Você já deve ter visto vários videos ou lido artigos nosso, onde falamos a respeito de ser ou não autônomo, como escolher uma área de atuação, como elaborar orçamento e também até já tenha baixado nossa planilha de orçamento.

Mas se ainda não baixou, pode fazer o download clicando aqui.

Eu devo ou não cobrar a elaboração de orçamento no momento em que visito o meu cliente para determinar quais são as atividades que eu vou desenvolver na residência, comércio ou indústria.

Na verdade quando entramos nesse quesito de elaboração de orçamento, nós precisamos prestar atenção em alguns detalhes importantes como por exemplo, o código de defesa do consumidor.

O código de defesa do consumidor diz que é obrigatório o fornecimento do orçamento em parte do prestador de serviço. Então você é obrigado a fornecer o orçamento para o cliente segundo o item 40, porque ele deve analisar e
verificar tudo que vai ser entregue e o prazo que o profissional vai executar determinado serviço.


MAS…

Eu devo cobrar para realizar o orçamento?

Segundo o código de defesa do consumidor, não deve ser cobrado de maneira nenhuma a elaboração do orçamento no item 39 – parágrafo 4.

Mas quando analisamos o que o código de defesa do consumidor fala e o que nós precisamos realmente realizar em nosso dia a dia, precisamos prestar atenção no seguinte ponto: “Eu não posso cobrar nada do meu cliente que ele não saiba que está sendo cobrado, correto?“.

Uma das coisas que você pode deixar claro em uma ligação telefônica ou qualquer contato que seja, é fazer a cobrança do deslocamento.

Mas é necessário a validação na parte do cliente para que seja cobrado corretamente e que sele um acordo entre as duas partes. Um exemplo que pode ser usado é: Cobrança por quilômetro, ou seja, 4 reais por km e são 10 km no total.

Então preço final é 4×10 = R$ 40,00.

Como elaborar a forma de cobrança?

Primeiramente pode analisar o quão distante está o cliente e fazer uma espécie de regra, exemplo, clientes dentro de um raio de 5 km, não é cobrado a visita. E assim por diante, conforme for aumentando a distância, mais aumenta o valor para orçamento.

Mas lembrando…

Você não pode cobrar a elaboração do orçamento e sim cobrar um valor pela visita técnica, no entanto, você precisará informar ao cliente que será realizada esta cobrança e ele deverá autorizar você a prestar este serviço.

Você já se perguntou: Qual valor deve ser cobrado em uma instalação elétrica residencial?

Clique aqui, e veja em nosso artigo mais informações que podem te ajudar 🙂

Eletricista deve cobrar orçamento?
5 (100%) 8 votes

Samuel Nassereddine

Jovem de 23 anos, amante do conhecimento. Atuando como Desenvolvedor de Estratégias de Inbound Marketing, Desenvolvedor Web e Designer.

Este post tem 7 comentários

  1. Eu não cobro nada, nem visita, diagnostico e orçamento, já forneci solução para defeitos via telefone, isto serviu até como uma forma de marketing, atualmente alguns clientes fornecem transporte e ou refeições quando passamos o dia nas empresas. Empresas que não atedendem as normas de segurança, higiene, e meio ambiente, assim como empresas que atendem as prefeituras, estados e orgão publico, em decorrencia de muitas denuncias não fazem parte da minha cardeneta de clientes. Acima de tudo algo deve ser preservado a ETICA.

    1. Olá Sergio, tudo bem?

      Seja muito bem vindo à Sala da Elétrica!

      Ficamos felizes que você expôs a sua opinião e a sua experiência para nós!!

      Realmente, precisamos sempre ter Ética! Assim conseguimos fazer o melhor serviço e conquistar os nossos objetivos de forma harmoniosa!

      Um Forte Abraço!

  2. Na minha opinião deve ser cobrado a visita + diagnóstico. Antes eu não cobrava, porém percebi que muitas vezes eu dava a informação da falha para o cliente de graça, ele arrumava um curioso passava meu diagnóstico que eu fornecia grátis e eu técnico ficava no vácuo. Hoje eu faço a visita e cobro por hora

    1. Olá Wendel,
      Realmente, é complicado mesmo né.

      Att, Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

    1. Olá Walter,
      Ficamos felizes em ver que ajudamos de alguma forma.
      Continue nos acompanhando.

      Att, Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica

  3. Caro Samuel,
    Parabens a voces pelo trabalho realizado com o Sala da Elétrica.
    Muito bom esse post, porem gostaria de fazer um adendo. O CDC no item 39 nao diz que é proibido cobrar para fornecer orçamento. Inclusive o próprio site do Procon diz que essa pratica é permitida, como você informou na sequência. Apenas a primeira informação ficou desencontrada.
    Valeu. Abraços.

Deixe uma resposta

Fechar Menu