O maior erro em uma Partida Estrela Triângulo.

Clique aqui e conheça o nosso simulador prático

Vamos lá eletricista.

Uma partida estrela triângulo pode haver alguns erros e hoje eu quero te falar do maior erro que pode acontecer nela, afinal esse assunto é muito importante, como você já deve saber.

Muitos testes de admissão incluem a famosa partida estrela triângulo como ponto de partida para o conhecimento do eletricista candidato.

Mas é claro que no dia a dia você se depara com esse tipo de partida o tempo todo, sabemos que hoje em dia existe o Inversor de Frequência ou o Soft Starter que pode fazer esse trabalho, porém a Estrela Triângulo ainda é sim muito, mas muito usada mesmo.

Então vamos lá…

Qual o maior erro cometido na Partida Estrela Triângulo?

Sabemos que essa partida consiste em 2 contatores partindo o motor junto, que vamos chamar de K1 e K3, esses dois são os responsáveis por fazer a partida em estrela.

Que nada mais é do que as fases entrando nas bobinas do motor, assim sofrendo um curto circuito intencional no contator K3.

Veja na imagem abaixo:

diagrama de potência da partida estrela triângulo

Mas o erro acontece normalmente no contator K2, que é o responsável, junto do contator K1 a fazer a partida ser a triângulo.

O erro está basicamente em não prestar a devida atenção no fechamento de cada bobina, e acabar por inverter uma das fases.

Lembre-se, Para o fechamento em Triangulo é necessário que cada potencial esteja entre em 2 terminais de bobinas diferentes.

Por exemplo o L1 entra no terminal 1 (Primeira bobina) e também entra no terminal 6 (terceira bobina) através do contato 5 de K2

Veja abaixo:

fechamento das bobinas em triângulo

Nunca provoque o curto entre as fases.

uma fase nunca deve encontrar com outra, afinal, você já sabe o que isso causa, não é mesmo?

Causa o tão temido curto circuito.

Tanto em um teste admissional, quando no seu dia a dia, as fases podem não estar lá bonitinhas, todas na ordem exata, pode sempre haver uma pegadinha, ou inversão de cabos.

E se você não prestar muita atenção no momento da ligação dessas fazes no fechamento triângulo, fatalmente pode causar o curto dentro do motor, imagina só o prejuízo.

Então eletricista, sem dúvida o maior erro que você pode ter ao fazer um fechamento estrela triângulo em um motor, é não prestar atenção no seu fechamento em triângulo, e assim, ocasionar um curto circuito no motor.

Tudo isso está no vídeo acima, e você pode assistir e ter muito mais detalhes caso tenha ficado alguma dúvida!

Fique ligado!

http://eletri.co/d060320 👈Conheça o nosso simulador prático, faça você mesmo uma ligação de um motor elétrico trifásico de 6 pontas, sem precisar sair do lugar que você está.

Deixe o seu comentário

dezesseis − 15 =

Receba mais conteúdos