Como Ser um Eletricista Autônomo de Sucesso.

Para se destacar no mercado como um eletricista autônomo e valorizar seu serviço, é importante ter o conhecimento de algumas técnicas que podem ser o diferencial entre conquistar ou não um cliente.

Conheça essa técnica em que você aprende a falar dos benefícios da sua mão de obra e aumenta a probabilidade de um cliente escolher fechar o serviço com você. Use essa técnica e veja a diferença nos seus serviços.

Mas você sabe o que são benefícios? Qual a diferença entre benefícios, vantagens e características? Veremos mais à frente.

Como um Eletricista Autônomo deve Escutar o seu cliente

Vamos propor aqui um exercício, imaginemos fazer a seguinte você atuando como eletricista autônomo faz essa questão para um cliente:

Quanto seria importante para você conseguir reduzir o consumo do reativo da potência elétrica, reduzir, por fim, o consumo da potência e a multa que você paga, sem que isso interferisse ou estragasse a sua meta mensal?

A probabilidade de ouvir a resposta: “É o que eu preciso” ao expor essa estrutura de questão para seu cliente é grande, não é mesmo?

Pois bem, esse é o primeiro passo para conseguir conquistar seu cliente ao expor seus benefícios: Ouvi-lo como um profissional (eletricista autônomo).

Estruturar questões provocativas, faz o cliente revelar quais as intenções e necessidades dele, assim, você consegue oferecer exatamente o necessário, aumentado exponencialmente a possibilidade de fechar o negócio.

aperto de mão

Então, para que você use essa técnica e veja a diferença nos seus serviços é um trabalho de escuta e investigação acerca das necessidades do cliente.

Feito isso, o próximo passo é fundamental. Chamado de demonstração de capacidade, nele, você deve mostrar como pode oferecer exatamente o que a cliente necessita. É apontar a procedência do serviço, o benefício e o problema que ele resolve.

Diferenças entre características, vantagens e benefícios

Existem três formas de apresentar um produto.

  • Apresentado suas características:

Então, imaginemos uma banqueta vermelha. Apresentar suas características seria descrevê-la como: Uma banqueta, vermelha, perolada, pés de alumínio etc. Enfim, seria descrever suas características mais evidentes e físicas, esse é o modo mais comum que vemos de oferecer um produto.

  • Apresentando as vantagens:

Já para apresentar suas vantagens, a descrição seria comparativa. Algo como: Essa baqueta tem um sistema muito simples de regulagem de altura, é mais fácil para deixá-la mais alta do que a outra cadeira que lhe foi oferecida que não tem esse sistema. Portanto, o produto em questão apresenta uma vantagem.

banqueta vermelha
  • Apresentar os benefícios:

Mas há, ainda, um jeito mais certeiro de oferecer um produto, que é mostrando os benefícios que o consumidor terá ao adquirir esse serviço ou produto.

Os benefícios têm relação direta com a primeira fase, de investigação, pois o papel do benefício é justamente ser a resposta para as perguntas feitas e necessidades identificadas.

No caso do exemplo da redução das potências e da multa, o benefício poderia ser apresentado assim: O meu banco de capacitor controla automaticamente a carga no momento de uso ou não da potência, vai proporcionar um controle automatizado etc. Sendo assim, o problema que foi apresentado não vai mais existir.

Dessa forma, o problema apresentado na fase das perguntas receberá uma solução e esse será o principal benefício que o cliente terá ao escolher pelo seu serviço.

Você precisa desse treinamento

Temos aqui na Sala da Elétrica um Treinamento que acontece anualmente, presencial, que se chama TES (Treinamento Eletricista de Sucesso).

Esse treinamento é feito para você eletricista autônomo (ou não) que quer crescer em sua carreira, agregar mais serviços, aprender mais sobre sua profissão e gerenciamento do seu negócio.

Com certeza, um treinamento que mudou a vida de muitos profissionais da área.

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