127 ou 220V QUEM CONSOME MAIS?

Por muitas vezes sou questionado sobre o consumo de energia elétrica e as várias formas viáveis para sua redução, para o uso consciente deste recurso e também (É Claro!!), a fim de obter economia, redução na conta.

O segredo mesmo todos nós já sabemos: o uso racional da energia elétrica com a redução do tempo de utilização do chuveiro, substituição de eletrodomésticos antigos (geladeiras, freezer, etc…) ou até mesmo uma re-instalação de toda infraestrutura elétrica.

Mas  a ideia de criar este artigo nasceu em função de uma pergunta que recebi há algum tempo de um de meus alunos enquanto explanava sobre Potência Elétrica em um treinamento de Instalações Elétricas, a pergunta foi mais ou menos assim:

Um equipamento em 220V é mais econômico do que em 127V?

Esta dúvida é muito comum e você pode se surpreender com o que vamos abordar neste artigo.






POTÊNCIA ELÉTRICA

 

Definição: “Potencia elétrica é a capacidade que um determinado consumidor possui de produzir trabalho a partir da eletricidade em um determinado tempo”

Vamos relembrar um conceito muito importante para sanarmos esta dúvida: Quando estudamos a potência elétrica em corrente contínua aprendemos em instalações elétricas que a corrente ao passar por  material condutor provoca o chamado “Efeito Joule” que representa o aquecimento em função da excitação dos elétrons na estrutura do condutor, correto? O conceito de potência é a base de funcionamento dos consumidores em geral, mesmo em circuitos eletrônicos que possuem baixíssimas correntes e tensões a potência está lá. Daí somos apresentados a uma equação (fórmula) que expressa exatamente este fenômeno, esta abaixo:

A FINAL, QUAL CONSOME MAIS ENERGIA ELÉTRICA , 127 OU 220V?

 

Nenhum! Mudar o nível de tensão objetivando redução do consumo de energia elétrica é na verdade perda de tempo, observe que sua conta de energia elétrica está baseada em KW/h ou seja, o valor da conta de energia elétrica será em função da Potência Elétrica que os seus aparelhos eletrodomésticos, máquinas, etc, consomem, sendo assim a tensão elétrica não irá interferir no seu bolso no final do mês.

Observe no exemplo abaixo, um chuveiro em 220V e um outro  com mesma potência em 127V. A única alteração que observamos é o nível da intensidade da corrente, a potência será sempre a mesma, logo, o consumo também não irá alterar.

 

ENTÃO PORQUE UTILIZAR NÍVEIS DIFERENTES DE TENSÃO?

 

 

Esta é fácil de responder. Observe novamente o cálculo acima… O que mesmo mudou nas duas situações? Exatamente! A corrente elétrica foi o fator que diferenciou as duas situações. Neste caso temos que lembrar que em instalações elétricas, o dimensionamento de condutores está diretamente ligado a corrente que ele suporta, neste caso acima teríamos uma necessidade de um condutor de 4mm² para o chuveiro de tensão nominal 220V, já que este condutor suporta até 28A e um cabo de 6mm² para o chuveiro aplicado a  tensão de 127V.

Sendo assim,  aplicação preferencial de maior nível de tensão a consumidores de maior potência se dá em função de, principalmente, redução dos custos e da inviabilidade técnica na implantação dos fios ou cabos e não para a redução da energia elétrica como muitos costumam dizer.

 

Deixa eu te provar este conceito! as hidroelétricas transportam a energia elétrica gerada através de torres de transmissão que muita das vezes possui um nível de tensão de 500kV, isto porque se transportasse a mesma potência através de tensão mais baixas teria que utilizar cabos imensos que não tornaria viável o transporte aéreo.

