Home Programas CADe Simu Como usar CADe SIMU
Como usar CADe SIMU

Como usar CADe SIMU

0
25

Apresentação do CADe SIMU

Você entenderá sobre as principais características deste software e conhecerá a aplicação desta ferramenta no dia a dia do profissional da área elétrica tanto para a execução de pequenos projetos quanto para fins didáticos.

Obs: Se você ainda não tem o software faça o download clicando aqui.

Ao final você será capaz de:

  • Compreender as características do software CADe SIMU;
  • Identificar a estrutura do arquivo gerado pelo software;
  • Identificar o perfil de usuário que utiliza CADe SIMU.

Você irá conhecer as características deste software e poderá atribuir suas ferramentas em sua rotina do dia a dia. A partir de detalhes abordados trataremos sobre conceitos e funcionalidades importantes para um excelente desempenho do software. Então, vamos começar.

Software Eletrotécnico CADe SIMU

O CADe SIMU é um software de aplicação profissional voltado a área elétrica, mais especificamente “Comandos Elétricos”. Com ele é possível realizar montagem de diagramas de potência e comando de uma forma fácil, interativa e rápida.

Algumas ferramentas presentes possibilitam simular o funcionamento dos projetos construídos.

Em sua biblioteca, este software possui uma grande quantidade das mais utilizadas simbologias que permitem criar os mais diversos tipos de circuitos em corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC).

O uso deste software será de grande valia para estudantes da área elétrica e para elaboração de atividades por parte de professores da área de elétrica, física, automação entre outros.

Excelente software para aplicação didática e profissional.

Estrutura do Arquivo e Extensão

Baixe agora o CADe SIMU 2.0

  • Criação de Diagramas Incríveis
  • Simulação de Comandos Elétricos
  • Crie Lógicas de Automação com CLP

Todo software produz um arquivo com uma respectiva extensão que representa, normalmente, a identidade do software que o criou.

Isso não poderia ser diferente no CADe SIMU e quando um projeto desenvolvido é salvo, automaticamente irá gerar um arquivo digital que representa o diagrama construído.

Este arquivo receberá uma extensão própria o .cad como pode ser observado em amarelo na imagem.

O Menu Opções do CADe SIMU

No Menu Opções, buscaremos compreender a finalidade dos recursos apresentado no CADe SIMU em seu menu de opções.

Começaremos então refletindo:

  • Qual importância em conhecer as opções para o desenvolvimento de diagramas?
  • Como estas alterações pode interferir no software CADe SIMU?

Menu de Opções

O CADe SIMU conta com 6 menus de opções que atribui ações e define características importantes para seu funcionamento, são eles:

 

  • Arquivo
  • Editar
  • Desenhar
  • Modo
  • Ver (Zoom)
  • Barras (Ferramentas)
  • Janela

Veremos agora cada um dos menus mencionados acima:

Menu de opções Arquivo

Como de costume, este menu tem a função de abrir, salvar, imprimir, visualizar a impressão dos projetos, entre outros.

Sabe-se das limitações do software CADe SIMU, no entanto, esta ferramenta possui diversas opções bastante úteis e fáceis de usar, abordaremos as principais destas funções.

Uma opção bastante importante deste menu é a configuração que é abordada na íntegra logo abaixo.

Menu de Opções Arquivo – Opção Configuração

No submenu configuração será possível realizar a formatação de página, opções de impressão, velocidade de  simulação dos projetos construídos, orientação das referências e opções de visualização das TAG’s utilizadas no projeto.

