Home Noticia 6 MENSAGENS QUE PODEM AJUDAR A EVITAR ACIDENTES COM ELETRICIDADE
6 MENSAGENS QUE PODEM AJUDAR A EVITAR ACIDENTES COM ELETRICIDADE

6 MENSAGENS QUE PODEM AJUDAR A EVITAR ACIDENTES COM ELETRICIDADE

111
56

Em 2012 houve uma redução considerável nos acidentes com eletricidade e respectivamente morte por este tipo de acidente, isso se dá em função do esforço que vem sendo construído através das ferramentas de conscientização adotadas principalmente pelas Concessionárias de Energia Elétrica em nosso país que todo ano – desde de 2006 – juntam-se a ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) na Semana Nacional Segurança Com Energia Elétrica e este ano a criatividade foi a maior virtude da campanha que contou com 6 mensagens excepcionais para a conscientização da população  . Em 2012, tivemos 818 pessoas acidentadas no brasil contra 856 do ano anterior, mortes com este tipo de acidente foram 293 – 7% menos que em 2011. Mesmo com estes dados podemos considerar preocupante a quantidade de acidentes e acidentes com vítimas causadas pela eletricidade.

SEMANA NACIONAL SEGURANÇA COM ENERGIA ELÉTRICA

Abradee
Fonte: http://www.abradee.org.br/

A VIII Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica aconteceu no mês de agosto e pode contar 48 concessionárias de energia  compreendidas em todo o território nacional. Desde 2006 a ABRADEE reúne esforços para destacar a importância dos cuidados com a energia elétrica, na tentativa de conscientizar aproximadamente 170 milhões de consumidores em todo o brasil, neste ano o destaque para cinco temas gerou seis mensagens espetaculares.

MENSAGENS DO PROGRAMA

Com o objetivo de conscientizar a população a ABRADEE reuniu, através de pesquisas, os principais vilões dos acidentes com eletricidades registrados em 2012 e a partir disto criou seis mensagens que aborda exatamente estes gargalos.

As concessionárias de energia elétrica consideram 14 tipos de ocorrências que distinguem os acidentes elétricos, veja tabela abaixo:

acidente com eletricidade
Fonte: http://www.abradee.org.br/

As seis mensagens abaixo representa a tentativa de conscientização para o maior percentual de acidentes registrados em 2012. Confira as mensagens criadas:

1

TRABALHAR LONGE DOS FIOS OU PERTO DO PERIGO?

Trabalho agrícola
Fonte: http://www.abradee.org.br/

Ao utilizar máquinas e equipamentos agrícolas, cuidado com a rede elétrica. 

Sempre observe uma distância segura da rede elétrica.

Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes. Orientações sobre segurança. É seu direito receber, e nosso dever informa

Dicas importantes

  • Nunca use máquinas agrícolas próximo a rede elétrica.
  • Não deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.
  • Não faça queimadas próximo aos cabos de energia elétrica.
  • Esteja sempre atento para evitar acidentes

Ouça a mensagem criada para conscientizar os trabalhadores da área rural:

[soundcloud params=”auto_play=false&show_comments=true&color=0ac4ff”]https://soundcloud.com/everton-moraes-7/agricola-aes-eletropaulo[/soundcloud]

2

VIVER LEGAL OU MORRER NA LIGAÇÃO ILEGAL?

ligação ilegal

FURTAR ENERGIA é crime e coloca vidas em risco.

Ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia.

Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. Fique sempre longe da rede elétrica e não faça ligações clandestinas. Orientações sobre segurança. É seu direito receber, e nosso dever informar.

Dicas importantes

  • Furtar energia é ilegal e dá cadeia.
  • Nunca suba em postes da rede elétrica.
  • Mantenha distância dos fios partidos ou caídos.
  • Faça a sua parte e denuncie todos os tipos de ligações clandestinas para a distribuidora de sua região.

Confira abaixo a vinheta com o alerta sobre furto de energia elétrica, além de crime é muitíssimo perigoso.