Comentários

  • Rafael

    E muito bm que tenha pessoas iguais a vcs dispostos a compartilhar o bm mas precioso o conhecimento valeu

  • Rubens Pinto de Lima

    Sou um apaixonado por elétricaeletrônica desde da minha infância,fazia das pilhas e lampadas de lanternas iluminação de ruas e as pilhas era meu gerador de energia,instalava chaves liga-desliga,postes passava fios e torres de transmissão e depois disso nunca mais deixei de trabalhar com eletricidade e eletrônica,não sou um engenheiro mas sou técnico,gosto muito da minha profissão.No dia a dia do meu trabalho tenho muitas surpresas vou aprendendo mais, tenho 57 anos não quero parar de trabalhar. Um abraço………………………………………………..

    • Everton Moraes

      Olá Rubens! Também sou apaixonado por esta área e sem dúvidas é o que me motiva a estar aqui com vocês, muito Obrigado pela visita e até uma próxima.

  • Marcus Cunha

    Excelente matéria. Tenho certeza que você tirou a dúvida de muitas pessoas, inclusive a minha.
    Sigo o site já algum tempo, pois vocês tem boa matérias e como eu trabalho com motores elétricos, me ajudou.
    Continuem com o ótimo trabalho, pois nada é mais gratificante do que passar conhecimento às outras pessoas.

    • Everton Moraes

      Olá Marcus! muito obrigado pela mensagem, estamos trabalhando para melhorar a cada dia , ainda temos muito que aprender…. Até a Próxima…

  • André

    Olá! Dois comentários:
    1) A potência demandada pelo equipamento é a mesma em 127 V ou 220 V; porém, a perda nos condutores pela corrente 1,73 vezes maior em 127 V nem sempre é desprezível.
    2) “Perca” de tempo é, na realidade, perda de tempo… 🙂

    Abraço
    André

    • Everton Moraes

      Olá André obrigado pelas observações, como eu disse no texto, o consumo de energia não tem referência direta em relação a tensão, a corrente elétrica será o fator principal a ser observado e com certeza não será desprezível.

  • Luiz Edésio de Magalhães

    Olá Everton,

    Parabéns pelo trabalho, excelente o seu blog. Sou profissional de instalações elétricas residenciais, com o diferencial de automação adequada para cada situação. Gosto de trabalhar com este perfil de cliente principalmente pelo fato de dividir conhecimentos. As pessoas merecem aprender coisas novas todos os dias.

    Grande abraço.

    • Everton Moraes

      Obrigado Luiz Edésio! Também gosto bastante desta área…. No que depender de mim a Sala da Elétrica terá cada vez mais conteúdo de qualidade para auxiliar todos os leitores….

  • Lucas Silva

    Olá, muito obrigado pelas dicas.
    Vou termina meu técnico em eletrotécnica e pretendo fazer o concurso da Petrobras, será que vc poderia corrigir algumas questões dos concurso passado, explicando detalhadamente ?
    Ficaria muito grato.

    • Everton Moraes

      Boa idéia Lucas, vou tentar criar uma vídeo aula explicando uma determinada prova de concurso público… Obrigado pela dica…

  • Carlos fontenele

    Então, parabéns por todos os posts sou fã da pagina, passo por aqui quase todos os dias, sou tecnologo em automação e fico melhor no que faço cada vez que passo aqui com suas informações

    • Everton Moraes

      Olá Carlos! tudo bem??? Esteja sempre a vontade para visitar-nos e perguntar/comentar sempre!!! Um forte abraço e Até a Próxima….

  • Paulo

    Parabéns pela iniciativa, merece o Prêmio Topblog Brasil 2013.

    • Everton Moraes

      Muitíssimo obrigado Paulo, Estou trabalhando para tornar a Sala da Elétrica um site de relevância para todos da área…

      Já estou muito contente com a interação de todos vocês nas redes sociais e aqui no site com os comentários, o Top Blog seria muito bom mesmo mas eu tenho paciência e tenho muita esperança de que a Sala da Elétrica irá crescer muito…
      Um Abraço

      • Jader

        Excelente site prof!!!

  • marcio

    Ola abençoa esta de paraben lovado seja aDEUS pela sabedoria que tem demostrado nas explicaçoes vou prestar umma prova estou em Duvida referente qual curso tecnico fazer eletroeletronica ou eletrotecnico ou tecnico automação.
    que o colega me auxiliaria no momento

  • josé Donizete da Silva

    Sou eletricista, depois que conheci a sala da elétrica agora quero cada vez mais conhecer, coisas novas,queria fazer cursos de atomação industrial, Everton por gentileza me indique um sait, para que eu posso me iniciar obrigado.

    • Everton Moraes

      Para ser sincero ainda não conheço nenhum site com cursos de automação industrial mas recentemente criei um blog com estes assuntos, dê uma olhada: Sala da Automação

  • Sérgio L. Costa

    Boa Tarde, Everton!

    No exemplo de potência elétrica segue em corrente continua, como ficaria em corrente alternada.

    atenciosamente.

    • Everton Moraes

      Para o exemplo do chuveiro pode ser considerado o mesmo para corrente alternada, pois para cargas resistivas a potência gerada será “sempre” a potência Ativa somente.

  • Paulo Sérgio

    Quero parabeniza-lo pelo site, ele é muito instrutivo e com boas informações na área de Elétrica. Espero que possamos contar sempre com pessoas como vc, que não guardam informações e conhecimentos. Abraço.

    • Everton Moraes

      Muito obrigado Paulo, no que depender de mim estarei sempre aqui para ajudá-los… Um forte Abraço

  • Wellington H Silva

    Muito legal Everton, não ”expert”, estou no 2º ano de Eng. Produção, acabei de estudar isso em Física e Física Experimental!

    se não fosse essas materias que acabei de estudar, acho que não entenderia muito bem o que se fala nesses post.

    vlw

    • Everton Moraes

      Legal! este assunto é bastante interessante e é uma dúvida muito comum… Obrigado pela visita

  • FERNANDO

    Meus caros colegas por ventura vc tem algum programa gratuito para se trabalhar com eletrica em autocad, pois os que conheço são muito caro, Obrigado

  • Lenine Santiago Duarte Nazareno

    Oi Everton, td bom?

    Amigo, tenho um problema na minha casa, pois moro no primeiro andar e não tenho como fazer um aterramento para o meu chuveiro. O que fiz foi aterrar no neutro, pois sei que este é aterrado pois não existe neutro sem aterramento pois é isto que dá o potencial zero para o mesmo. Mas sei que isto não recomendado, embora não entenda o porquê, de qualquer forma, existe algo que eu possa fazer para resolver este problema?

    Abraço e parabéns pelo site! Coloquei no meu Favoritos.

    • Everton Moraes

      Muito Obrigado Lanine, bom, o correto é tentar passar o terra eficiente em toda a instalação vinda do relógio padrão, qualquer coisa fora disto está em desacordo com a NBR5410.

  • edvaldo garcia

    ola nao me arependo em me cadastrar no site e otimo sou eletronico a 30 anos e me ajuda no site…..gostaria de baixar curso completo de eletrica trifasica estrela delta como funciona tudo isso e pq se usa trifasico numa industrial isso boa tarde

  • lucas

    ola gostaria de saber pra que serve aquele modulo RC na contatora

  • Alexandre

    Os comentarios feitos pelo plugin do facebook nao estao aparecendo !!!!

  • Adnael

    Na realidade lendo esse conteudo que achei muito interessante, me restou uma duvida comprovada com um equipamento, no caso de maquinas como por exemplo lixadeira quando utilizada na tensão de 127V aparentemente força e rotação em relação a uma de mesma marca e potencia mas na tensão de 220V, parece ser menor. É possivel?

    • Everton Moraes

      Olá Adnael, na teoria não poderia ser diferente levando em consideração que o motor do equipamento será sempre alimentado com um nível “x” de tensão e a seleção da tensão vai estabelecer somente a possibilidade de utilizar como alimentação 127 ou 220V, não altera-se então a tensão de trabalho do motor… mas qual o equipamento que você notou esta diferença?

  • ROBERTO

    Muito bom meus parabens, e continue nos ajudando.

  • marcio

    gostaria de fazer uma pergunta tenho 03 fases uma com 128 Amp ,outra COM 108 Amp,outra com 118 Amp, estou com pouca carga no neutro .
    O neutro tem só 25 Amp, posso passar parte dessa rede para 127,exemplo iluminação.
    Para que eu possa baixar a tensão,o padrão suporta até 135 Amp.
    Aguardo ajuda. abraço. Márcio.

  • Théo

    Everton excelente sua explicação, agora gostaria de saber, com cálculos, o que acontece quando colocamos um equipamento 127V EM 220V, (QUEIMA), Agora com cálculos convincentes.
    Desde de Já agradeço.

    • Marcilio Drums

      o equipamento vai queimar simplesmente pelo fato dele ter sido projetado para trabalhar com tensão mais baixa 127v que 220v.
      Não vou elucidar cálculos, porém tentarei uma reflexão:
      imagine que a tensão é a velocidade com que os elétrons correm ou os amperes viajam no fio. supostamente 127v seria uma velocidade menor que a velocidade de 220v. Agora vamos fazer uma comparação: Quanto vc consegue correr numa estrada? supondo que vc consiga incríveis 40km/h. Agora imagine que atrás de vc vem um carro em 80km/h (que é o dobro da sua velocidade), e vc não vai conseguir sair da frente a não ser que consiga correr mais rápido ou no minimo na velocidade igual. Se vc não conseguir o que acha que vai acontecer?
      A mesma coisa acontece com equipamentos construídos pra trabalhar em 127v e são ligados em 220v.

      Ps- Por favor entenda que tudo acima escrito foi para explicação.

  • Brian Freitas

    Mais um excelente artigo!
    Coisas que infelizmente não vi em 5 anos de curso, aprendi aqui no site…

  • Fanequipamentos Tanques Polipropileno

    Olá,
    Muito bom o conteúdo, estava com uma dúvida e com uma simple leitura consegui resolver minha dúvida.
    Seu exemplo matou minha dúvida.
    Grato.
    Fanqeuipamentos

  • Luhtier: Marcos Santos.

    Muito boa a matéria!!!
    Parabéns por compartilhar o conhecimento de uma forma bem didática.

  • marciel

    Excelente explanação e ilustrações! Parabéns pelo blog.

  • Givago Prandini Maia

    Boa tarde Eng. Everton Moraes.
    Ótima explicação sobre o consumo de energia em corrente de 110 e 220.
    Sanou minhas dúvidas sobre produtos que estou comprando.
    Muito obrigado pela sua disposição em nos auxiliar.

    • Eng ° Everton Moraes

      Olá Givago, eu que agradeço sua visita e reconhecimento do meu trabalho… um forte abraço e até mais

  • antonio

    Muito bom seu artigo, estsva ckm essa dúvida, por que minha rede é 220 e tenho um equipamento que é 127 comprei um transformado 220-110 potencia 100 wthz o meu consumo seria o mesmo se fosse 220?

    • Eng ° Everton Moraes

      É isso mesmo Antônio, a potência não é alterada, somete terá gastos maiores com os condutores e componentes, isto em função da corrente ser maior, mas a potência elétrica tende a ser a mesma…

    • Marcilio Drums

      sim o consumo seria o mesmo. Mas observe que só por usar um transformador o seu consumo aumenta um pouco devido as percas de corrente desperdiçadas em forma de calor nos enrolamentos do transformador.

  • Viana

    Prezado Everton, muito curiosa sua explicação.
    Se não há diferença de consumo usando 110V, porque então continuam instalando chuveiros elétricos 220V nas casas mesmo sendo mais perigosos?
    Quanto a economia de material: Uma instalação correta 220V (padrão ISO) necessita de bom aterramento, ao contrário da de 110V onde as pessoas dão um “jeitinho” usando o neutro (os fabricantes até sugerem veladamente essa prática…) , portanto, o material supostamente”economizado” será utilizado na instalação 220V , pois a mesma terá três fios ao invés de dois na instalação.

    • Eng ° Everton Moraes

      Olá Viana, esta sua dúvida é bem comum e pertinente, o fato de utilizar os equipamentos em 220V é sim para a redução da corrente elétrica que se fosse utilizados em 127V teríamos a necessidade de condutores muito maiores, por exemplo um chuveiro de 6800W dependendo do fabricante do cabo teríamos que colocar uma bitola de 10mm²…. o disjuntor também seria com uma capacidade superior….

    • Marcilio Drums

      Nunca observei tal recomendação dos fabricantes relacionado a dar um jeitinho usando neutro da rede em tensão 110v. Amigo nunca utilize neutro como aterramento. Aterramento é aterramento e neutro é neutro, cada qual com sua função independente da tensão. Então por motivos de segurança nunca dê um jeitinho, sempre faça o correto.

  • jose roberto

    ola everton tenho uma duvida eu tenho um chuveiro 5400wats em 127v e outro chuveiro 5400em 220v qual destes dois chuveiro eu gasto mais kvh no final do mes att jose roberto

    • Fernando

      O gasto será igual, mas o desgaste dos fios e menor no 220, explicando, o fio vai esquecer menos, e não se esqueça se o fio esquenta está consumindo energia tanto para aquecer o chuveiro quanto para aquecer o fio, onde as pessoas acham que 110 consome mais

  • Rodrigo

    Éverton, uma pergunta: quando a tensão no imóvel em 220V e gostaria de usar um equipamento em 127V utilizando um transformador? Temos impacto no consumo?

  • Domenica Rubia

    Olá Everton, bom dia, muito boa sua explicação, ao meu ver o relógio la´no quadro de força, ele não enxerga WATS e sim corrente elétrica , tanto é que quando colocamos um chuveiro de 5400 WATS em 220V, num relogio mais antigo (de disco) onde se pode ver o disco girar, ele gira numa velocidade, Enquanto que se colocarmos o mesmo chuveiro de 5400 WATS em 110V, o relogio gira mais rápido, portanto deve faser diferença e grande na conta (rs rs).

    • Douglas

      Boa tentativa, mas ele ainda continua enxergando só em WATTS.
      O que acontece é muito provavelmente em todas as casas onde tem tensão bifásica (2 fases de 127 + 1 neutro), fazemos a instalação do chuveiro para 220V – que é o que mais usamos devido à explicação da economia da espessura do cabo que utilizaremos para liga-lo a qual o Everton citou no artigo. O seu chuveiro de 5400W em 220V vai ter 24,45A de corrente – por isso geralmente o cabo do chuveiro é 4mm² . Mas se colocamos um de 127V com os mesmos 5400W, ele vai exigir 42.51A de corrente. Aí colocamos esse chuveiro no mesmo cabo de 4mm – que suporta até 28A. A corrente tem que fluir num aperto total – super limitada – e é por isso que ocorre a “mágica” no seu relógio e na sua conta.

  • João Paulo Leite

    Olá…
    Seria possível ter em minha residencia tomadas com 110v e 220v com um padrao de entrada de 220v sem o uso de transformadores,e se essa pratica causaria algum impacto no gasto de energia,e se interferia nos outros equipamentos funcionando em 220e110v.Obrigado

    • Fernando

      Sim perfeitamente, as duas fases são individuais, vc pode usar uma fase e o neutro para uma tomada 110 da casa, a outra fase com o neutro para outra tomada110, e as duas fases para uma tomada 220, se vc tiver um padrão 220 vc pode ter tomadas tanto 110 quanto 220, a ligação errada pode fechar curto ou queimar seu aparelho.