Campo Formato

No campo Formato podemos definir as dimensões da página do projeto, existem 4 dimensões predefinidas e mais uma opção personalizada, observe:

  • A4 vertical – Ao selecionar esta opção podemos observar a área de criação do projeto assume a forma vertical nas dimensões de uma folha padrão A4. Observe:
  • A4 horizontal – Selecionando esta opção observamos que a área de criação do projeto assume a forma horizontal nas dimensões de uma folha padrão A4. Observe:
  • A3 formato 1 – Esta opção proporciona à área de criação do projeto as dimensões de uma folha padrão A3 na horizontal preenchendo toda a dimensão da folha. Observe:
  • A3 formato 2 – Ao selecionar esta opção, teremos novamente a área de projeto assumindo as dimensões de uma folha padrão A3 na horizontal, porém, considerando um recuo à esquerda. Observe:
  • Personalizado – Este modo permite que seja definida uma dimensão específica para a área do projeto, basta que seja digitado nos campos altura (Alt) e largura (Larg) as medidas pretendidas em mm.

Campo Opções de Formato

Este campo permite ajustar a visualização das margens do projeto e o layout da legenda a ser utilizada, vejamos:

  • A opção contorno define se irá ou não ser exibida as margens que limitam a área do projeto, observe:
  • A opção referência permite exibir e ocultar a visualização das “referencias cruzadas” existente ao longo das margens que estão ao redor da área do projeto, observe:
  • Na opção legenda é possível escolher até dois formatos de legendas: o formato “Legenda 1” normalmente é utilizado em folhas de maiores dimensões como a folha A3, já o formato “Legenda 2” temos uma legenda normalmente utilizada em folhas como a A4.

Campo Opções de Impressão

No campo opções de impressão temos os recursos para definir uma melhor impressão de nosso projeto, veremos aqui escala do documento a ser impresso, espessura da linha, deslocamento na impressão entre outros. Este campo apresenta as seguintes opções:

  • A opção Deslocamento X permite que o usuário realize o deslocamento da impressão a direita da folha.
  • A opção Deslocamento Y possibilita que esta manipulação seja realizada para baixo, veja o exemplo a seguir.
  • Na opção Escala podemos aumentar ou diminuir diagrama a ser impresso, sendo que esta variação pode variar de 0,1 a 5, onde 0,1 representa 10% da dimensão original do projeto e 5 expressa 500% desta mesma dimensão, veja o exemplo.
  • A opção Espessura da linha oferece ao usuário a opção de aumentar ou diminuir a espessura das linhas de desenhos do projeto e legenda e pode variar somente entre 1 e 5, sendo 1 a linha mais fina e 5 a linha mais grossa.
  • Imprimir em cores é a opção que define se a impressão será colorida ou em preto e branco.

Campo Velocidade de Simulação

Este campo permite que seja definida a velocidade de simulação do projeto elétrico criado permitindo acompanhar com melhor eficiência o funcionamento do mesmo.

Observe que ao posicionando o cursor ao centro da seleção temos um tempo próximo do real, podemos aumentar o tempo de execução da simulação movimentando a barra à direita e diminuir este tempo posicionando a barra a esquerda.

Campo Orientação Referências

Esta disponível neste campo a opção de orientar na vertical ou horizontal as referências atribuídas aos componentes (contatos, bobinas, etc…), é de costume nomear estas referências de TAG’s, observe a reação do software ao manipularmos esta opção.

Campo Opções de Visualização

Com as opções encontradas no campo opções de visualizações será possível ajustar a área de desenho a fim de visualizar ou não campos e ferramentas auxiliam os usuários em determinados momentos, podemos encontrar as seguintes opções neste campo:

  • Visualizar referência: nesta opção é possível definir a exibição das referências existentes nos contatos, bobinas entre outros… Normalmente estas referências definem as numerações padrão de contato aberto (ex. 13 e 14) ou mesmo bobinas (tradicionalmente A1 e A2).

Obs: Normalmente quando se trabalha somente com endereçamento de cabos estes campos são expressos nas TAG’s como podemos observar no exemplo.

  • Visualiza Ligações Símbolo: Quando habilitado, esta opção proporciona a visualização dos pontos de conexão dos símbolos utilizados no projeto.
  • Visualizar Número de Cabos: Em grande maioria dos casos o projeto elétrico utiliza a identificação dos condutores para realizar a montagem física do projeto, esta opção numera automaticamente os condutores do projeto construído no CADe SIMU, veja o exemplo:
  • Ligações Automáticas: No momento de criação do projeto, se faz necessário a inserção de pontos de “emendas” nas conexões dos cabos para que o CADe SIMU entenda que existe uma conexão, habilitando esta opção a emenda é adicionada automaticamente ao realizar as conexões, caso contrário deverá ser adicionado manualmente através da barra de ferramenta que veremos mais abaixo.
  • Linhas Auxiliares do Cursor: A organização dos contatos e bobinas que adicionamos no projeto é imprescindível para a leitura, principalmente quando o diagrama é extenso, esta opção adiciona duas linhas auxiliares que ajudam no posicionamento dos símbolos no momento de criação do projeto.

Botões de Controle

  • Botão OK: Aceita as alterações realizadas e sai da tela “configuração”, porém, ao ser finalizado o software CADe SIMU, estas alterações serão perdidas.
  • Botão Cancelar: Ignora as alterações realizadas e sai da tela “Configuração”
  • Botão Restaurar: Este botão retorna as configurações default do software
  • Botão Guardar: Salva as alterações realizadas de modo que, mesmo que finalizado o software CADe_SIMU as alterações serão guardadas.

Menu de Opções Editar

Este recurso possibilita copiar, colar, desfazer e refazer ações em execução entre outros.

Menu de Opções Desenhar

Este menu possibilita a inserção de símbolos geométricos e linhas dentro de nossos projetos, estes farão parte de nosso projeto, mas não interagem eletricamente, observe que trata-se das ferramentas que encontram-se no menu vertical posicionado ao lado esquerdo da área de desenho.

Menu de Opções Modo

Neste menu encontraremos as opções existentes para processar a simulação do diagrama elétrico construído no CADe SIMU.

Menu de Opções Ver (Zoom)

Este menu compõe todos os tipos de zoom existentes no CADe SIMU e também é utilizado para definir a visualização da grade existente no palco do CADe SIMU.

Menu de Opções Barras

Com este recurso é possível habilitar ou desabilitar as barras de ferramentas do CADe SIMU.

 Menu de Opções Janelas

Aqui é possível abrir, organizar as janelas de projetos que estejam em execução simultaneamente.

Barra Ferramentas

Conhecendo a Barra de Ferramentas do software eletrotécnico CADe SIMU você será capaz de:

  • Reconhecer as ferramentas de componentes para criação de projetos no CADe SIMU
  • Assimilar funções e detalhes de funcionamento das principais ferramentas.

Barra de Ferramentas – Alimentação

A Barra de Ferramentas “Alimentação” possui uma completa biblioteca com diversas opções de alimentação, aqui encontraremos as seguintes opções:

Alimentação em corrente alternada monofásico, trifásico com fase e neutro e terra
Corrente Contínua (CC) com positivo e negativo
Dispositivos de comandos como transformadores e pontes retificadoras

Barra de Ferramentas – Fusíveis  e Seccionadoras

Fusíveis Monofásicos
Fusíveis Trifásicos
Seccionadoras a base de fusíveis monofásicas
Seccionadoras a base de fusíveis trifásicas

Barra de Ferramentas – Disjuntores

Disjuntor térmico monofásico e trifásico
Disjuntor magnético monofásico e trifásico
Relé termomagnético, chamando de relé térmico
Disjuntor termomagnético, chamando disjuntor motor

Barra de Ferramentas – Contatores e Interruptores

A barra de ferramentas contatores/interruptores será aplicada quando se faz necessário adicionar os contatos de potência ou auxiliar dos contatores ou mesmo adicionar os contatos de um interruptor ao circuito.

