O que compõe o Projeto Elétrico? Faça com segurança e corretamente!

Em primeiro plano, você sabe no que consiste um projeto elétrico?

Um projeto elétrico, ou uma instalação elétrica, deve ser composta por alguns componentes (cabos, equipamentos e dispositivos) para que a eletricidade possa ser conduzida de um local a outro de forma eficaz, segura e correta.

O principal objetivo é que os usuários/locatários que utilizarão o ambiente seja seguro e agradável após a instalação na prática do projeto.

Todos esses elementos que irão compor o projeto elétrico devem ser escolhidos com muito cuidado, para que o seu funcionamento ocorra de forma segura e correta.

Economia no Projeto Elétrico

Para os indivíduos que contratam esse serviço, devemos destacar que normalmente ocorre uma economia.

Já que um projeto bem executado, evitará quaisquer compras desnecessárias à famosa SOBRA DE OBRA, ao optar pela compra de materiais que, na realidade, não precisam ser utilizados nesse projeto.

Assim, o profissional evitará os desperdícios e o acúmulo de sobras.

Já que ele contará com uma lista contendo todos os materiais que serão necessários para comprar e compor o projeto em questão.

O que é que eu vou precisar para que o meu projeto elétrico realmente dê certo e seja seguro tanto para mim como profissional?

Projeto Elétrico

photo created by ijeab – www.freepik.com

 

Como também para o meu cliente, que busca a economia na compra dos materiais, evitando desperdícios?

Em primeiro plano, o seu projeto elétrico deverá possuir uma planta baixa com diagrama elétrico unifilar, já que é esta a planta que lhe auxiliará na hora de ver tudo o que você vai precisar para o projeto, sem que se esqueça de nenhum componente essencial para a instalação elétrica.

Além disso, para a realização de um projeto elétrico, você também vai precisar de uma folha de cálculos para a determinação da área e do perímetro de cada um dos cômodos do ambiente que será realizado o projeto, de acordo com as prescrições da NBR-5410.

O mesmo se torna necessário para que seja possível calcular a iluminação e as tomadas de uma forma geral do ambiente onde será realizada a instalação elétrica.

Também se torna necessário para o projeto elétrico uma tabela contendo os cálculos de corrente.

São fundamentais para que seja possível determinar as proteções elétricas do ambiente, ou seja, os disjuntores e as DR’s – Diferencial Residual.

Outro componente essencial que você precisará ter para o projeto elétrico é uma tabela com os dimensionamentos dos condutores elétricos, que depende diretamente da corrente.

E a Lista de Materiais?

É claro que a lista de materiais também não pode faltar antes da realização de um projeto elétrico.

Já que é por meio dela que você, como eletricista independente e/ou projetista responsável pelo projeto, irá definir todos os materiais e demais componentes que precisarão ser utilizados para que a execução do projeto ocorra de forma segura, eficaz e com qualidade.

Controle de Horários

Por fim, é também de extrema importância para o projeto elétrico que o profissional em questão tenha uma tabela com os horários em que cada um dos profissionais que trabalham com ele podem realizar a mão-de-obra necessária na instalação elétrica.

Essa tabela poderá facilitar tanto o pagamento do homem-hora, como a própria organização do trabalho, servindo como se fosse uma tabela de escala de trabalho.

Assim, já deu para notar que são variados os componentes e produtos que devem ser comprados e os procedimentos que devem ser avaliados antes da realização de um projeto elétrico.

Em primeiro plano, todos eles devem estar nas mãos do profissional responsável pela obra.

Para que se torne, então, possível a realização da mesma sem quaisquer problemáticas envolvendo os materiais, componentes, e outros aspectos essenciais que devem ser definidos antes mesmo do início do projeto elétrico.

E agora você já tem em mãos todos os componentes que são essenciais para a realização dessa instalação elétrica, para evitar quaisquer problemas com os seus clientes e com a obra em si.


Assista a esse vídeo abaixo:

Quer saber mais sobre Projeto Elétrico? Deixa nos comentários.

Aqui na Sala da Elétrica nós temos o curso que está mudando a vida profissional de mais de 7 mil eletricistas ao redor do mundo.

Nosso curso de Máquinas e Comandos Elétricos na Prática.

Um curso que vai te colocar em outro nível quando o assunto for manutenção elétrica, vai te colocar passos a frente no mercado de trabalho.

Para conhecer o curso que vai te tornar um eletricista de manutenção bem sucedido, clique na imagem abaixo e dê o primeiro passo para tornar seu trabalho em outro nível.

Clique na imagem abaixo 👇

Se torne especialista conhecendo a teoria e a prática dos Comandos Elétricos

Everton Moraes

Professor, palestrante e instrutor de treinamentos a mais de 9 anos. Já passou por grandes empresas no Brasil como, Senai, Scania, Pirelli, Toledo entre outras. Todo o conhecimento adquirido em 20 anos de carreira é disponibilizado nos cursos e treinamentos.

“Sou apaixonado pela formação e qualificação de profissionais, passando todo o meu conhecimento prático e ajudando todos os meus alunos a também adquirirem esse conhecimento a se tornarem melhores profissionais.”

Deixe o seu comentário

cinco × 3 =

Receba mais conteúdos