O contator é um dos principais componentes da área de comandos elétricos de uma instalação, atuando em conjunto com diversos outros elementos. Em motores, seus contatos permitem o fluxo de altas correntes, através de controles remotos e botões. Eles são compostos por vários contatos, acionados por eletroímãs.

contator visão frontal

Diversos defeitos podem ocorrer nesse equipamento: queima de bobinas, sobreaquecimento dos contatos, isolamento deficiente, desgaste excessivo, anel de retardamento interrompido… Alguns mais sérios e outros de fácil solução.

Entre os muitos problemas que podem aparecer, um muito recorrente é um barulho de zumbido, enfim o famoso contator zumbi! Ele emite um sinal sonoro proveniente da trepidação de seus componentes.

Esse barulho pode ser causado por diversos erros. Entretanto é importante ressaltar que isso pode gerar problemas sérios para o funcionamento de todo o sistema. Vamos elencar o que, geralmente, acarreta esse tipo de situação.

5 causas do zumbido no contator

1 – A primeira causa é um corpo estranho dentro do entreferro do contator

entre ferro

Ou seja, nos elementos que são induzidos pelo fluxo magnético da bobina. Alguma sujeira pode estar impedindo que os dois semi núcleos entrem totalmente em contato, gerando a trepidação que causa o barulho. Para resolver, basta abrir o equipamento e efetuar a sua limpeza.

2 – Outra causa é o rompimento do anel de curto-circuito.

parte interna do contator

Os dois semi núcleos são compostos por lâminas, e esse anel faz com que elas fiquem fixas. Se ele se rompe, as lâminas batem umas nas outras e geram o barulho indesejado.

3 – A tensão e a frequência elétrica de alimentação da bobina estarem erradas também pode causa o problema.

especificações do contator

Então se esses fatores estiverem mais baixos que o necessário ou se a bobina inserida no contator for de uma frequência diferente da fonte de alimentação, o zumbido também vai aparecer.

4 – A quarta causa do barulho pode ser a oxidação no núcleo do equipamento.

contator desmontado

Isso acontece quando o contator fica muito tempo sem funcionar. Portanto, é recomendável que ele esteja sempre em uso para evitar a deterioração dos seus elementos.

5 – A quinta causa é a queda de tensão no momento da partida do motor elétrico.

motor trifásico e contator de potencia

Quando isso ocorre, o zumbido no contator também pode surgir e o profissional deve estar apto e identificar a causa.

Quem conserta o contator?

Todo eletricista de manutenção precisa estar apto para lidar com essas questões, sempre capacitado e atualizado para atender da melhor maneira possível seus clientes. Afinal ele é responsável pela segurança das instalações elétricas nas quais opera. Logo, ele é quem vai cuidar da saúde não só dos contatores, mas também de todos os demais elementos elétricos e circuitos.

contator com chave phillips

Essa capacitação deve ser preocupação tanto de eletricistas autônomos quanto de funcionários que trabalham em regime de CLT, visto que ambos terão de lidar com a situação. Além disso, estudantes da área elétrica, que logo serão os profissionais atuantes no mercado de trabalho, também precisam se inteirar o assunto.

No vídeo abaixo, o Professor Everton Moraes explica com detalhes o que você acabou de ler aqui, e te mostra todas as causas onde um contator pode zumbir. Clique e veja como ficou legal o vídeo:

Onde Você se Encaixa?

Você pode estar lendo esse artigo e se perguntado onde se encaixa, enfim se esse é o seu caso eu imagino que você não atua ainda com manutenção elétrica, e sequer está estudando para se tornar um eletricista de manutenção, ainda…

Eu disse “ainda”, porque o seu momento chegou, e não poderia haver momento melhor.

Aqui na Sala da Elétrica nós temos um curso que foi feito para você, que quer conhecer mais da área elétrica, ter um aumento de salário e mais reconhecimento profissional, esse curso é o de Máquinas e Comandos Elétricos COEL. Ele foi desenvolvido com muito carinho para que você eletricista possa entender na prática como funciona cada parte dos famosos comandos elétricos, e assim, se tornar um profissional ainda mais completo, e mudar para a melhor a sua carreira e vida profissional.

Clique no botão abaixo, e você vai poder conhecer tudo sobre o curso e os bônus que vão mudar sua vida.

clique e conheça o curso coel
Contator ZUMBI! Você já ouviu falar dele?
4.6 (92%) 5 votes

Fernando Canal

27 anos e eterno aprendiz. Atualmente atuando como Analista de SEO, Social Media e Copywriter aqui na Sala da Elétrica, além de ser músico e entusiasta da fotografia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/

1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação

Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial

Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post


Semana método lide express

Avalie este Post