  • Maucirio J. Silva

    Olá professor! Posso colocar um exaustor 220 no banheiro na mesma rede do chuveiro, considerando que ele será acionado todas as vezes que usar o banheiro, inclusive no banho?

  • Danilo I. Alexandro

    Bom dia!
    Se eu for instalar um ar condicionado e minha rede só tem 127v o que seria melhor eu colocar um transformador ou mudar a rede para 220?
    digo em relação a menor consulmo. E menor gasto na conta de energia.

  • Cleiton Pellenz

    Professor estou com uma duvida em minha residência. Mas entes parabéns pela explicação acima. Tenho um problema aqui, minha residência é 127v e gostaria de ligar duas tomadas 220v no fundo da casa, gostaria de saber qual a bitola do fio que é necessário pra puxar do relógio de luz, até próximo da tomada? sendo que vou ligar uma lampada de 400w e um futuro Flash cure de uns 3000w.

  • Luiz Otavio S Silva

    Boa tarde. Boa explicação. Mas ainda não me convenci de que não faz diferença no preço pago na conta a diferença de tensão. O medidor de energia está medindo o que, exatamente? Não é a corrente (amperes) que passa por ele? Daí ele transforma essa corrente em KW/h, que é o que é cobrado. Ora, os equipamentos 220V precisam aproximadamente de metade da corrente para obter a mesma potência daqueles de 110V, não é isso? Se os medidores funcionam assim, medindo a corrente que passa por eles e a convertendo em KW/hora, os quanto maior a tensão, menor a corrente. Pois, do meu ponto de vista, o medidor não tem como saber em que aqueles amperes que estão passando por ele estão sendo utilizados. Exemplo prático. Na minha casa todos os equipamentos são 220V. Moro sozinho. E tenho bastante equipamentos elétricos, mais do que um de meus filhos, que mora numa casa em que todos equipamentos são 110V e também vive sozinho. Temos hábitos de consumo semelhantes em relação a esses equipamentos (chuveiro, televisão, computador, geladeira, microondas e iluminação). MInha conta de luz é aproximadamente 60% do valor da conta dele. Pode me esclarecer essas dúvidas?

    • Diego Camolesi

      Boa tarde, Luiz!

      Deixa eu tentar lhe ajudar…
      Um exemplo prático: um chuveiro de potência igual a 4400 watts ligando nas duas tensões, 127 e 220 volts.

      4400 / 220 = 20 Amperes
      4400 / 127 = 34,65 Amperes

      Se a conta parasse aí, realmente não seria vantajoso realizar uma ligação 127 volts, PORÉM, a rede bifásica (220), como o nome sugere, trabalha com duas fases ligadas ao equipamento, sendo assim temos a seguinte situação:

      chuveiro de 4400 watts em uma rede 127 = 34,65 Amperes
      chuveiro de 4400 watts em uma rede 220 = 20 Amperes x 2 fases = 40 Amperes

      Então o gasto seria igual, ou então maior na rede 220, mas como a rede 127 trabalha com uma amperagem maior, logo o fio esquenta mais, gastando mais energia caso o mesmo não tenha um dimensionamento correto. Isso pode explicar o porquê do maior consumo na residencia do seu filho.
      O caso apresentado por você, em relação à residencia do seu filho comparada com a sua

      • Luiz Otavio S Silva

        Obrigado pela resposta, Diego. Bastante esclarecedora, proém criadora de mais uma dúvida. Se a rede tem duas fases de 220V e um neutro e o chuveiro é de 220V, não seria o caso de ligar o chuveiro numa fase de 220 e no neutro?
        Na minha outra casa, onde a rede é bifásica 127, os chuveiros 220 são ligados nas duas fases de 127. Se a rede é bifásica 220, não deveria ser fase 220 e neutro?
        Estou confuso.

