Como Identificar as Pontas do Motor Monofásico sem Numeração?

No artigo de hoje, vamos aprender Como Identificar as Pontas do Motor Monofásico sem Numeração.

No vídeo abaixo, eu explico nos detalhes, veja:

O Famoso Motor Monofásico, também conhecido como MIM (Motor de Indução Monofásico) é uma das máquinas elétricas que você encontrará inevitavelmente em seu dia a dia.

Neste artigo nós demonstramos na prática o que você deve fazer quando não conhece as identificações dos terminais deste motor.

Imagine que você encontra um motor para fazer a ligação, mas os cabos das bobinas não estão identificados, como você faria pra saber qual é qual?

Ao terminar a sua leitura, você vai saber exatamente Como Identificar os Terminais, eu te explico com detalhes como identificar cada cabo do motor monofásico, e assim poder fazer uma ligação com mais certeza, sem correr o risco de fechar um curto circuito no motor.

QUAIS SÃO AS BOBINAS NO MOTOR MONOFÁSCIO?

Tem dois conjuntos principais, que vai receber efetivamente a alimentação, que vai fazer que o motor funcione.

E o terceiro, que é o conjunto de bonina auxiliar, mais o capacitor, que será utilizado somente na partida de nosso motor.

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COMO EU FAÇO PARA DESCOBRIR ESSES 3 CONJUNTOS DE BOBINAS?

A primeira coisa é utilizar um multímetro na escala de resistência, para descobrir quais são as 3 bobinas do nosso motor monofásico.

Eu vou medir a continuidade, e quando houver, a resistência que der maior, será a resistência da minha bobina auxiliar, por causa do nosso capacitor.

Como Identificar as Pontas do Motor Monofásico sem Numeração

Quando eu encontrar um conjunto, eu vou unir as duas pontas. Ainda não sei qual que é, mas vou anotar em um papel do lado.

E vou fazendo isso até achar as 3 bobinas, e achar a que tem maior resistência, e assim sabendo quem é a bobina auxiliar.

Descobrindo a bobina auxiliar, e gente deixa anotado no papel ao lado, a polaridade desses terminais não importa muito para nós agora.

O que importa para a gente agora, é descobrir a polaridade dos outros terminais. Mas não quem é positivo e negativo, e sim descobrir quem é o 1 e 2, 3 e 4. Para que essa bobina gere o fluxo magnético interno no motor para ligar.

Então primeiro eu vou chutar, vou dizer que o branco é o 1, o azul é 2, o laranja é o 3, e o amarelo é o 4. (Nesse nosso exemplo)

Para isso eu vou escrever o nome dos terminais e colar uma fita adesiva, para facilitar para nós.

COMO POSSO DESCOBRIR A POLARIDADE?

Eu vou ligar o terminal 2 com o 3, assim como na imagem abaixo:

Como Identificar as Pontas do Motor Monofásico sem Numeração 2

E vou isolar os terminais, para garantir a segurança.

Agora é uma fase importante…

Vou alimentar o motor por alguns instantes, ele não vai funcionar, é somente para que eu possa medir a corrente que vai circular nesse nosso circuito, e vou anotar essa corrente.

O motor monofásico vai fazer um pouco de barulho, mas nada que seja perigoso.

Para saber se está certo essa corrente, eu vou inverter a polaridade do terminal 3 e 4, só para fazer um novo teste, e vou anotar no papel do lado a corrente.

No nosso motor, tivemos uma leitura de 12A aproximadamente, no primeiro teste, a segunda leitura foi de 4,5A.

Então nós entendemos que a polaridade correta é da nossa bobina é 1 e 2, e o 4 que eu achava que era o certo, na verdade é 3, e o 3 é o 4, veja a imagem abaixo:

Como Identificar as Pontas do Motor Monofásico sem Numeração 3

Ou seja, na medição que deu 12A aproximadamente, é a correta. sendo assim, o 2 e 3 conectado.

Você não precisa saber quais são os terminais dos dois conjuntos, você chuta em um, e vai trocando no outro, até achar a posição correta dos terminais, através de medição de corrente.

Mas lembre de não deixar o seu motor monofásico ligado muito tempo, para não acontecer um problema na medição. Você vai ligar, medir a corrente, e desligar, ok?!

Terminando, você vai Identificar as Pontas do Motor Monofásico sem Numeração.

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O que você achou deste assunto de hoje? Quer saber mais? Você já conhecia esta técnica?

Deixa um comentário aqui embaixo para que saibamos de você qual foi seu maior aprendizado hoje ok?

Comentários

  • valdeildo de melo xavier

    Boa noite, fiz um curso de rebobinado de motores no instituto monitor e outro de estalador residencial no instituto brasileiro, ambos por correspondecia e mais um de eletronica no monitor. sou um simples eletricista e em busca de conhecimento eletricos comecei a fazer o curso de eletrotecnica no senai no comecou desde ano, mas por causa da situacao financeira tranquei o curso. os servicos eletrica esta escasso em firma para minha idade tem 51 anos. sempre vou atras de trabalho em construcao, recebo como resposta do pedreiro que diz sou eletriscita tambem peguei por completo, muito deles e ze faisca. gosto muito de estudae aprender e tem conhecimento sobre minha profissao.

  • valdeildo de melo xavier

    Gostaria muito, de fazer o curso de comandos eletricos, mas atualmente estou sem condicoes financeira.mas um dia vou ter condicoes no futuro proximo. Deus abencoe a sala da eletrica a cada dia.

    • Sala da Elétrica

      Oi Valdeildo, cada um tem o tempo certo para começar, e quando chegar o seu dia, tenho certeza que vai ser muito proveitoso 😀

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