Contatos do contator

Contatos do interruptor

Barra de Ferramentas – Motores Elétricos

Esta barra disponibiliza diversos tipos de motores elétricos encontrados em diferentes aplicações e circuitos elétricos, seja em circuitos monofásico, circuitos trifásicos ou até mesmo em montagens cuja alimentação baseia-se em corrente contínua, a seguir temos os tipos de motores oferecidos pelo CADe SIMU:

Motor Trifásico de 3 ou 6 pontas e Motor de Rotor Bobinado
Motor Dahlander e Motor de duas Velocidades
Motor Monofásico
Motor de Corrente continua

 

Barra de Ferramentas – Acessórios de Partida

Nesta barra de ferramentas encontram-se diversos acessórios que auxiliam em partidas de motores, na maioria das vezes estes auxiliaram no desempenho do motor elétrico trifásico realizando a redução da corrente de partida e em outros casos o controle da velocidade.

Veja abaixo quais recursos possuímos:

Reostatos de partida e Autotransformador
Soft Starter
Inversores de frequência (CA)
Conversores (CC)

Barra de Ferramentas – Contatos

A barra de Contatos, apresenta a nós, os diversos tipos de contatos disponíveis para todos os dispositivos da biblioteca existente no CADe SIMU. A seguir veremos estes contatos:

Contatos NA (NO), NF (NC) e Reversível
Contato de temporizador NA, NF e Reversível na energização
Contato de temporizador NA, NF e Reversível na desenergização
Contato de temporizador NA, NF e Reversível na energização e desenergização

 

Barra de Ferramentas – Bobinas e Sinalizadores

Através desta barra de ferramentas temos a possibilidade de selecionar os diversos tipos de bobinas existentes para aplicação nos circuitos de comandos elétricos. Como podemos observar, nesta barra temos a opção de diversas bobinas de relé, contatores, sinaleiros luminosos e sinalizadores sonoros.

 

Barra de Ferramentas – Lógica de Contatos (Ladder)

Através desta barra de ferramentas é possível prever a programação de um CLP. Podendo utilizar a linguagem Ladder ou blocos lógicos.

 

Como usar CADe SIMU
5 (100%) 4 votes

Samuel Nassereddine Jovem de 22 anos, amante do conhecimento. Atuando como Desenvolvedor de Estratégias de Inbound Marketing, Desenvolvedor Web e Designer.

Comment(25)

  1. Olá meu Amigo Everton Moraes e Equipe, uso muito esse software no meu dia á dia, no qual primeiro faço o projeto, simulo e testo no CADe SIMU e depois refaço no QEletroTech , para encadernar e seguir para o Cliente com o painel!
    Me desculpem se estou sendo meio metido, mas se não me engano neste explicativo está faltando algumas Ferramentas nas Barras de ferramentas!

  2. Não sei onde estou errando, mas ao colocar os contatos dos botões desliga e liga na sequência, acionando o liga o desliga tb é acionado.

    1. JOSÉ FRANÇA, faça como em qualquer aplicativo baseado em Windows.

      Vá até o menu ARQUIVO e depois SALVAR COMO.

      Irá abrir uma janela para voce escolher a pasta e o nome do arquivo.

      OBSERVAÇÃO: após digitar o nome do arquivo no campo NOME, acrescente a extensão .cad

  3. Srs., estou montando um comando simples de partida direta para me ambientar com o software, mas venho encontrando problemas para fazer “rodar” pois qualquer contato NF que coloco não dá continuidade.. Se retirar o mesmo o programa “roda” legal.
    Poderiam me ajudar nessa?
    Desde já agradeço.

    1. Quando acionado o contato NF corta a passagem de corrente. Se a seção do comando precisa estar alimentada então deve-se usar um contato NA (normalmente aberto).

  4. Bom dia, tem como colocar um retângulo com linha tracejada no cad simu para sinalizar que determinado esquema se encontra em outra localidade física?

    1. Boa tarde Osvaldo,

      Infelizmente no CADe SIMU não é possível inserir mais páginas. Você tem que continuar em um novo arquivo, que você pode identificá-los através da legenda.: pág. 1/3, pág. 2/3 e pág. 3/3.

      Att,
      Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *