Megômetro e Terrômetro sobre uma mesa
Megômetro Minipa e Terrômetro iCel

Terrômetro e Megômetro … Você com certeza já ouviu falar sobre esses equipamentos, mas você já tem pelo menos um deles em sua maleta?

Ao longo do cotidiano trabalhoso e agitado, nos lembramos apenas do que é sucintamente necessário de se carregar na maleta. E quando se trata de instrumentos de medição, o eletricista pode ficar em dúvidas sobre o que colocar e o que não colocar lá, e isso pode fazer com que ele nem mesmo se importe em ter algumas ferramentas por considerá-las dispensáveis.

Instrumentos como o multímetro ou o alicate amperímetro estão sempre por lá. Porém, um simples mal-entendido de funcionalidade de equipamentos ou falta de preocupação pode levar o profissional a problemas, às vezes até mesmo graves, que poderiam ser facilmente resolvidos pelo manuseio de dois simples instrumentos: o terrômetro e o megômetro.

É provável que eles passem despercebidos para muitos que já estão acostumados a trabalhar sem o auxílio destes equipamentos, mas o investimento compensa para potencializar seu trabalho e lançar sua carreira nas alturas.

Mas o que é Megômetro e por que ele deveria estar na sua maleta?

Megômetro da marca Minipa
Megômetro Minipa

À princípio, o megômetro é um tipo específico de ohmímetro que consegue inserir na instalação níveis de tensão muito mais elevados, assim você consegue verificar a resistência de isolação de motores elétricos e transformadores, etc.

Uma ótima aplicação, principalmente para os eletricistas prediais, é o de informar a presença de fiações e cabos com baixa isolação em determinadas instalações elétricas.

Imagine a seguinte situação: o cliente, por exemplo, questiona sobre o alto consumo de energia na residência, e quando é checado no quadro do relógio padrão, certifica-se de que há um consumo de corrente mesmo com todos os outros elementos desligados. Um incidente como esse pode deixar alguns eletricistas batendo a cabeça contra a parede, mas o megômetro permite que essa fuga de corrente seja encontrada sem esforço.

Ok, mas e o Terrômetro… Ele é tão importante assim?

Terrômetro com seus componentes
Terrômetro e seus componentes

Agora, quando se fala de DR, DPS e sistemas de proteção, o aterramento vem como um fator fundamental e indispensável. No entanto, ter um aterramento e não poder comprovar a sua efetividade acaba por banalizar o próprio aterramento, jogando um esforço fora. Como anunciar uma qualidade se não é possível comprová-la? É então que o terrômetro entra em cena, instrumento que, assim como o megômetro, reduz o trabalho ou até mesmo o retrabalho.

O terrômetro, todavia, já exige uma infraestrutura mais bem produzida para que seja utilizado. Num procedimento, ele requer que duas hastes sejam utilizadas no solo e dois cabos sejam conectados a elas, e um terceiro cabo segue no próprio instrumento. Em resumo, tal execução concede a possibilidade de observar qualquer resistência de aterramento do local, constatando, por fim, se ele permanece eficaz e funcional ou não.

No vídeo abaixo você pode ter mais detalhes sobre esses dois equipamentos e suas funções, Clique e Assista agora mesmo.

Conclusão.

Conhecer a existência do terrômetro e do megômetro já traz uma imensa diferença na vida daqueles que sempre se emperram nestes problemas. Pode parecer completamente desnecessário o investimento nas ferramentas, principalmente quando todos os outros estão fazendo o mesmo – ignorando e continuando a trabalhar num ritmo fácil que traz resultados difíceis.

Mas a simples inclusão dos instrumentos na gama de instrumentos traz um destaque sem igual ao profissional que atua na área, transmitindo, assim, para os clientes a preocupação com a entrega segura e precisa do trabalho.

Tenho um presente pra você!

Você já viu que temos alguns ebooks que são feitos exclusivamente para você profissional que quer alavancar sua carreira não é? Então eu vou deixar um deles aqui nesse artigo.

Ao clicar na imagem abaixo você pode fazer o download gratuito do nosso ebook de Dimensionamento de Eletrodutos, com ele você vai aprender como dimensionar da maneira correta os eletrodutos da sua instalação, mais taxa de ocupação!

Clique Abaixo e faça seu Download GRATUITO!

Imagem ilustrativa do ebook de dimensionamento de eletrodutos
Terrômetro e Megômetro, saiba por que precisa deles!
4.5 (90%) 2 votes

Fernando Canal

27 anos e eterno aprendiz. Atualmente atuando como Analista de SEO, Social Media e Copywriter aqui na Sala da Elétrica, além de ser músico e entusiasta da fotografia.

Este post tem 2 comentários

    1. Olá João, tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado!

      Muito obrigado pelo seu feedback.

      Continue nos acompanhando!

      Um grande abraço,
      Jefferson Araujo – Sucesso do Cliente
      Sala da Elétrica.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/

1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação

Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial

Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post


Semana método lide express

Avalie este Post