Home Elétrica NR10 NR 10 Comentada – Segurança em eletricidade

NR 10 Comentada – Segurança em eletricidade

959
30

É impossível tratar da área técnica de eletricidade ou eletroeletrônica sem lembrar da Norma Regulamentadora N° 10, a famosa NR10. A NR10 é, sem sombras de dúvidas, a “bíblia” do eletricista, pois esta norma é quem define os requisitos e condições mínimas de garante a segurança do trabalhadores que interajam direta ou indiretamente em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Uma de suas exigências é o treinamento dos profissionais atuante nesta área, com duração de 40 horas e reciclagens que devem acontecer de dois em dois anos, este treinamento capacita os profissionais que atende as prescrições exigidas pela Norma.

Se você ainda não participou de um treinamento deste não tenha dúvidas que será cobrado então observe abaixo o que você vai ver no curso de NR10:

O que se vê no curso de NR 10???

Abaixo uma lista de temas abordados em um curso de NR 10. Observe que os tópicos listados abaixo expressa de uma maneira geralos temas que a “Sala da Elétrica” entende que devem ser abordados em um curso de NR10, não expressa

obrigatoriedade de nenhuma instituição de ensino em possuir tais itens nos cursos que disponibilizam à população. Vamos aos tópicos:

nr10

Riscos Elétricos

  • Medidas de controle do risco elétrico e aterramento
  • Normas Técnicas Brasileiras NBR da ABNT
  • Rotina de trabalho e procedimentos
  • Documentação de instalações elétricas
  • Segurança com eletricidade

Segurança no Trabalho

  • Técnicas de análise de riscos
  • Regulamentação do MTE (NR’s)
  • Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)
  • Equipamento de Proteção Individual (EPI)
  • Acidente de origem elétrica
  • Responsabilidades
  • Proteção e combate a incêndios

Primeiros Socorros

  • Objetivo
  • Avaliação Inicial
  • Análise Primária
  • Colar cervical
  • Analise secundaria
  • Noções sobre doenças
  • Parada cardiorrespiratória
  • Técnicas para remoção e transporte de acidentados
  • Telefones úteis

NR10 Comentada – DOWNLOAD

Sabemos que não é nada fácil interpretar uma norma regulamentadora e a NR10 não é diferente, então que tal obter a norma comentada? Bom, você poderá tirar suas dúvidas da norma através deste link (Download) e acesse a norma NR 10 Comentada por “João Gilberto Cunha” da MIOMEGA Engenharia. Clique aqui para visualizar a Norma comentada.

professor_nr10

NR10 é Norma obrigatória dentro da industria. Mas e em nosso dia a dia?

Programa casa segura

Será que não precisamos nos atentar na segurança com eletricidade em nossas residências? Trazer a segurança contra riscos elétricos para dentro de casa é muito mais que uma necessidade, “É OBRIGAÇÃO”… Não importa se você é ou não eletricista ou se fez ou não um curso de NR10, todos sabemos que a eletricidade é um recurso necessário mas altamente perigoso, principalmente para as crianças. A internet é rica em informações de prevenção e um dos parceiros da Sala da Elétrica, o Programa Casa Segura, é especialista neste assunto. Não perca a oportunidade de conhece-los e tornar-se mais crítico em relação a sua segurança e da sua família e amigos.

(959)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(30)

  1. Everton, primeiramente gostaria de te parabenizar com este seu site.

    Bom realizei o curso básico da NR10 de 40 horas em 2007 pela empresa com parceria SENAI. Fiz as devidas reciclagens em 2009, 2011 e 2013. Porém me desliguei da empresa e em contato com o SENAI eles alegaram que a empresa ministrou algum treinamento dentro destas 40 horas, portanto o SENAI só emitiu para mim o curso de riscos elétricos de 20 horas. Resumindo, fiz o curso de 40 horas e não tenho o certificado mas tenho a reciclagem todas em dia. Minha dúvida é a seguinte: este certificado da reciclagem tem validade sem o NR-10 40 horas?..Seria recomendável eu fazer novamente?..espero a ajuda de todos..obrigado

    1. Teóricamente você precisa apresentar ambos o certificado, tanto o das 40 horas de curso quanto os das reciclagens que realizou para provar que você fez o curso e provar também que está em dia com as reciclagens.

    1. Você precisa definir antes a aplicação da tomada, se for uma Tomada de Uso Específico é somente uma, se for Tomada de uso geral deverá considerar que a somatória da potência de todas as tomadas deverá ser no máximo 1200VA

  2. Parabèns Everton, eu ainda não fiz o curso NR10, mais vou fazer. Everton a propòsito você conhece alguma instituição que ministra o curso NR10 via online? um abraço, Francisco de Assis

  3. parabéns meu amigo continue assim, boa maneira de fazer os profissionais da área entender
    que NR10 não é somente para conseguir emprego,mas também garantir sua permanência no mesmo

  4. Minha dúvida é sobre NR12. Uma furadeira de bancada, tôrno mecânico, esmiril, como classifica-los na classe seguança? todos tem que ter dijuntor em série de contato positivamente ligados?

  5. Muito bom seu video Everton.Acabei de fazer a reciclagem do curso de NR10, mas todas as vezes que faço acabo aprendendo mais! Um abraço!

  6. Boa noite Everton o seu SITE ESTA NOTA 100 CARA CONTINUA ASSIM AJUNDANDO QUEM AMA A ELETRICA,E PRECISA TIRAR AS SUAS DÚVIDAS!!!

  7. Pingback: luottoa
    1. Ola Pablo, me permita te esclarecer sua dúvida pois ministro o curso de NR10 desde 2005.

      O treinamento de NR10 básico possui três frentes, a elétrica, onde serão demonstrados os riscos e as medidas preventivas, prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros, com isso precisamos de profissionais da área elétrica, de segurança do trabalho e da área médica.

      Os profissionais da área elétrica que podem ministrar o treinamento devem possuir curso na área elétrica e registro no conselho de classe. A unica duvida que fica é se seu curso é da área elétrica ou não, mas para isso verifique a resolução 473/02 do Confea e observe se seu curso técnico está relacionado na área elétrica.

      Att.

      Alessandro

  8. bom dia Everton, eu vi seu vidio sobre a NR10, eu tenho 2 curso de elétrica, mas não tenho a NR10,como eu trabanho autonomo, é so tenho tempo de pos das 8h, gotaria que vc me endicase um curso serio de NR10, onlaine.porque eu gosto de trabanhar com elétrisidade,por isto eu quro minha seguransa é das pessoas perto di mim,dez de ja agradeço é fico aguardando sua resposta.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *