Para entender a importância do CLP para o pleno funcionamento do maquinário de uma indústria, deve-se compreender a importância da automação e da programação do clp.

Desenvolver diferentes linhas de produção para a fabricação de diferentes produtos e modelos não é mais um trabalho feito manualmente, pelos funcionários, mas através de grandes sistemas.

As máquinas podem ser as mesmas, contudo o produto final a ser produzido pode ser diverso. De forma a dinamizar todo o processo, o CLP configura os equipamentos nas características particulares necessárias.

Esta programação obedece a cinco tipos diferentes, também chamadas de linguagens, são elas:

  1. Lista de instruções;
  2. Texto estruturado;
  3. Diagrama Ladder;
  4. Diagrama de blocos funcionais e
  5. Sequenciamento de gráficos de funções.






Diferença entre Programação Gráfica e Programação Textual

A programação CLP é agrupada em dois grandes blocos característicos de suas funções.

A programação textual, que diz respeito a todos os registros de linguagem textual, e a programação gráfica que trabalha com todo o layout e respectivas funcionalidades.

Cada qual tem desenvolvido de maneira particular uma linguagem que atenda a programação e o desenvolvimento do que se quer: textos escritos ou orientação visual.

Programação CLP

Programação Gráfica

A disposição da linguagem de programação gráfica é para o programador responsável um grande esquema elétrico a ser trabalhado ou então um complexo esquema de blocos.

Esta categoria ainda pode ser dividida em três tipos diferentes de linguagem, que são os por diagrama Ladder (LD), por linguagem por diagrama de blocos funcionais (FDB) e por linguagem por sequenciamento gráfico de funções (SFC).

Como objetos de nosso conhecimento neste momento, focamos em compreender a linguagem dos dois primeiros.

1. Linguagem Ladder

Esta linguagem é a mais comum utilizada na programação gráfica dos CLPs. A lógica de relés e os contatos elétricos para a realização de circuitos de comando de acionamentos é a forma como ela age no sistema.

Por parecer com uma escala, em que duas barras verticais e paralelas estão interligadas pelo conceito de lógica de controle, esta linguagem recebeu o nome Ladder.

A programação pode parecer um bicho de sete cabeças para aqueles que nunca tiveram contato anterior com ela.

Contudo, como a linguagem Ladder foi a primeira a ser desenvolvida para a programação e é a mais difundida para o uso nos CLPs, ela tem um funcionamento dinâmico e fácil de ser compreendido.

Desta forma, para aqueles que tem o interesse em começar a trabalhar com programação, este é o melhor caminho.

2. Diagrama de Blocos

Quanto ao diagrama de blocos funcionais, que em inglês tem o nome de Function Block Diagram – FBD – esta é um tipo de linguagem gráfica de programação mais utilizada na Europa.

Nela compreendemos os blocos interligados, muito semelhantes aos que são utilizados em eletrônica digital.

Este tipo de linguagem de programação é indicado para casos em que haja fluxo de informação entre os componentes de controle.

Para entender ainda mais sobre as cinco linguagens da programação e a sua importante função no funcionamento dos CLPs, baixe o nosso conteúdo gratuito.

A manutenção e o funcionamento industrial têm características muito particulares, por isso o nosso conteúdo tem como objetivo aprimorar ainda mais os seus conhecimentos sobre a área.

As 5 formas de Programação do CLP
3.9 (77.5%) 8 votes

Eng ° Everton Moraes

Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/

1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação

Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial

Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post


Semana método lide express

Avalie este Post