Home LIDE - Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos Porquê conhecer Referência Cruzada faz toda a diferença
Porquê conhecer Referência Cruzada faz toda a diferença

Porquê conhecer Referência Cruzada faz toda a diferença

0
0

Caso você trabalhe na indústria, ou já tenha feito manutenção em alguma máquina, e ainda não utilizou a referência cruzada, com certeza você já se deparou com um diagrama elétrico extenso onde você precisou desprender de algum tempo para se situar e saber do que se tratava o diagrama.

Chamada para inscrição CPL LIDE 40

Com certeza conhecer Referência Cruzada te ajudaria bastante neste dia.

Através da Referência Cruzada você teria muito mais agilidade para entender melhor as causas do seu problema, e o rastreamento seria mais fácil.

Mas não tem problema. Neste artigo vou explicar o que é Referência Cruzada, tão utilizada pelos profissionais da área em diagramas elétricos.

O que é referência cruzada?

o que é referência cruzada em diagramas elétricos

A referência cruzada é usada para fazer o mapeamento de contatos ou componentes em um diagrama elétrico.

A Referência Cruzada serve para fazer o “link” entre os contatos e seu componente, facilitando assim a leitura de um diagrama elétrico de várias páginas. Sabendo ler essas referências cruzadas podemos fazer a manutenção de equipamentos elétricos com mais facilidade e agilidade

Observe que em uma folha de diagrama elétrico você sempre vai contar com a identificação de página na legenda, mas o que mais nos interessa são as identificações de linhas e colunas, sendo as colunas o item de maior relevância.

Nesta imagem, temos as colunas e as linhas representadas por letras e números respectivamente. Este formato não é uma regra, mas é comumente utilizado. O importante neste momento é o leitor de diagramas observar qual o padrão utilizado no seu dia a dia e adotá-lo.

Através da referência cruzada é possível localizar o componente e seus respectivos contatos, dos quais deseja-se analisar. Este método facilita e dá agilidade na Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos (LIDE) complexos. Esse recurso é chamado de Referência Cruzada.

referência cruzada em diagramas elétricos

Acima temos o exemplo de uma das formas de Referência Cruzada. Observe que neste caso o contator K2 possui um contato NA na página 1 coluna F. Este formato de referência cruzada pode ser representada também, através do desenho abaixo da bobina do contator, mostrando o próprio símbolo do contato aberto ou fechado. Este tipo de referência cruzada sempre deverá ter em sua TAG a identificação de página e coluna, por vezes é utilizado também a linha onde se encontra o componente também.

Referência cruzada em diagramas elétricos residenciais

referência cruzada em diagramas elétricos

Quando se trata de diagrama unifilar residencial, não é considerado referência cruzada propriamente dita, mas nesse tipo de diagrama encontramos informações que acompanham as simbologias que referenciam posicionamento e conjuntos de componentes.
Observando o exemplo, vemos que temos 2 fases + terra, que esses condutores tem seção transversal (bitola) de 2,5mm2, e estas informações são referentes ao circuito 6.

E que esses cabos estão acomodados em um eletroduto flexível de ɸ¾”.

Podemos ainda encontrar em diagramas unifilar a indicação de potência nos pontos de tomadas e iluminação, você pode perceber que neste cômodo que escolhi existe um ponto de iluminação que possui como potência nominal 100VA.

Conclusão

E agora, você já sabe responder o que é e para que serve Referência Cruzada?

Espero que sim.

Esse é apenas o começo das várias informações que você pode adquirir no Método LIDE. Por isso prepare-se, você ainda tem muitos símbolos e componentes para conhecer.

Temos muitas informações importantes sobre Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos (LIDE)

Então, compartilhe esse artigo sobre referência cruzada com seus amigos para que eles também saibam o que é Referência Cruzada.

Fique ligado em nossas redes sócias, logo logo teremos novidades sobre o método LIDE (Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos), esse conteúdo fundamental para dar um “up” em seus conhecimentos.

Para fazer parte do Método LIDE Express basta se inscrever aqui e já assistir

Porquê conhecer Referência Cruzada faz toda a diferença
4.2 (84%) 5 votes

Engª Camila Andrade Engenheira de 29 anos. Formada em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI. Atualmente na área de redação e suporte técnico da Sala da Elétrica. Atuou em: Área de Engenharia de processos na WEG, pós vendas e suporte técnico, redação de manuais de bordo automotivo, manual de reparos automotivos e também desenvolvimento de esquemas elétricos automotivos.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *