Sacada #04 – Como convencer seu cliente em utilizar o DR

Convencer o cliente que ele precisa ter o DR instalado em seu quadro de distribuição é uma das dificuldades mais comuns dos profissionais da área elétrica, fazer valer a pena todo conhecimento adquirido e realizar as instalações elétricas de acordo com o aprendizado obtido em sua formação profissional.

O fato é que uma das dificuldades mais comum é convencer o cliente que utilizar o DR é, não só uma necessidade, mas sim uma garantia de vida.

Entenda um pouco mais como você poderá conscientizar seu cliente, continue lendo este artigo…

Como convencer seu cliente que o DR é isso tudo?

Antes de te falar como eu faço para convencer as pessoas do uso do quero que você entenda o meu ponto de vista sobre o problema…

Será mesmo que o cliente é culpado por não ter o DR em suas instalações elétricas e, principalmente, será que ele é culpado por não querer instalar o DR?

Pense comigo, através de qual meio de comunicação você aprendeu sobre a importância do DR? Foi na TV? Rádio? Jornal então? Eu quase posso ouvir sua voz daqui me respondendo, “em nenhum destes canais de comunicação Everton” Foi na escola técnica, profissionalizante e etc…

Na internet existe vários conteúdos sobre o assunto, mas você alguma vez indicou um material sobre o DR para algum conhecido seu que não fosse da área elétrica? Bom, você está entendendo né?

Só para você ter uma ideia, no ano passado a dengue foi causadora de 646 mortes no Brasil e a TV foi a mídia que mais auxiliou na divulgação do problema.

Mas, no mesmo ano de 2014, a eletricidade vitimou 627 pessoas, isso mesmo, 627 pessoas morreram em função de acidentes com eletricidades segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), ou seja, os números são tecnicamente os mesmos, mas a tratativa é totalmente diferente né? Qual é o assunto mais problemático? Não é em todas as casas que possuem foco de dengue, mas em todas as casas possuem eletricidade certo? Então lhe pergunto novamente,

Qual é o assunto mais problemático e que merece um tratativa imediata?

Se nós mesmos não divulgarmos para amigos, conhecidos e clientes, através do famoso boca-a-boca e principalmente através das redes sociais, este assunto não vira um assunto popular e a mídia não se interessa por ele, é simples assim, tem que começar por nós e ponto.

Mas, e como convencer nosso cliente que ele precisa do DR?

DR

Não adianta, se o cliente não aprende para que serve e a importância do DR ele não vai querer, de maneira nenhuma comprar aquele “negócio caro” que parece um disjuntor, mas muito mais caro.

Então, sobra somente uma alternativa para você, ensinar ele. Isso mesmo, Além de conhecer o suficiente para realizar a atividade, ter um trabalhão danado para construir o orçamento você ainda vai ter sim que ensinar seu cliente, mas como fazer isso?

Não existe maneira mais simples de mostrar a um cliente o que ele precisa se não através de uma técnica que eu chamo de antecipação da dor futura, ou seja, não vai adiantar nada você falar que o DR é um dispositivo que se baseia na passagem da corrente e blá blá blá… Você tem que mostrar para ele que ele pode ter em sua casa uma das vítimas fatais que irá compor a próxima estatística de mortes em função da eletricidade. Isso mesmo, não estou sendo radical, o cenário é exatamente este.

Você não tem que mostrar a ele a solução, você mostra a causa, o efeito e forçar ele a se perguntar e te perguntar o que tem que ser feito e como evitar este problema, aí sim você irá conseguir mostrar que aquele dispositivo caro, que parece um disjuntor, é na verdade o que vai garantir a vida dele e de sua família. Observe que o que antes era caro, agora parece ser o mais barato produto com custo benefício incalculável.

E como sempre o problema acontece com os outro e nunca com nós mesmo, pesquise um caso de acidente fatal que tenha ocorrido próximo da cidade ou mesmo na cidade onde você está atuando e utilize este caso como exemplo para mostrar que o problema existe e está perto.

Fazendo isso, no mínimo seu futuro e agora potencial cliente irá pesquisar sobre o assunto e verá que não é brincadeira.

Bom, espero que você tenha gostado deste podcast e espero também que possa usar este conteúdo para reeducar as pessoas que te cercam, seja eles seus clientes, familiares ou amigos.

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