  • Diego

    Luiz, desculpe a demora, não achava o site de novo rsrs…
    Na verdade, uma rede bifásica trabalha com DUAS fases 127. Não existe fase única que seja 220.
    É um calculo meio confuso, afinal duas fases de 127 resulta em 254 e não 220, porém a explicação envolve contas complexas (dê uma olhada nesse site que está bem explicado http://www.sofazquemsabe.com/2015/09/a-confusao-das-voltagens-qual-e-correta-127-ou-110-volts.html). Espero ter ajudado mais uma vez! Abraços meu amigo.

    • Gustavo Ferreira

      Sim, existe fase única de 220v, temos estados no Brasil onde é fornecido os 220v em uma única fase

  • Francisco Negreiro

    Boa noite!
    Eu posso ligar um medidor de energia eletrônico 220v (fase e neutro) em uma rede 127v. Ele vai registrar o consumo de energia corretamente?
    Obrigado pela atenção.
    Francisco Negreiro

  • anderson

    Boa noite! não entendi a situação da bitola do condutor ser menor para 220v e maior para 110v???

    • Gustavo Ferreira

      Quando você faz o cálculo I(CORRENTE)=P(POTENCIA) / V(TENSÃO), você perceberá que a corrente será menor para 220v do que para 127v, sendo assim, a bitola necessária para conduzir esta energia em um sistema 220v também será menor do que para 127v.

      Espero ter ajudado.

  • Antonio Carlos

    Boa tarde pode me tira uma duvida? Gerador de Energia a Gasolina 3,1Kva 4T 110 240V e 12V 3100W 212cc vg-3100 Vulcan pode ligar uma fritadeira eletrica e 4 lampadas fluorecentes ?

  • Fabrício de Carvalho

    A utilização da alimentação 127v ou 220v é interessante somente para concessionária que acaba equilibrando sua rede.

  • Reinaldo

    Everton, tudo bem? me ajuda ai. 127 volts e 220v o consumo é o mesmo para uma carga de 100 watts certo? mas em 220 volts a taxa da concessionaria é maior que a taxa de 127v correto? sendo assim , o valor na conta de luz seria maior ??? e sobre as correntes serem diferentes nas tensões que mencionei, porque isso acontece?

  • Edinaldo Lopes Vargas

    Qual consome mais energia um choveiro ou uma máquina de solda de 250 amperes?

  • Edinaldo Lopes Vargas

    Ainda não obtive a resposta professor

  • Gilberto Dorneles

    Acho que a melhor analogia é relacionar a água.
    O que gasta mais água? Caixa d’agua a 3m de altura ou 10m de altura? A única diferença vai ser que com a caixa a 10m de altura a pressão vai ser maior, permitindo um menor diâmetro

    • Engª Camila Andrade

      Olá Gilberto, tudo bem?
      Muito obrigada pela dica.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • Willy Borges

    Boa tarde Everton.
    Eu tenho uma duvida que ninguém soube me responder.
    Eu mudei agora e a cidade tem a tensão 127v e meus eletrodomésticos são 220v, eu pedi a mudança para o padrão bifásico e estou usando as duas fazes 127v pra ter os 220v.
    Eu percebi que a quantidade de quilowatts aumentou muito, normalmente eu consumia 140 quilowatts e agora esta vindo 195 quilowatts.
    Estou pensando em mudar os eletrodomésticos.
    O que você acha ?
    Obrigado, e parabéns pelo site.

  • Anísio Geraldo

    Eu gostaria de aprender a resolver o problema em que ; quando se liga o acendedor elétrico do fogão ou aciona a campainha a tela de tv apaga por segundos e volta ao normal.
    Agradeceria o retorno.

