Home Elétrica O QUE FAZ O ELETRICISTA?
O QUE FAZ O ELETRICISTA?

O QUE FAZ O ELETRICISTA?

8.34K
32

Você já se questionou sobre qual é a função do eletricista? Recentemente recebi um e-mail de um leitor e ele me perguntava exatamente assim: … O que faz o Eletricista? Quero iniciar minha carreira profissional mas ainda estou com dúvidas…. Provavelmente você deve, em algum momento de sua carreira, ter sido questionado desta maneira, seja por um jovem que está prestes a iniciar sua carreira ou mesmo por um profissional que está em busca de mudar de profissão. Mas quando somos questionados nos deparamos com um auto-questionamento: “Como colocar em palavras tudo o que faço todos os dias durante todos estes anos?“. Ser Eletricista é muito mais de saber trocar uma resistência do chuveiro como nossos vizinhos pensam, e como pensam!!!

Em alguns casos o profissional da área elétrica observa que existe a possibilidade de iniciar uma carreira como autônomo e realmente é possível, diria ainda que é bem fácil. Só não esqueça de que iniciar uma atividade e ser seu próprio “chefe” exige de você algumas atenções especiais, em um outro artigo eu tentei demonstrar cinco dicas para você se tornar um Eletricista Autônomo de sucesso, se esta é sua intensão vale a pena conferir.

profissão eletricista

A PROFISSÃO ELETRICISTA

O Eletricista pode seguir, basicamente, três áreas de atuações: Predial, Residencial ou Industrial e o que podemos adiantar é que independente da área escolhida este profissional contará com a responsabilidade de executar tarefas como por exemplo:

  • Manutenção Corretiva/Preventiva e Preditiva
  • Elaboração de pequenos projetos
  • Execução de instalações
  • Elaboração de propostas comerciais
  • Vistoria de instalações, etc..

Se fossemos listar aqui a atribuição profissional de tudo o que o eletricista em suas diversas áreas e seguimentos faz, escreveria um texto gigantesco, o intuito é abranger de uma forma genérica e transparente para que seja possível tirar dúvidas e auxiliar alguns de vocês na tomada de decisão na escolha de uma profissão que eu enxergo como profissão de sucesso.

manutenção eletricista

MANUTENÇÃO

Podemos definir a Manutenção da seguinte maneira:

Manutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida (Fonte:http://wikipedia.org)

O profissional da área elétrica poderá estar direcionado para área de manutenção e para ser sincero, a grande maioria dos profissionais que decidem atuar na indústria decidem seguir esta área de atuação (principalmente pelo salário que normalmente é bem vantajoso).

Normalmente para atuar com eletricista de manutenção o profissional deverá ter conhecimentos em Instalações Elétricas para o desenvolvimento de instalações e infraestrutura de por exemplo redes de alimentação de máquinas, ponto de distribuição de energia, tomadas e iluminação de uma residência entre outros.

Também será exigido deste o conhecimento em Comandos Elétricos que o auxiliará principalmente na área industrial onde todo o desenvolvimento de lógicas de funcionamento e automação é em função de comandos elétricos mas o profissional da área Predial ou Residencial também vai se deparar com comandos elétricos quando estiver realizando uma manutenção em um sistema de bombeamento de água ou em uma automação residencial, entre outros.

A Manutenção pode ser dividida em três:

  1. Manutenção Preventiva, onde o objetivo é inspecionar e realizar ações que mantenham a instalação ou equipamento em funcionamento eliminando situações que podem vir a ocasionar possíveis defeitos. Desde simples limpezas à verificação completa de conexões em cabos e conectores em geral podem contemplar uma manutenção preventiva.
  2. Manutenção Preditiva, neste caso estamos tratando de uma manutenção com planejamento e acompanhamento dos equipamentos e dispositivos pois neste caso é acompanhado todos ou quase todos os dispositivos de acordo com sua vida útil e a substituição destes é em função deste fator, por exemplo, se um termostato tem vida útil de 20 mil horas estipulada pelo fabricante, quando atingir esta quantidade de horas ou uma quantidade estipulada pelo planejador da manutenção, o termostato será substituído independente de estar ou não funcionando.
  3. Manutenção Corretiva, este tipo de manutenção é bem mais conhecida e não é por menos, trata-se de recuperar o funcionamento de um dispositivo, equipamento ou instalação após esta apresentar defeito, ou seja, consertar depois que deixou de funcionar, se observarmos, a maioria das vezes que possuímos a necessidade de intervir com uma manutenção corretiva significa que não foi realizada uma manutenção preventiva e/ou preditiva corretamente.

projeto de eletricista

PEQUENOS PROJETOS

Que o Eletricista não é projetista você já sabe correto? Mas isso não significa que o eletricista não terá que desenvolver pequenos projetos, por exemplo, dimensionar a partida de um motor elétrico ou mesmo a instalação elétrica residencial. O fato é  que no dia a dia seja um profissional de muita experiência ou não, terá que interagir com dimensionamentos e projetos para realizar instalações e/ou manutenções.

proposta eletricista comercial

PROPOSTAS COMERCIAIS

É fato que o profissional da área elétrica tem muita facilidade em prestar serviços de forma autônoma e que pode ser considerado como muito rentável, mas muitos fatores são levado em conta na hora de você decidir realizar a prestação de serviços, recentemente publicamos um artigo que contempla como desenvolver um orçamento de mão de obra para a instalação elétrica de uma residência. Note que sua experiência é valiosa e poucos fazem um serviço igual ao seu então valorize seu trabalho mas prove ao seu cliente sua capacidade técnica e seja transparente elaborando um orçamento detalhado, seja para a instalação elétrica de uma instalação residencial seja para a instalação de uma máquina no ambiente industrial.

inspeção de instalações elétricas

INSPEÇÃO DE INSTALAÇÕES

Além de realizar instalações, montagens de painéis e infraestrutura o Eletricista deve saber inspecionar, realizar vistorias em instalações existentes para checar a segurança e a eficácia dos dispositivos, fiações e equipamentos que contemplam a instalação. Muitas empresas, depois da implantação da Norma Regulamentadora NR10, contratam profissionais da área elétrica simplesmente para realizar vistorias e checar suas instalações elétricas para adequar com as exigências da NR10.