[soundcloud params=”auto_play=false&show_comments=true&color=0ac4ff”]https://soundcloud.com/everton-moraes-7/gato-aes-eletropaulo[/soundcloud]

3

BRINCAR COM PIPA OU COM O PERIGO?

pipa e eletricidade
Fonte: http://www.abradee.org.br/

Empinar pipa, somente em local aberto e longe da rede elétrica.

Sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Orientações sobre segurança. É seu direito receber, e nosso dever informar.

Dicas importantes

  • Soltar pipa apenas em lugares afastados da rede elétrica.
  • Nunca use fios metálicos e não passe cerol na linha da pipa.
  • Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente soltá-la de jeito nenhum
  • Oriente seus filhos e garanta uma brincadeira segura.

Aqui você pode ouvir em 30 segundos o alerta sobre os ricos ao soltar pipas em locais com rede elétrica exposta:

[soundcloud params=”auto_play=false&show_comments=true&color=0ac4ff”]https://soundcloud.com/everton-moraes-7/pipa-aes-eletropaulo[/soundcloud]

4

CONSTRUIR LONGE DOS FIOS OU DESCONSTRUIR A VIDA?

construir longe dos fios
Fonte: http://www.abradee.org.br/

Ao construir ou reformar, atenção e cuidado com a rede elétrica

Ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora. Orientações sobre segurança. É seu direito receber, e nosso dever informar.

Dicas importantes

  • Vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais devem estar sempre afastados da rede elétrica.
  • Na hora de construir ou reformar, fique longe da rede elétrica.
  • Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado.

Ouça a vinheta sobre a necessidade de atentar-se quando existe a exposição a eletricidade durante obras:

[soundcloud params=”auto_play=false&show_comments=true&color=0ac4ff”]https://soundcloud.com/everton-moraes-7/contrucao-aes-eletropaulo[/soundcloud]

5

ANTENA LONGE DOS FIOS OU VOCÊ SEM SINAL DE VIDA?

Antena e Eletricidade
Fonte: http://www.abradee.org.br/

Ao instalar ou consertar antenas, cuidado para não tocar na rede elétrica

Ao instalar ou manusear a antena da sua casa, escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la. Orientações sobre segurança. É seu direito receber, e nosso dever informar.

Dicas importantes

  • Só instale ou conserte antenas se o tempo estiver bom.
  • Instale as antenas longe dos fios da rede elétrica.
  • Calcule uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica.
  • Se a antena cair em direção à rede, não tente segurá-la ou recuperá-la.
  • Para evitar acidentes, consulte um profissional qualificado.

Ouça em 30 segundos a vinheta sobre como se prevenir de acidentes elétricos em sua residência (Com Antenas):

[soundcloud params=”auto_play=false&show_comments=true&color=0ac4ff”]https://soundcloud.com/everton-moraes-7/antena-aes-eletropaulo[/soundcloud]

6

NÃO PODAR ARVORES OU CORTAR A VIDA?

Podar arvoes com segurança
Fonte: http://www.abradee.org.br/

Sempre procure a prefeitura para a poda de árvores

Nunca faça poda de árvores. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Ouça a vinheta que representa a atenção para com a população referente a poda de árvores:

[soundcloud params=”auto_play=false&show_comments=true&color=0ac4ff”]https://soundcloud.com/everton-moraes-7/arvore-aes-eletropaulo[/soundcloud]

ATENTE-SE CONTRA ACIDENTES COM ELETRICIDADE

O esforço gerado através desta campanha de nada vale se nós não fazemos nosso papel de cidadão e tomamos como princípios preventivos o auto-questionamento: Será que estou me atentando na execução desta atividade? Seja dentro de casa ou no trabalho não podemos vacilar, precisamos prevenir os acidentes com eletricidade, a eletricidade não tem cor e nem cheiro então atente-se. Algum tempo atras publiquei aqui na Sala da Elétrica um artigo apresentando o “Programa Casa Segura” que trata exatamente dos cuidados que devemos ter ao fazer uso da eletricidade em nosso dia a dia, faça a sua parte, eu vou fazer a minha. Vamos derrubar este índice absurdo de acidentes com eletricidade em nosso país.

