CONSCIENTIZAR SEU CLIENTE PARA SEU SERVIÇO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS

Neste podcast de hoje eu vou tratar de um assunto um tanto quanto polêmico: Como conscientizar as pessoas a contratar um bom eletricista.

Você que atua na área como profissional da eletricidade já teve a oportunidade de prestar algum tipo de serviço, mesmo que seja para um pequeno trabalho de final de semana e sem dúvidas se deparou com situações onde o potencial cliente optou por contratar um profissional que ofereceu um menor valor.

O grande problema nesta situação é que em uma grande maioria dos casos, isso acontece porque este profissional possui pouca qualificação profissional e não irá oferecer uma execução do trabalho segundo as normas, daí a pergunta:

“E como conscientizar este cliente de que ele precisa verificar a qualidade oferecida no orçamento de instalações elétricas residenciais ?”.






PODCAST CONSCIENTIZANDO SEU CLIENTE.

Tenho uma proposta para você, quero mobilizar o máximo de leitores deste artigo para propagar uma conscientização em massa para que as pessoas entendam a importância de contratar um bom serviço de instalações elétricas residenciais. Ouça o PodCast e entenda um pouco mais do que eu quero fazer através deste artigo:

A CONCORRÊNCIA – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS

Você sabe do que estamos tratando aqui, já falei em outras ocasiões das dificuldades e de como conseguir fazer um orçamento de instalações elétricas residenciais e quanto é complicado quando temos a nossa frente um monte de profissionais desqualificados, certa vez ouvi a seguinte frase de um instrutor que ministrava aulas comigo:

“O problema da eletricidade é que ela permite o funcionamento mesmo estando errado”

Ele se referia simplesmente que por mais que uma instalação elétrica residencial fosse realizada de maneira a não atender as normas como a NBR5410 ou mesmo NBR5419 e NBR5444 (dentre várias outras) ainda sim seria possível obter o funcionamento do circuito e eu achei esta colocação incrível, realmente é o que acontece.

instalações elétricas residenciais

Observe o que acontece, o cliente aprova um orçamento de menor valor, o profissional desqualificado realiza a instalação elétrica em desconformidade as Normas e mesmo assim a instalação está funcionando – Lâmpadas acendendo e apagando, tomadas com tensões nominais, etc – O que fazer então? Conscientizar antes de vender o serviço!

Imagine quando terminarmos criar aqui na Sala da Elétrica uma sequência de artigos que explique a um “leigo” todas as medidas de segurança e necessidades de se realizar uma instalação elétrica segura. Você poderia utilizar este recurso como uma ferramenta para demonstrar a seu cliente através de conteúdo relevante o porque seu orçamento não é tão barato quanto o de seu concorrente e o porque que provavelmente o serviço mais barato é inferior ao seu em relação a qualidade e segurança.

CONCLUSÃO

Acredito de verdade que podemos nos juntar e tornar este objetivo uma realidade, a instalação elétrica residencial realizada de acordo com as especificações técnicas envolvem aspectos de funcionamento e segurança. Deixe seu comentário, quero saber o que acha deste nosso conteúdo e desta nova missão.

Um Forte Abraço

Comentários

  • jose martins

    muito bom obrigado pelo ótimo material parabens

    • Everton Moraes

      Eu que agradeço sua presença aqui na Sala da Elétrica Jose, seja sempre bem vindo

  • João Marques Garrucho

    Você esta coberto de razão.temos que conscientizar o consumidor dos nossos serviços para o real perigo de uma instalação sem projeto e feito por quem não é capacitado.

    • Everton Moraes

      Vamos unir força para propagar esta necessidade

      • Jailton Bastos

        Seria muito bom se o governo exigisse documento técnico com a planta da casa segundo as medidas da NBR 5410, e só então liberasse a casa. Assim a segurança e nosso serviço ia ser bem valorizado.

  • antonio santos

    sinceramente é missão dificil, mas temos que cada dia + falarmos sobre a diferença
    entre um profissional qualificado e uns que só sabem fazer gambiarras. ou seja os baratos que saem caro.

  • Alexandre Morais

    Bom dia Everton, a conscientização do cliente a respeito do serviço de instalações elétricas é muito importante. Eu trabalho de desenhista na empresa e faço serviço de autônomo de eletricista residencial e muitas pessoas que me ligam querem que eu passe o orçamento por telefone. eu não faço isso mas também devemos ter jogo de cintura para não perder o cliente porque a sua maior preocupação é o valor a ser cobrado. Então achei esse assunto que você abordou muito interessante e fico no aguardo de maiores informações. Obrigado Alexandre Morais.

    • Everton Moraes

      Olá Alexandre, vou publicar em breve alguns artigos para continuar esta ideia de conscientização…

  • Alexandre Morais

    Everton, gostaria de fazer uma pergunta: nessa área de perguntas não tem possibilidade de você deixar uma correção de testo igual no Word? Pergunto isso porque fica mais confortavél para escrever e evitar erros de portuguê. Obrigado!

  • Fabio

    Tenho com certeza a mesma parcela de opinião que a sua (Everton)onde executo meus trabalhos como profissional da área elétrica,passo opiniões e sugestões de como meus clientes identificar um profissional de qualidade,para a execução de seus trabalhos com segurança e dentro das novas normas que regem nossa área de atuação,estamos juntos nessa onda vamos propagar nossa qualidade.

  • samuel

    quero aderir a sala da eletrica.

  • Rikson cesar

    Muito obrigado Everton pelas dicas, estão me ajudando bastante.

  • wilson lellis

    concordo com você É MUITO IMPORTANTE A CONSCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS A RESPEITO DE UMA MÃO DE OBRA QUALIFICADA,E MERECE SER RECONHECIDA,PARABENS PELO SEU TRABALHO.

Deixe o seu comentário

dez − três =

Receba mais conteúdos