Aterramento de Segurança: 3 Coisas sobre Aterramento que você não sabia

Hoje eu quero te falar sobre 3 coisas que você talvez ainda não saiba sobre o Aterramento Elétrico.

Esse é um assunto que muita gente pede para eu abordar aqui na Sala da Elétrica, então vamos lá.

Assista ao vídeo e veja com mais detalhes o que eu falo nesse artigo:

Mas, antes eu quero te falar 3 coisas que você provavelmente já sabe.

3 coisas que você já sabe sobre o Aterramento

Vou citar aqui 3 pontos que você já deve saber sobre o aterramento, e caso você ainda não conheça nenhum deles, fica então a informação para que você possa ter esse conhecimento.

São eles:

  • O aterramento é um sistema que vai apoiar a instalação elétrica como um todo, primeiramente, escoando literalmente as cargas eletrostáticas do sistema ou da carcaça de um dispositivo para a terra.
  • Ele também, tem a função de apoiar os dispositivos de proteção, por exemplo, uma fuga de corrente vai ter o seu escoamento de forma rápida, assim, o sistema de proteção pode atuar de forma ainda mais rápida
  • O terceiro ponto, mas não menos importante, é que o aterramento garante a segurança das pessoas que estão interagindo diretamente com o sistema.

trabalhador interagindo com a maquina

3 coisas que você não sabe sobre Aterramento Elétrico

Vamos agora às 3 coisas que você talvez não saiba sobre o aterramento elétrico, e se prepara, porque a última é muito importante.

São elas:

  • Existe um tipo de aterramento que é usado junto com o neutro, interligado mesmo, assim além de ter um aterramento para a instalação como um todo, ele ainda apoia por exemplo alguns dispositivos como o DR e o DPS. O nome desse aterramento é Aterramento de Segurança.
  • Há também o aterramento que protege e ajuda os esquipamentos a funcionarem de forma adequada, desde a proteção contra descargas atmosféricas, até a diminuição da ocorrência de harmônicas, e esse é conhecido como Aterramento de Equipamento.
  • E por último… Vou falar sobre esse ponto logo abaixo.

eletricista pensando

O último ponto

Você já deve ter percebido que o mercado está mudando, a tecnologia avançando, e com isso, tudo tem sido diferente.

Temos hoje no mercado 2 tendências que se você não estiver por dentro, logo logo vai acabar ficando pra trás, são elas:

  • Carros Elétricos
  • Sistemas Fotovoltaicos

Não tem como negar, no futuro essas duas tendências vão se tornar o que regra o mercado, e isso quer dizer que você precisa dominar tudo que acontece ao redor delas, para ser um profissional requisitado.

E uma das coisas que mais está ligada a essas tendências, é o aterramento.

homem instalanco painel solar

Para que os carros elétricos, e os sistemas fotovoltaicos funcionem perfeitamente, o aterramento do sistema precisa estar impecável.

E para que o eletricista possa fazer a instalação e manutenção de um sistema como esse, ele precisa dominar o assunto Aterramento!

Entender para que serve e como lidar com um aterramento de segurança, aterramento de equipamento, saber tudo sobre o assunto.

Não fique pra trás, seja você o profissional que vai fazer a diferença no mercado, e dominar as tendências, antes mesmo de elas chegarem.

Participe

Clique Aqui e se inscreva para nosso treinamento presencial de medição de aterramento, ainda não temos data definida, tudo isso vai depender do número de inscrições.

Mas eu te espero lá, e tenho certeza que logo logo vamos estar aprendendo juntos.

Deixe o seu comentário

dezesseis + 6 =

Receba mais conteúdos