(111)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(56)

  1. Everton
    Parabéns pelo seu blog.Tenho aprendido muito e colocado os meus conhecimentos técnicos em dia.Gostaria se for possível,que você comente a sua experiência,no caso em que o eletricista,solicita o projeto elétrico para orçar a mão de obra e simplesmente,lhe é negado pelo proprietário, e até pelo profissional,entre aspas,que esta lhe passando o trabalho!
    grande abraço
    Cunha.’.

  2. I’m really enjoying the design and layout of your site. It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme? Exceptional work!

  3. It?¦s really a cool and useful piece of information. I?¦m glad that you just shared this helpful info with us. Please keep us informed like this. Thank you for sharing.

  4. Along with every little thing that appears to be developing throughout this specific subject matter, many of your viewpoints tend to be relatively exciting. Even so, I beg your pardon, but I do not subscribe to your whole idea, all be it exhilarating none the less. It seems to everyone that your comments are generally not totally validated and in simple fact you are your self not even entirely confident of your assertion. In any case I did appreciate reading through it.

  5. Howdy just wanted to give you a quick heads up. The words in your content seem to be running off the screen in Internet explorer. I’m not sure if this is a format issue or something to do with browser compatibility but I thought I’d post to let you know. The layout look great though! Hope you get the problem resolved soon. Cheers

  6. Hi exceptional blog! Does running a blog similar to this require a lot of work? I’ve absolutely no understanding of coding however I had been hoping to start my own blog soon. Anyways, if you have any ideas or tips for new blog owners please share. I know this is off subject but I simply wanted to ask. Thanks!

  7. Hi, Neat post. There is a problem with your web site in internet explorer, would test this… IE still is the market leader and a big portion of people will miss your great writing due to this problem.

  8. What i do not understood is if truth be told how you’re not really a lot more well-appreciated than you may be now. You are very intelligent. You know thus considerably with regards to this subject, produced me individually believe it from a lot of various angles. Its like women and men don’t seem to be involved except it is something to do with Woman gaga! Your own stuffs nice. Always take care of it up!

  9. You alway post amazing posts! I shared this on Facebook and my followers loved it. Are you going to more on this topic? I subscribed to your blog so hopefully I’ll get an email when you post again. Thanks!

  10. Youre so cool! I dont suppose Ive learn anything like this before. So good to search out anyone with some unique thoughts on this subject. realy thanks for starting this up. this website is one thing that is needed on the net, somebody with a bit of originality. useful job for bringing something new to the web!

  11. Thanks for sharing excellent informations. Your site is so cool. I’m impressed by the details that you have on this site. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this website page, will come back for extra articles. You, my friend, ROCK! I found just the info I already searched everywhere and just couldn’t come across. What a perfect web site.

  12. Thanks for any other informative web site. The place else may just I am getting that kind of info written in such a perfect way? I have a project that I am simply now working on, and I have been on the glance out for such info.

  13. It is perfect time to make some plans for the future and it is time to be happy. I’ve read this post and if I could I wish to suggest you few interesting things or suggestions. Maybe you can write next articles referring to this article. I want to read more things about it!

  14. I have been surfing on-line greater than three hours nowadays, yet I by no means discovered any interesting article like yours. It’s pretty price sufficient for me. In my opinion, if all web owners and bloggers made excellent content material as you did, the internet might be much more helpful than ever before. “Revolution is not a onetime event.” by Audre Lorde.

  15. Hey very cool web site!! Man .. Excellent .. Superb .. I will bookmark your web site and take the feeds additionally?KI’m happy to search out a lot of useful info here in the put up, we’d like develop extra techniques on this regard, thanks for sharing. . . . . .

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *