Home Elétrica Comandos Partidas Eletrônicas 8 passos para você entender melhor o que é Soft Starter
8 passos para você entender melhor o que é Soft Starter

8 passos para você entender melhor o que é Soft Starter

0
23

Soft Starter? O que é isso? Você já deve ter visto, ou ouvido falar sobre o soft starter.

Deve até ter se perguntado “ o que é? ”, “ Para que serve? ”, “ Como funciona? ”. Mas não se preocupe, neste artigo vamos falar detalhadamente e sanar as suas dúvidas a respeito deste assunto.

Com a difusão da tecnologia veio a necessidade de equipamentos confiáveis, efetivos e, de preferência, com baixo custo. Por esta razão, atualmente usam-se os microcontroladores na maioria dos dispositivos elétricos.

Com os microcontroladores é possível conseguir grandes feitos como por exemplo baixo gasto de energia, proteção contra choques elétricos, e proteção dos componentes.

No caso do soft starter são usados chaveamento eletrônicos.

Essas chaves contribuem para a diminuição de corrente de partida, que diminui os choques mecânicos do motor, e consequentemente aumenta a vida útil do mesmo.

COEL 300×250

Pode-se também utilizar o soft starter em fontes de energia não confiável e/ou fracas.

Neste artigo você verá:

  1. O que é um Soft Starter
  2. Funcionamento
  3. Principais funções do Soft Starter
  4. Onde e quando usar o Soft Starter
  5. Aplicações do Soft Starter
  6. Características do Soft Starter
  7. Simbologia do Soft Starter
  8. Vantagens e Desvantagens

Funcionamento

O soft starter é um dispositivo eletrônico composto por pontes de tiristores (SCR’s) acionadas por um circuito eletrônico, com a finalidade de controlar a tensão de partida do motor, bem como sua desernegização.

Fazendo assim, com que a energização e desenergização do motor sejam suavizadas. O soft starter pode substituir os tradicionais modos de ligação estrela-triangulo, chave compensadora e partida direta.

Com o soft starter é possível também limitar a corrente de partida, evitando assim, picos de corrente. Além de possibilitar a partida e parada suave, e também promover a proteção do sistema.

Para se obter uma partida suave é necessário um torque de partida reduzido no motor. Para atingir esse objetivo é necessário controlar a tensão aplicada no motor, consequentemente a corrente de partida.

Para isto é necessário o uso de uma ponte de tiristores (SCR’s), regulador de tensão, unidades de controle eletrônico e etc, então, faz-se necessário o uso do soft starter, que tem todos esses componentes internamente.

Temos basicamente 3 formas de controle com o soft starter:

Controle de energização: Aplica-se uma tensão inicial, os SCR’s (dois SCR’s ligados em paralelo, um em cada sentido) condução SCR Soft Starterfazem com que a tensão seja defasada com um atraso de 180 graus durante os respectivos ciclos de ½ onda (onde cada um dos SCR’s irá conduzir).

forma de onda SCR ligados em paralelo

Este atraso é reduzido no decorrer do tempo, fazendo com que a tensão aumente gradativamente até alcançar o valor de alimentação total.

 

 

 

Vn=Tensão nominal
Vp=Tensão de partida
Tr=Tempo de rampa de energização

 

 

 

 

 

Proteção do sistema: As principais características do motor são monitoradas de acordo com a configuração do soft starter, essas características são monitoradas através da tensão de partida, caso exista algum problema, alguma alteração indesejada na corrente de cada fase, o soft starter interrompe a tensão, protegendo assim o motor.

Controle de desenergização: Ao contrário do controle de energização, esse controle administra, através do mesmo princípio do controle da energização, o tempo de desenergização. Esse tipo de controle visa sempre trabalhar com a melhor performance possível do equipamento a ser controlado.

