PLANTA BAIXA: Qual o significado de cada condutor.

Quando você olha para um projeto unifilar (planta baixa), portanto desenho que se utiliza de simbologia para representar graficamente uma instalação elétrica, e não conhece as referências atribuídas.

Fica praticamente impossível conseguir interpretar o diagrama proposto e identificar quais fios condutores devem passar por cada um dos eletrodutos.

Pois saiba que além de toda a fiação elétrica do imóvel ser caracterizada por símbolos, alguns deles são bastante semelhantes, podendo confundir até mesmo os mais atentos, o que dirá a interpretação de um leigo no assunto.

Por isso, para garantir uma instalação segura e de qualidade, é necessário conhecer bem cada um dos ícones usados no diagrama unifilar de uma planta baixa e as respectivas posições de cada componente elétrico.

Ao selecionar o trecho que será interpretado, você percebe que o eletroduto ou conduíte, por ser o tubo que protege toda a fiação elétrica contra fatores externos, funciona como uma espécie de base onde se sobrepõem os demais símbolos referentes aos cabos condutores.

Condutor Fase

Dentre os fios responsáveis pela condução elétrica, o condutor fase é representado na planta baixa por um traço vertical contínuo, que intercepta em ângulo reto o traço horizontal do eletroduto.

Como você já deve saber, o fio fase é carregado de tensão e parte de um dos disjuntores do quadro de distribuição.

Condutor Neutro

O símbolo do condutor neutro, aquele desprovido de tensão, também é visto como um traço vertical contínuo, com a diferença de que na extremidade superior existe uma perninha para o lado direito, formando a imagem da letra L de cabeça para baixo.

Condutor Terra

Já a representação gráfica do fio terra ou condutor de aterramento tem o formato da letra T.

Em alguns casos, esse ícone aparece cortando o traço do eletroduto, mas pode também ser visualizado apenas encostado sobre a linha horizontal do conduíte, de modo perpendicular, sem cruzar.

Condutor de Retorno

Outro tipo de condutor é representado por meio traço vertical posto sobre o eletroduto, sem atravessar a linha horizontal. Este símbolo, normalmente, vem acompanhado de uma letra minúscula e diz respeito ao retorno.

Lembra-se? O fio de retorno sai do interruptor em direção à lâmpada que fará a iluminação do ambiente.

A letra especificada no trecho do circuito analisado é a mesma que consta na caixa de passagem daquele cômodo.

As informações do ponto de iluminação em questão são correspondentes.

O que você aprendeu nesse módulo?

Em resumo, o conhecimento sobre os símbolos gráficos do projeto elétrico permite que você identifique a quantidade de cabos que vai passar por dentro do eletroduto e interprete os tipos de fios condutores que estão previstos para cada conduíte.

Agora que você aprendeu a diferenciá-los, não se esqueça de que existem quatro tipos de condutores no diagrama unifilar: fase, neutro, terra e retorno.

Lembrando que, em se tratando de fio de retorno, é importante ter atenção redobrada para o caso de se dirigir a um conjunto de lâmpadas ou à campainha do imóvel, por exemplo.

No último caso, embora o condutor apareça do lado de fora no projeto, é interligado a um artefato instalado na área interna da residência.

Está interessado em novas abordagens sobre o curso de instalação elétrica? Então aproveite para baixar gratuitamente o nosso e-book com dicas exclusivas e completas sobre medição de aterramento.

Deixe o seu comentário

sete + 3 =

Receba mais conteúdos