Ao fazer a instalação elétrica de um ambiente, você tem que saber que a luz que vai estar presente ali é um componente fundamental. O nível de luz dentro de um cômodo vai dizer o que pode ou não fazer dentro dele, e isso tem um efeito e tanto em como você se sente dentro dele. Por exemplo, não é tão confortável ler sob a luz de uma vela, entretanto um jantar romântico fica extremamente envolvente sob a mesma vela. É nesse momento que o Dimmer faz toda a diferença.

Sabendo disso concluímos então que a quantidade de luz dentro de um ambiente precisa ser variável.

O Dimmer é um componente elétrico muito prático que te permite ajustar a intensidade da luz, indo de quase escuro para totalmente iluminado, apenas girando ou apertando um botão. E no Artigo a seguir, você além de conhecer um pouco mais sobre esse componente, vai descobrir como fazer sua instalação com uma lâmpada de LED.

Clique no vídeo abaixo, pois nele eu te ensino como fazer essa instalação na prática!

Como o Dimmer Funciona?

Os dimmers mais modernos são dispositivos que ligam e desligam o circuito de luz mais rapidamente, afim de reduzir a quantidade total de energia que flui através desse circuito. Isso faz com que o circuito da lâmpada seja desligado muitas vezes por segundo.

O ciclo de comutação é construído em torno da flutuação da corrente alternada que tem polaridade de tensão variável – em uma onda sinusoidal ondulada, ela flutua de uma voltagem positiva para uma voltagem negativa. Em outras palavras, a carga em movimento que compõe a corrente alternada está constantemente mudando de direção.

Desta forma o Controlador de Intensidade corta a onda senoidal, desligando automaticamente o circuito da lâmpada sempre que a corrente reverte a direção; e quando a tensão sobe novamente a um certo nível ele liga novamente esse circuito.

Como fazer a Instalação em uma Lâmpada LED:

Antes de qualquer coisa você deve procurar pela lâmpada correta, exatamente, existem lâmpadas que não podem ser “dimerizáveis”, procure pelas que apresentam a palavra “Dimerizável” na embalagem.

Agora é a hora de escolher o dimmer correto, pois existem os dimmers que são voltados para uso em lâmpadas incandescentes, devido a ter uma tecnologia mais antiga, ideal para instalações mais antigas. Procure então os que funcionem bem com LED, normalmente se encontra essa informação na embalagem também.

Tendo em mãos o Dimmer e a Lâmpada compatíveis entre si, a instalção é bem simples.

Basta ligar a fase no conector indicado pela letra “L”, e o fio de retorno, que vai para a lâmpada, no conector identificado por um ícone de uma seta na diagonal cortada por um “~”

Parte traseira de um dimmer

Na parte interna do dimmer existe normalmente um potenciômetro, com a finalidade de ser usado para ajustar a intensidade das transições de luminosidade.

Pronto!

Viu como é simples efetuar essa instalação, e assim poder ter o controle da intensidade da luz dentro dos ambientes da sua casa, ou de seus clientes?

Como de costume, vou deixar um material muito importante para você profissional, é um Guia com todos os símbolos usados em diagramas residenciais. É Gratuito! Então basta clicar na imagem abaixo e baixar. Afinal você não quer perder essa vantagem não é??

Banner Gia LIDE Residencial
Dimmer: Como Instalar em Lâmpada de LED?
Avalie este Post

Fernando Canal

27 anos e eterno aprendiz. Atualmente atuando como Analista de SEO, Social Media e Copywriter aqui na Sala da Elétrica, além de ser músico e entusiasta da fotografia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/

1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação

Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial

Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post


Semana método lide express

Avalie este Post