  • Iraciene Santana Pereira

    Oi, Everton! Amei sua explicação. Desejo que você sempre tenha disponibilidade para continuar doando seus conhecimentos como vem fazendo: com paciência, atenção e carinho. O Brasil precisa de educadores assim. Você é show!

    • Engª Camila Andrade

      Olá Iraciene, tudo bem?

      Muito obrigada! Fico muito feliz em saber que você gosta dos nossos conteúdos e que ajudamos os leitores de alguma forma.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • Lucineide

    Muito bom!! valeu!!

  • Ranieri Macedo

    Mas tenho uma dúvida.. Se calcular a potência pela tensão, no 110 têm se um ampere maior que 220..entao se tem um ampere maior..não a maior gasto de energia?

    • Caio Paiva

      Olá Ranieri, tudo bem?

      No nosso artigo foi considerado a potencia (P) constante, devido os equipamentos já apresentarem uma potencia pré determinada de fabrica,
      portanto só haveria alteração na tensão ou na corrente.
      Porém para se calcular um desses fatores, o Sr. necessita ter conhecimento das outras duas grandezas P = V * I;

      Portanto com o aumento da tensão [V] e/ou da corrente [I], tem se uma potencia [P] maior.

      Atenciosamente
      Caio Paiva
      Equipe Sala da Elétrica

  • Maria pazuelo

    Bom dia gostaria de saber pq desde novembro meu consumo em watts dobrou.ja troquei chuveiro fios e coloquei pra 220.Não adiantou só tenho em casa 2 chuveiros liquidificador 1 TV 2 ventiladores uma geladeira frost frete uma máquina de lavar.so fica ligado dia todo a geladeira a máquina 3 dia na semana.liquididificador 2 x na semana ventilador a noite toda um só.ferro uma vez na semana 2 h. E 8 lâmpadas mercurio

    • Caio Paiva

      Olá, tudo bem?

      A Sra. deve realizar alguns testes simples, como por exemplo, desligar alguns equipamentos por um determinado tempo,

      E observar o consumo em seu medidor. Outra opção é contratar um profissional e verificar se todos os componentes do circuito estão em conformidade.

      Atenciosamente,

      Caio Paiva – Sucesso do Cliente
      Sala da Elétrica.

  • gleidson

    O que é mais em conta? usar um tranformador de 110v para 220v, ou solicitar uma fase de 220? (para ligar uma central de ar).

    • Caio Paiva

      Olá Gleidson, tudo bem?

      A viabilidade vai depender do custo de material, ou seja, no seu caso é necessário verificar custo do transformador(com potência equivalente ao equipamento) e o custo que será cobrado para incluir uma nova fase.

      Espero ter ajudado.
      Atenciosamente,
      Jefferson Araujo – Sucesso do Cliente
      Sala da Elétrica

  • Albio Silveira dos Santos

    Boa Tarde Everton
    Sou técnico em segurança do trabalho, mas também técnico mecânico e como tal, trabalhei vinte e cinco anos em uma concessionária de energia. Dez anos na geração de energia térmica e treze anos na segurança do trabalho nesta mesma empresa. Resumindo, sempre envolvido com a questão eletricidade, o que fez com que aprendesse a gostar da área. Hoje, aposentado, ministro muito curso de NR10( parte de segurança). Leio muito e também assisto aos vídeos da sala da elétrica e muitas dúvidas tenho sanado. Cumprimento de coração aos componentes da escola e continuem assim, colaborando e muito com nosso crescimento profissional, pois, apesar dos meus setenta anos não perdi a vontade de aprender. Abraço

    • Jefferson Araujo

      Olá Albio,
      Muito obrigado pelo seu feedback.
      Ficamos muito felizes que tenha gostado do conteúdo, e mais felizes ainda por ajudar no seu crescimento e conhecimento.

      Atenciosamente,
      Jefferson Araújo
      CS-Sala da Elétrica

Deixe o seu comentário

dezenove + dezesseis =

Receba mais conteúdos