planilha que possa fazer estes cálculos?
Joel Zarur
Tenho um cômodo de 25metro quadrado gostaria de saber quantos lâmpada led e Watts tenho que usar no meu salão de cabeleireiro…
Joel Zarur
Carlos Henrique Espindola de Andrade
Prezado Everton Moraes, boa tarde. Estou no aguardo da continuação da parte do cálculo de demanda da instalação referente ao PROJETO INSTALAÇÕES ELÉTRICA RESIDENCIAL – PARTE 3.
Charliê Lima
Digamos que eu tenha um projeto de instalação e depois de feito esses cálculos eu precise saber quais as dimensões dos condutores, eletrodutos e disjuntores que eu vou ter que usar pra cada circuito, como verifico isso em quais tabelas devo me basear? E se a carga de consumo for maior que a carga oferecida pela concessionária, o que devo fazer ?
Deixe o seu comentário
Receba mais conteúdos
Cadastre-se seu e-mail para receber os nossos conteúdos exclusivos.
Visão geral da privacidade