Como Identificar as Pontas do Motor Monofásico

  • Por: Everton Moraes
  • junho 11, 2021
  • Comandos
  • 8 comentários

No artigo de hoje, vamos abordar uma técnica eficiente para identificar as pontas de um motor monofásico quando elas não estão numeradas. Essa informação é essencial para realizar uma ligação correta e evitar possíveis curtos-circuitos. Através de uma abordagem prática, você aprenderá passo a passocomo identificar os terminais desse tipo de motor.

Quais são as bobinas no motor monofásico?

Um motor monofásico possui dois conjuntos principais de bobinas que recebem a alimentação e são responsáveis por seu funcionamento. Além disso, há um terceiro conjunto composto pela bobina auxiliar e um capacitor, utilizado apenas durante a partida do motor.

Para iniciar a identificação das pontas, você precisará de um multímetro na escala de resistência. Esse instrumento permitirá que você descubra as três bobinas do motor monofásico. Ao medir a continuidade, a bobina auxiliar será identificada pela resistência que apresentar o valor mais alto, influenciada pelo capacitor.

Ao encontrar um conjunto de bobinas, una suas duas pontas e faça uma anotação em um papel. Repita esse processo até identificar as três bobinas e encontrar aquela que possui maior resistência, indicando a bobina auxiliar. Registre a polaridade dos terminais nesse momento, pois ela não será relevante para o processo de identificação atual.

Agora, o próximo passo é descobrir a polaridade dos outros terminais. Não se trata de identificar a polaridade positiva e negativa, mas sim determinar qual é o terminal 1, 2, 3 e 4, para que a bobina possa gerar o fluxo magnético interno necessário à ligação do motor.

Inicialmente, faça uma suposição, por exemplo, considerando o branco como terminal 1, o azul como terminal 2, o laranja como terminal 3 e o amarelo como terminal 4 (levando em conta o nosso video exemplo abaixo). Para facilitar o processo, escreva os nomes dos terminais em etiquetas adesivas e fixe-as em cada terminal correspondente.

Passo a passo para identificar as pontas do motor monofásico:

O Famoso Motor Monofásico, também conhecido como MIM (Motor de Indução Monofásico) é uma das máquinas elétricas que você encontrará inevitavelmente em seu dia a dia.

Neste artigo nós demonstramos na prática o que você deve fazer quando não conhece as identificações dos terminais deste motor.

Imagine que você encontra um motor para fazer a ligação, mas os cabos das bobinas não estão identificados, como você faria pra saber qual é qual?

Ao terminar a sua leitura, você vai saber exatamente Como Identificar os Terminais, eu te explico com detalhes como identificar cada cabo do motor monofásico, e assim poder fazer uma ligação com mais certeza, sem correr o risco de fechar um curto circuito no motor.

Quais são as bobinas no motor monofásico??

Tem dois conjuntos principais, que vai receber efetivamente a alimentação, que vai fazer que o motor funcione.

E o terceiro, que é o conjunto de bonina auxiliar, mais o capacitor, que será utilizado somente na partida de nosso motor.

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Como posso descobrir a polaridade?

Para descobrir a polaridade correta dos terminais, realize a seguinte ação: ligue o terminal 2 ao terminal 3, como demonstrado na imagem abaixo.

Como Identificar as Pontas do Motor Monofásico sem Numeração

Em seguida, isole os terminais para garantir a segurança do procedimento.

Agora, é hora de uma etapa importante. Alimente o motor por alguns instantes. Vale ressaltar que ele não funcionará neste momento; o objetivo é apenas medir a corrente que circulará no circuito. Anote essa corrente.

O motor monofásico emitirá algum ruído durante esse processo, mas não será perigoso.

Para verificar se a polaridade está correta, inverta a polaridade dos terminais 3 e 4 e faça uma nova medição da corrente, anotando o valor no papel ao lado.

No nosso exemplo, a primeira leitura foi de aproximadamente 12A, enquanto a segunda leitura registrou cerca de 4,5A.

Com esses dados, podemos concluir que a polaridade correta das bobinas é a seguinte: o terminal 2 está conectado ao terminal 3. Portanto, o terminal 4, que supúnhamos ser o correto, na verdade corresponde ao terminal 3, e o terminal 3 é o terminal 4.

Análise após identificar as pontas do motor monofásico

Em resumo, a medição inicial de aproximadamente 12A confirma a polaridade correta. Nesse caso, os terminais 2 e 3 devem ser conectados.

É importante ressaltar que você não precisa saber a identificação dos terminais nos dois conjuntos de bobinas de antemão. Contudo você pode fazer uma suposição em um conjunto e ir alternando no outro até encontrar a posição correta dos terminais por meio da medição de corrente.

Lembre-se de não deixar o motor monofásico ligado por muito tempo durante o procedimento, a fim de evitar problemas na medição. Você deve ligar o motor, medir a corrente e, em seguida, desligá-lo.

Ao concluir esse processo, você terá conseguido identificar as pontas do motor monofásico com sucesso, pois mesmo quando não estiverem numeradas, você terá este método em mãos.

Gostaríamos de saber o que você achou do tema abordado hoje. Se você quiser saber mais ou compartilhar sua experiência com essa técnica, deixe um comentário abaixo. Seu feedback é muito importante para nós.

Everton Moraes

Professor, palestrante e instrutor de treinamentos a mais de 9 anos. Já passou por grandes empresas no Brasil como, Senai, Scania, Pirelli, Toledo entre outras. Todo o conhecimento adquirido em 20 anos de carreira é disponibilizado nos cursos e treinamentos.

“Sou apaixonado pela formação e qualificação de profissionais, passando todo o meu conhecimento prático e ajudando todos os meus alunos a também adquirirem esse conhecimento a se tornarem melhores profissionais.”

Comentários

  • valdeildo de melo xavier

    Boa noite, fiz um curso de rebobinado de motores no instituto monitor e outro de estalador residencial no instituto brasileiro, ambos por correspondecia e mais um de eletronica no monitor. sou um simples eletricista e em busca de conhecimento eletricos comecei a fazer o curso de eletrotecnica no senai no comecou desde ano, mas por causa da situacao financeira tranquei o curso. os servicos eletrica esta escasso em firma para minha idade tem 51 anos. sempre vou atras de trabalho em construcao, recebo como resposta do pedreiro que diz sou eletriscita tambem peguei por completo, muito deles e ze faisca. gosto muito de estudae aprender e tem conhecimento sobre minha profissao.

  • valdeildo de melo xavier

    Gostaria muito, de fazer o curso de comandos eletricos, mas atualmente estou sem condicoes financeira.mas um dia vou ter condicoes no futuro proximo. Deus abencoe a sala da eletrica a cada dia.

    • Sala da Elétrica

      Oi Valdeildo, cada um tem o tempo certo para começar, e quando chegar o seu dia, tenho certeza que vai ser muito proveitoso 😀

  • Eugenio Pacelli Diniz Leite

    Interessante que eu tenho aqui na minha casa exatamente uma bomba d’água, claro com o motor. Sem instalar há uns 10 meses.

  • Moisés Agostinho Gomes

    todo o conteudo vosso disponibilizado, tem sido de grande ajuda pra mim nas mais diversas area da electrica.
    os mues parabens a toda equipe da sala da electrica, em particular o seu criador Mestre Everton Moraes. obrigado pelos vossos conteudos informativo e frotmativos.

    • Sala da Elétrica

      Muito obrigado, Moisés 😄 Bons estudos!

  • Agnaldo Goivinho

    Boa noite! sei que os seis fios do motor, cada um tem um número.
    T1 T2 T3 T4 T5 T6 e as cores são branco, vermelho, laranja, amarelo, azul, preto.
    quero saber quais são as cores de cada um com determinado número?
    Por exemplo, o branco é o T1 o Amarelo é o T4 e assim por diante

  • Marcos

    Eu aprendo demais com esse blog, tem muitas informações todas de forma simples e clara. Esta me ajudando muito. Obrigado

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