O Cliente Não Responde o Orçamento [TÉCNICA INCONTESTÁVEL]

O seu Cliente Não Responde o Orçamento que você mandou? Isso é um sintoma bem comum do eletricista independente.

A verdade, é que criamos uma expectativa muito grande no nosso cliente, e essa expectativa não é correspondida.

Ou pior, te comparam com o Zé Faísca, ou “pedreriscista”, falando assim “Faz mais barato, pois esse seu concorrente está metade do seu preço”.

Já aconteceu isso com você?

Quando você faz uma visita técnica para realizar uma prestação de serviço na área de elétrica, seja predial, automação residencial/industrial, você precisa entender algumas coisas importantes.

A etapa da consolidação de um serviço é efetuada em alguns momentos.

Tem a hora que o cliente te chama para fazer um orçamento, tem a hora que você faz a visita técnica, entrego o orçamento, e depois quando você fecha um serviço.

Muitas vezes fechar um serviço significa TEMPO. Porque eu vou precisar enviar e explicar o meu orçamento.

Cliente Não Responde o Orçamento: Vendedor Chato

Você já teve a percepção que o cliente não responde o seu orçamento ou o cliente te compara com concorrente desqualificado, e pior, você fica, muitas das vezes, com medo de falar com o seu cliente, não fica?

E de perguntar se ele já verificou e avaliou o orçamento que você mandou para ele, se já visualizou, ou se ficou alguma dúvida.

Você tem esse medo pois não quer ser visto como um vendedor chato.

Você já passou por essa situação com o seu cliente, você manda o orçamento, e fica pensando “Caramba, pergunto para ele ou não? E se eu cobrar, ele vai falar ‘Nossa, esse cara é muito chato'”.

Na verdade, você fica com esse pensamento, com essa sensação de não entrar em contato, e deixar que ele decida, porque você não agiu estrategicamente.

Para comparar, quantas vezes um vendedor da claro, da vivo te liga ao longo do tempo?

Pois eles sabem que a quantidade que eles entram em contato com você tem mais chance de fechar com você. Isso porque você não está pedindo para ligar.

Agora quando você tem a possibilidade e a permissão dada pelo seu cliente para entrar em contato com ele, você para de ser um cara chato.

2 Ponto de Virada: Cliente Não Responde o Orçamento

Primeiro ponto de virada que quero que você, eletricista independente entenda é, quando você tem um cliente te chamando para fazer um orçamento, e você faz a visita técnica, e gera o orçamento para ele, o cliente já te deu a liberdade para entrar em contato com ele, pois ele te pediu.

Segundo ponto, se você usa uma das técnicas que eu ensino no nosso Treinamento Eletricista Classe A, que eu chamo de técnica 2+2.

Técnica 2 + 2

Também chamada de técnica de follow up, feita no momento que você entrega um orçamento, mas ele tem que ser um orçamento feito da forma correta.

Seguindo os passos que ensino no Treinamento Eletricista Classe A, para criar um orçamento incontestável.

A técnica é, na horar que terminei de apresentar o orçamento, eu falo para o meu cliente:

“Olha, quando é que eu posso voltar a falar com você, para que você possa me dar a resposta desse orçamento?”.

Fazer isso é para que ele te dê permissão para você ligar depois para ele.

E você vai perguntar: “Eu posso te ligar na quarta-feira, ou na quinta-feira?”.

Quando eu dou duas opções para ele, na quarta-feira, ou na quinta-feira, eu estou pedindo para que ele escolha.

E quando ele escolhe, ele se sente como autoridade, pois ele está decidindo quando você pode ligar para ele.

Ai ele pode falar: “Na quinta-feira, pois na quarta-feira eu não posso”.

Então você vai fazer uma segunda pergunta: “Bacana, então na quinta eu te ligo, eu posso te ligar que horas, às 14 horas, ou às 18 horas?”.

Ele pode falar: “Nem às 14 horas, nem às 18 horas, me liga às 9 horas da manhã, pois é o melhor horário que eu tenho para falar com você”.

Por isso se chama Técnica 2+2, duas datas e dois horários.

Conclusão

Aplicando essa técnica, você não vai ter mais medo de ser o vendedor chato, pois ele que “pediu” para você ligar para ele na quinta-feira, às 9 horas da manhã, e você vai se sentir mais à vontade para fazer o follow up.

E na hora que ele atender, você vai falar: “Opa, tudo bem, [NOME DELE]? Lembra que você me pediu para te ligar na quinta-feira, às 9 horas da manhã?

Então, estou te ligando hoje para saber mais sobre aquele orçamento que entreguei para você, a gente pode conversar? Você tem 5 minutos?”.

Quem não tem 5 minutos?

E quando você pega e faz esse discurso, o seu cliente não vai te considerar como chato.

E queria que você entendesse isso: para que você venda, precisa entrar em contato com o seu cliente.

Ainda mais quando vende um serviço de alto valor, que são serviços acima de R$1000, R$2000.

Quanto mais você conversar com ele, maiores as chances de você fechar o orçamento com ele.

Então para e se pergunta: “O cliente não responde o orçamento, ou eu que não estou usando a estratégia certa?”


Mas só saber fazer um orçamento de serviço não é suficiente; hoje em dia nem para um eletricista independente, nem para o ”EUpreendedor”.

Também precisa saber precificar, negociar, vender, divulgar, e planejar o crescimento.

Pensando nisso, desenvolvemos o Treinamento Eletricista Classe A onde abordamos esses assuntos.

Se você quer se aprofundar, e saber melhor como fazer um orçamento de obra

Aproveite esta oportunidade, aprimore seus conhecimentos. Saiba mais aqui.

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