É muito comum o profissional da área elétrica perceber rapidamente que Comandos Elétricos é uma qualificação necessária e porque não, uma das mais importantes para sua estratégia de crescimento na carreira.

Não digo isso a tôa, principalmente porque no início de minha carreira foi exatamente isso que aconteceu comigo, me formei como eletricista de manutenção e ao exercer a profissão me dei conta de que esta área de atuação (Comandos Elétricos) era o alicerce para que eu pudesse crescer profissionalmente e respectivamente iniciar uma trajetória de sucesso em minha vida profissional.

Você deve saber também que durante quase 10 anos ministrando aulas no Curso de Comandos Elétricos no SENAI-SP eu pude também observar de perto que os profissionais já formados (eletricistas autônomos, funcionários de empresas e estudantes) identificavam esta necessidade e recorriam à escolas para obter esta formação “obrigatória” para o eletricista.

Mas, o simples fato de fazer o curso de comandos elétricos não é o mais importante, você precisa fazer um curso que seja estruturado e focado no aprendizado (verdadeiro) do aluno.

Eu considero (e provei) que um curso de Comandos Elétricos precisa ser estruturado em 3 principais partes que iremos abordar a partir de agora…

Ficou curioso, continue lendo e não se esqueça de deixar seu comentário depois.

Máquinas Elétricas: 1ª Parte Obrigatória

Curso de Comandos Elétricos Parte 1

Não existe a possibilidade de você aprender verdadeiramente Comandos Elétricos se você não compreender quem são e como funciona as Máquinas Elétricas, mas calma, quem são as máquinas elétricas? vamos lá:

Motor Elétrico Trifásico

Estas máquinas que eu listei acima são de longe as mais importantes em nosso dia a dia, poderíamos listar algumas dezenas aqui mas estas são as mais relevantes.

Imagine você escolhendo um curso de Comandos Elétricos e neste curso você não aprender o que é e como funciona estas máquinas?

Pare para pensar, você só vai conseguir aprender de verdade a elaborar um diagrama de comando se você entender como é o funcionamentos delas, já que, em sua esmagadora maioria, os comandos elétricos estão alí para acionar uma ou dezenas de motores, transformadores e etc…

Outra coisa, será inevitável você se deparar com uma manutenção elétrica em seu dia a dia como profissional, agora, imagine você diante de uma máquina ou processo, sem saber como um Motor Dahalander funciona, como você será capaz de entender o diagrama dele? É impossível, a alternativa será “tentativa e erro” e não existe nada mais frustrante para o profissional do que não ter confiança na hora de exercer sua profissão.

Vamos para o segundo tópico de hoje?…

Comandos Elétricos: 2ª Parte Obrigatória

Curso de Comandos Elétricos Parte 2

Você deve estar pensando agora:

“Isso é óbvio Everton, um curso de Comandos Elétricos precisa ter Comandos Elétricos”

Calma, deixa eu explicar, eu conheço uma série de professores de comandos elétricos, consegui ver na prática a importância e necessidade de saber ensinar de verdade e quanto que a experiência prática do professor é importante para que o aluno tenha sucesso.

Um Curso de Comandos Elétricos bem orquestrado é como se fosse um “tiro de canhão em uma latinha de coca-cola” impossível de você não ter sucesso, falo isso porque, em sua maioria, o que diferencia um simples eletricista de um eletricista de sucesso é sua capacidade lógica de resolução de problemas e rapidez.

Imagine um curso onde o instrutor nunca teve uma experiência prática, como ele conseguirá te passar a real ideia do: “O que é o Comando Elétrico, Onde ele será aplicado e As dificuldades que você enfrentará em seu dia a dia…”

Painel de Comando Eletrico

Imaginou?

Como disse anteriormente, eu convivi com dezenas de professores e consegui observar a diferença de professores com experiências reais e professores que só tinha a teoria.

A minha experiência prática nas indústrias onde passei (como Scania, Pirelli, Ecorodovias, Toledo do Brasil, entre outras) são com certeza um diferencial que eu ofereci e ofereço aos meus alunos e seguidores…

Nunca se esqueça que você será cobrado/testado pelo que você sabe e não importa se você tem um papel (certificado) que diz que você sabe.

Manutenção: 3ª Parte Obrigatória

Curso de Comandos Elétricos Parte 3

Este é um ponto que eu considero ser o mais importante para você que decidiu crescer profissionalmente e está indo atrás de uma capacitação (verdadeira) de Comandos Elétricos.

Do que vale você fazer um curso, aprender máquinas e comandos elétricos se você não conseguir resolver um problema de funcionamento de uma máquina e/ou equipamento?

Neste ponto é que efetivamente, a experiência do seu professor vai mostrar o que realmente é importante para você e o que não é importante.

A área de Manutenção é de longe a mais cobiçadas principalmente dentro das indústrias, eu posso falar por que eu vivi na pele a satisfação de compor um “elenco” de manutenção e entender o quanto satisfatório é você ser reconhecido pela sua capacidade de resolução de problemas, e é claro, ter retorno financeiro também.

Quando você for escolher um Curso de Comandos Elétricos, tenha em seu radar qual a capacidade deste curso para entregar a você um conhecimento suficiente que mostrará a você uma visão clara e objetiva de Manutenção Elétrica.

Concordo que muitas coisas você aprende na prática, e os profissionais experientes são normalmente grandes professores para nós. Mas eu tenho certeza que esta frase abaixo é um MITO:

“Você aprende de verdade é na Prática: MITO!”

Mito do Curso de Comandos Elétricos

Você poderá sim aprender de verdade com um curso que tenha por trás um professor experiente e que possa te ensinar os “segredos” de uma vida prática e a Manutenção Elétrica é cercada destes “mitos e segredos”.

Há algum tempo atrás nós criamos um artigo sobre referência cruzada, que por incrível que pareça, somente comecei a ver algumas poucas escolas ensinando na sala de aula depois que nós começamos a falar aqui na internet e é um “segredos” dos profissionais experientes que a maioria das escolas não ensinam na sala de aula.

Conclusão

Se você está lendo este parágrafo quer dizer que já entendeu a importância de saber escolher o seu curso de comandos elétricos e sabe que esta escolha pode ser o que definirá o seu sucesso ou não correto?

Resumindo aqui podemos dizer que:

Os 3 Pilares Obrigatórios de um Curso de Comandos Elétricos são:

  1. Ensinar de verdade as Máquinas Elétricas
  2. Ensinar com Efetividade Comandos Elétricos
  3. Ser estruturado para o aluno conhecer os conceitos da Manutenção Elétrica

Gostaria muito de saber o que você achou deste nosso artigo, deixe um comentário aqui em baixo.

Caso você queira conhecer nosso trabalho que já ultrapassou a marca de 3995 alunos em uma comunidade incrível de profissionais realmente capacitados em Comandos Elétricos basta você clicar neste link, Curso de Máquinas e Comandos Elétricos.

3 Pilares Obrigatórios para Dominar Comandos Elétricos
4.5 (90%) 8 votes

Eng ° Everton Moraes

Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Este post tem 11 comentários

  1. excelente,profissional como você só nos engrandece Para a conquista dos nossos sonhos.Deus abençoe a sala da eletrica

  2. Olá Everton morais, boa noite! Cara, sou seu aluno, e é incrível o que vc nos passar. Quando estava lendo aqui ia passando na minha cabeça tudo o que vc nos ensinou. Obrigado por nos ensinar de forma eficiente e conclusiva. Valeu jovem!

  3. Muito boa noite eu sou Algeris Adolfo Engenheiro electromecânico escrevo a partir de Angola e tenho que concordar pelo conteúdo abordado sobre comandos eléctricos apresentado por vocês da para deu para refazer algumas actualizações em função daquilo que aprendi alguns anos atrás quando estava ainda na universidade e de certeza vai ajudar no meu trabalho daqui para frente continuem assim a serem multiplicadores pós apartir de vcs outras turmas realmente estão a surgir que Deus abençoe toda a sua e que e lhes guarde.

  4. Everton , assino em baixo do que voçe expos acima.Trabalhei por varios anos em manutenção elétrica , depois resolvi trabalhar como autonomo , foram varios os motivos , más um que elenco como um dos mais fortes foi a rotina e não aprender coisas novas .Como autonomo encontro N desafios , me deparo com máquinas nunca vistas por mim e lógico os painéis de comando .Tambem como autonomo tenho que elaborar esquemas e montar painéis , alem de toda a infraestrutura para colocar úma máquina em operação , eletrocalhas , tubulações etc .Por sorte fui aluno do Senai , por favor sente-se rsrs , me formei em Dez de 1977 , não calcule minha idade hein , e por mais sorte ainda tive bons mestres nas 3 areas pertencentes ao curso .Everton alem de comandos , me permita dar um pitaco , coloque em seus cursos , Soft-start -Inversores , aquel ** mini CLP da Weg o Click ou similar , controladores de temperatura , transdutores e sensores .Falo isto pois eu os encontro com bastante frequencia nos paineis em que presto manutenção e até uso estes componentes naqueles que eu monto a partir do zero .Caramba ficou longo , m desculpe , PARABENS pelos seus cursos , um abraço

    1. Show de bola Geraldo!!

      Realmente, a carreira de um autônomo é repleta de desafios! As vezes fáceis e outros muito difíceis! Mas é assim que aprendemos e conquistamos o nosso sucesso!

      Obrigado pelo feedback, e iremos analisar a sugestão de novos cursos 😉

      Muito obrigado mais uma vez e um forte abraço!!

  5. Encontrei o website depois de uma busca por curso de PLC no YouTube. Fiquei muito contente em ler que o Prof. Everton é também Prof. no SENAI (Escola que ajudou muito na minha formação técnica). Já trabalho na área de Engenharia de Manutenção Industrial na Inglaterra, mas sou muito mais prático do que teórico, por esse motivo, estou buscando me atualizar em comandos elétricos e PLC. A intenção seria chegar até a parte de programação. Será que vocês poderiam me por email, a duração média dos cursos e valores, por favor?
    Parabéns pelo excelente conteúdo e didática. Sem dúvidas a melhor opção na Internet!
    PS. Faltou a opção “Exterior” nas opções do formulário. kkk

  6. Boa noite Eng. Moraes!
    Sou Angolano e vivo em Angola, e que quero fazer o curso de maquinas Eletricas e Comandos electricos online. Portanto quero saber se ha aulas a distancia ou seja fazer o curso online?

    1. Olá Domingos, tudo bem?
      Sim, os nossos cursos são online!
      Qualquer dúvida estaremos a disposição.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  7. Boa noite Dr. Everton
    Já sou aluno do curso de comandos e recomendo. Sou funcionário e também presto serviços como autônomo já passei por algumas grandes empresas e continuo aprendendo com você. o seu prazer pelo que faz a sua didática e os campos que você reconhece e destaca faz muita diferença. Parabéns a você e a sua equipe da sala da elétrica.

    1. Olá Mauricio, tudo bem?
      Ficamos muito felizes em saber que você gosta e aprende com os nossos conteúdos!
      Obrigada por nos acompanhar. Seu feedback é muito importante para nós.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica

Deixe uma resposta

Fechar Menu


Black Friday CLP – Antecipação
Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial
Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos
Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos
Avalie este Post


Semana método lide express
Avalie este Post