Infelizmente, no Artigo de hoje eu não tenho muitas boas notícias para te dar! O único parabéns aqui é para você, que é eletricista e atua dentro da empresa como funcionário.

Eu fui ao evento da Abracopel, onde foram revelados os números de acidentes de origem elétrica e também os incêndios de origem elétrica no Brasil, no ano de 2018. E adivinhe só: os números não foram nada motivadores!

Vamos aos Dados.

Só para você ter uma ideia, foram 1424 acidentes de origem elétrica, onde 3% são referente a descargas atmosféricas; 38% foram incêndios com origem elétrica, efetivamente; e 59%, choques elétricos.

gráfico com taxa de acidentes por causa

Analisando somente os acidentes de choque elétrico, efetivamente, nós tivemos 622 mortes com pessoas que se acidentaram com choque elétrico. 214 pessoas não morreram, mas tiveram acidentes registrados com choque elétrico. Ou seja, 836 pessoas acabaram se envolvendo com acidentes fatais e não-fatais com choque elétrico.

Mas nós sabemos que esse número não é real. Principalmente nos acidentes não registrados, que não causaram morte efetivamente. Logo, nós vemos um cenário muito mais crítico nesse aspecto de acidentes com choque elétrico.

Infelizmente, a região nordeste do Brasil foi a que apresentou maior número de acidentes fatais com choque elétrico, com 261 casos de mortes. Mas nem tudo é tristeza, não é verdade? Um dos dados que me deixou feliz, ou melhor, menos triste, nessa questão de acidentes de origem elétrica foi com você, eletricista profissional que atua na indústria, na empresa, como funcionário.

Gráfico com taxa de acidentes por região do Brasil.

Comparado com os últimos 6 anos, esse ano de 2018 foi o que apresentou menor índice de acidentes fatais: somente 5 profissionais acabaram se acidentando fatalmente com choque elétrico.

Eletricista Autônomo, o que aconteceu?

Mas o que aconteceu com você, eletricista autônomo? Estou muito preocupado com o que eu vi referente a você, que atua como autônomo. É isso mesmo! Olha só, no ano passado foram 57 mortes. 57 acidentes fatais com técnicos e eletricistas que trabalham de forma autônoma!

eletricista autônomo

Isso significa um aumento de 27% em relação ao ano de 2017. Será mesmo que esses profissionais não sabiam dos perigos da eletricidade? Ou será que aquele velho ditado prevalece, “quem morre afogado é quem sabe nadar”?

Esses números não são nada animadores. Mas eu quero que você, em particular eletricista autônomo, pare para pensar se a sua autoconfiança não está te colocando em risco de morte.

Olha só, você não quer ser o próximo a entrar nas estatísticas, correto? Faz o seguinte: comente aqui no nosso artigo o que é que tem que mudar em você mesmo para que isso não aconteça com você.

Material de apoio:

O primeiro passo para não fazer parte dessas estatísticas, é ter o conhecimento necessário para que você não entre em uma instalação fora da norma, onde você corre risco e coloca também a vida de outras pessoas em risco. Abaixo está o nosso Ebook gratuito da NBR 5410, é a norma regulamentadora que além de garantir os requisitos mínimos para o funcionamento de uma instalação, também garante sua segurança. Clique e baixe agora mesmo, fique por dentro dessa norma, e por fora das estatísticas.

Clique e baixe a NBR 5410
Eletricista, cuidado! Leia e saiba o porquê.
4.7 (93.33%) 6 votes

Fernando Canal

27 anos e eterno aprendiz. Atualmente atuando como Analista de SEO, Social Media e Copywriter aqui na Sala da Elétrica, além de ser músico e entusiasta da fotografia.

Este post tem 10 comentários

  1. Segurança e conhecimento na área de eletricidade é a palavra que salva vidas .

  2. Gostei muito do artigo, aínda não atuo na área, estou me preparando pra que isto acontece em breve em nome de Jesus. Sou estudante

  3. O que causa muito acidente com profissionais na área elétrica é, a auto confiança e aquele serviço que seria rapidinho…

  4. Ola boa noite
    Muito interessante esse artigo, e serve de alerta para todos nós, e precisamos realmente ficarmos atentos, e trabalaramos com segurança e respeitando as normas .
    Abraco.

  5. Compartilhar para os clientes o diferencial de aprendizado

  6. Muito bom. Gostei.

  7. É bom saber o que passa na área dos autônomos

  8. Muito infoormativo

  9. Para mim foi de muita valia este artigo, vou redobrar minha atenção quando estiver executando um serviço. É pena que os EPIs estão muito caro. Mas isso não é desculpa para trabalhamos com segurança e oferecer um bom serviço para os nossos clientes.

  10. Boa tarde esses dados preocupam e muito pois sabemos que a eletricidade deixa poucas vítimas lesionadas costuma matar . Mas penso que o que mais causa acidentes com eletricidade é a rotina pois tenho visto alguns acidentes com pessoas que costumavam a fazer determinada tarefa.os profissionais acabam se acostumando e já nem percebem os perigos da nossa profissão e por isso eu faço cursos de normatizacao da área e sempre percebo que algo me alerta para tomar todas as precanções necessárias e devidas durante a realização de um trabalho.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/

1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação

Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial

Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post


Semana método lide express

Avalie este Post