CONCLUSÃO

O Eletricista possui diversas áreas de atuação, mas é fato que, esta profissão é e será sempre muito bem requisitada, podemos dizer que não existe automação que substitua esta mão de obra e é sem sombra de dúvidas uma profissão que permite você iniciar um trabalho autônomo com um investimento inicial muito, mas muito baixo em relação as demais profissões.

Espero que tenha gostado deste artigo e se você concorda com nosso ponto de vista deixe seu comentário abaixo. Até a próxima.

O QUE FAZ O ELETRICISTA?
4.5 (90%) 28 votes

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(32)

  1. ola everton …bons tempos que eletricista so trocava a resistencia do chuveiro ..pois é colega ,vc sabe que esse dias me deparei com um chuveiro da marca lorenzetti ( antigo panelao) tradicional que hoje nao é mais o mesmo e nem a armadura é mais a mesma pois trata-se de pvc cromado , e entao o mesmo deixou de funcionar ,disjuntor …fiaçao ..nada …tudo intacto resistencia idem ..( com direito a resistencia ohmica no meter ) é mole …é o fim …preciso fazer um curso de magico com esses fabricantes que temos ai no mercado ,e falando em fiaçao vc ja reparou que o fio (condutor) nao é mais o mesmo …pois é nao instalo mais fiaçao pra chuveiro que nao seja de 6 mm de secçao (32amperes) pois o fio de 4mm virou ..sei la oque …e o de 1,5 mm ,ma minha ultima instalaçao escondi o rolo pro cliente nem ver …pra esse rapaz ai que quer começar na profissao muito boa sorte ..mesmo!!!!!!!!!!!

    1. Nossa Wilson, falou pouco mas disso tudo!!! realmente enfrentamos diversos problemas no dia a dia que nos faz questionar a qualidade de produtos e a integridade dos fabricantes mas o que nós da profissão temos que deixar muito claro a nossos clientes é a importância do atendimento de Normas e adequações que garantam a segurança… Bom! poderíamos ficar horas escrevendo sobre estes pontos não é? Eu só sei que não troco esta área por nada…. Um forte Abraço!!!!

  2. Materias muito importantes sobre nós técnicos de elétrica e eletrônica,muitos não acreditam que um profissional desta área é tão capaz de desenvolver certos trabalhos com calculos e outros como dimensionamentos de cabos e outros.

  3. Parabéns pela matéria, andei pesquisando na net, vários blogs e sites que pudesse ajudar os eletricistas. só recomendo 2 Esse e um outro muito bom também Ensinando Elétrica.

    Obrigado por existir pessoas como vcs, um abraço.

    Alberto Eletricista manutenção

  4. Antigamente eu montava extensões de tomada por uma necessidade ou outra e já tinha uma idéia do que era levar um choque de 110/220V, outras situações em puxar um ponto de luz aqui ou ali, trocar uma resistência de chuveiro etc.
    Mas um dia tive a necessidade de fazer um curso de eletricista para aprender a profissão e aprender a lidar com energia elétrica que no meu conceito é altamente importante e perigoso se não forem respeitados os devidos cuidados.
    Hoje quando falamos num eletricista, esse profissional precisa sim de todo conhecimento, e quanto mais ele souber maior sera a valorização da sua mão de obra.

    1. Não tenha dúvidas Marcio, ainda mais hoje com o a chegada da automação residencial e as novidades constantes no setor industrial exige que o eletricista de hoje mantenha-se atualizado e procure cada vez mais conhecimento, cursos, leituras são indispensáveis…

  5. Excelente trabalho!!! Estou em um cursando de eletricista de manutenção industrial, e seu blog tem exatamente TUDO o que eu preciso. Gostaria de submeter meu trabalho para sua avaliação, coisa muito simples.

  6. Everton,obrigado pelo blog,sempre que preciso de algumas matérias tirar dúvidas procuro na sala da elétrica vc está de parabéns continua assim nos ajudando ogrigado que Deus te abençoa mais e mais.

  7. Prezado everton muito simples e objetiva suas explicações para os que ainda tenham alguma duvída é so se aplicarem e executarem o proposto muito bom

  8. Então cara, este cursinhos do IPED qualificam para instalador profissional? Para trabalhar com elétrica não é necessário ter curso técnico presencial?

  9. Muito bom artigo Everton, estou começando agora na indústria como eletricista e estou gostando muito, pretendo mais pra frente (e com mais experiência) trabalhar como autonômo. Essa é a profissão que escolhi. Everton tenho uma pergunta: qual a diferença de um eletricista e uma pessoa que trabalha com automação? Pois trabalho com Inversores, CLP, sensores, etc, e sou registrado como eletricista.

  10. Bom dia. tenho uma dúvida de quais seriam os exames admissionais de um eletricista que irá trabalhar em um poço de produção de petróleo, pois nas NR’s 07 e 10 não discriminam tais exames médicos

  11. O eletricista capacitado na NR-10 pode fazer um esquema unifilar e ser o responsável técnico? ou é só o engenheiro que pode?

  12. Muito bom, sou professor de matemática e acabei de tirar meu diploma de eletrotécnico, para mim que pretendo atuar nas duas áreas simultaneamente, reconheço como muito valiosa as dicas deste site, parabéns!

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *