Não Cometa este ERRO com o Botão de Emergência no CLP

Uma das dúvidas mais comuns dos nossos alunos do curso CLP é a questão de como utilizar o contato aberto no programa ladder para representar o funcionamento do botão de emergência.

Por mais que pareça ser simples, muitos dos nossos alunos acabam utilizando o contato fechado na programação ladder para realizar os acionamentos de emergência.

Porquê o contato no LADDER precisa ser aberto?

botao de emergencia

Antes de mais nada você precisa entender que o botão de emergência vai possuir sempre um contato normalmente fechado (contato NF) fisicamente, esta é uma exigência para este tipo de acionamento.

Quando falamos de botoeira de emergência ou qualquer acionamento de emergência, devemos considerar que sua função é obstruir a passagem de corrente elétrica

Logo, fica nítido para nós que seu contato precisa ser Normalmente Fechado para que no momento em que for acionado ele obstrua a corrente elétrica.

Sendo assim, você precisa estar atento em como irá desenvolver a lógica de programação ladder para atender este cenário

O Contato aberto no LADDER e o Botão de emergência

botao de emergencia

Entenda que, já que se faz necessário o contato do botão de emergência ser normalmente fechado (fisicamente) e considerando que este estará sempre energizando o cartão de entradas.

Podemos afirmar que, para o clp, o botão de emergência estará sempre acionando a entrada (em nosso exemplo I0) e por isso, na lógica de programação ladder, os contatos estarão sempre com a lógica invertida, logo, quem é NA estará sempre NF e vice versa.

botao de emergencia no ladder

Isso reflete para nós que ao pensar em um botão de emergência ligados ao cartão de entradas digitais do clp, você terá que estar sempre atento nesta condição de “sempre acionado” em função do clp estar sempre com a entrada energizada.

Então, ao acionar inserir um contato que represente exatamente uma entrada que recebe um contato fechado fisicamente, considere que este contato estará sempre alimentando o cartão de entradas e por isso estará sempre invertendo a lógica de acionamento internos de sua programação.

Comentários

  • Datatech Telecom

    Ótima matéria. Parabéns

    • Caio Paiva

      Olá, muito obrigado pelo seu feedback.

      Atenciosamente
      Caio Paiva
      Equipe Sala Da Elétrica.

Deixe o seu comentário

dezenove + 18 =

Receba mais conteúdos