 

 

 

Vn=Tensão nominal
Vt=Início da desenergização
Vz=Tensão de parada do motor
Tr=Rampa de desenergização

 

 

 

 

Principais funções do Soft Starter

soft starter

 

 

Power On – Led aceso quando o soft starter estiver alimentado
Full voltage – Indica que o motor está sendo alimentado com 100% da alimentação
Start time – determina o tempo de partida, o tempo que o motor levará para ir da Vp (tensão de partida) até Vn (tensão nominal).
Initial voltage – determina o valor de tensão inicial do motor, Vp.
Stop time – Determina o tempo de desligamento (tr) do motor. O tempo que levará para a tensão ir de Vn (tensão nominal) até Vz (tensão de repouso, 0V).
NOTA: Algumas funções são disponíveis apenas para algumas versões de soft starter

 

 

 

 

 

Onde e quando usar o Soft Starter?

Os soft starters são geralmente usados para partidas de motores de indução CA (corrente alternada) tipo gaiola, podendo assim substituir as partidas mais convencionais como as partidas estrela-triangulo, chave compensadora e direta.

É um equipamento eletrônico capaz de controlar a energização do motor no momento da partida, permitindo assim, que o motor tenha a melhor performance possível. E por esta razão o soft starter é comumente utilizado.

Principais aplicações

  • Bombas centrífugas (saneamento, irrigação, petróleo);
  • Ventiladores, exaustores e sopradores;
  • Compressores de ar e refrigeração;
  • Misturadores e aeradores;
  • Britadores e moedores;
  • Fornos rotativos;
  • Serras e plainas (madeira);

Características principais

  • Eficiência melhorada: Trabalha da melhor forma possível, fazendo assim que o motor tenha a melhor performance possível.
  • Energização controlada: A corrente de partida pode ser controlada, alterando assim facilmente a tensão de partida e isto assegura o arranque suave do motor, sem trancos.
  • Desenergização controlada: O tempo de desligamento do motor é controlado.

Partida Direta
Partida Estrela Triângulo
Partida com Soft Starter

 

 

 

 Simbologia do Soft Starter

simbologia do soft starter

ATS: Nome do componente
1, 3 e 5: Alimentação da rede
2, 4 e 6: Saída para o motor
PE: Aterramento

Vantagens e desvantagens

Vantagens

Desvantagens

  1. Ajuste da tensão de partida por um tempo pré-definido;
  2. Pulso de tensão na partida para cargas com alto conjugado de partida;
  3. Proteção contra falta de fase, sobrecorrente e subcorrente, etc.
  4. É uma partida eletrônica fazendo com que a corrente de partida do motor tenha uma performance muito melhor que as demais partidas.
  1. Redução do torque na partida (é possível programar um pulso de torque para o arranque)
  2. Os SCR’s provocam perda de potência se continuarem ligados ao circuito após a partida

Conclusão

Assim, sabendo que com a evolução da tecnologia foi necessário desenvolver dispositivos contendo microcontroladores, um dos dispositivos criados diante disso foi o soft starter.

O soft starter pode ser usado para resolver problemas de picos de corrente na partida dos motores, trancos e até mesmo fazer a proteção do sistema ligado a ele. Por esta razão ele é comumente usados, assim como o inversor de frequência.

Saber como e quando utilizar este tipo de componente é bastante importante, assim como sempre se atentar para aplicar os conhecimentos da forma mais segura possível, evitando assim, possíveis acidentes elétricos.

Para saber um pouco mais sobre o soft starter assista ao vídeo abaixo, onde você vai encontrar informações mais detalhadas sobre este componente.

Vídeo

Gostou do artigo e do nosso vídeo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe para seus colegas! 😉

8 passos para você entender melhor o que é Soft Starter
4.7 (94.87%) 39 votes

tags:
Engª Camila Andrade Engenheira de 29 anos. Formada em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI. Atualmente na área de redação e suporte técnico da Sala da Elétrica. Atuou em: Área de Engenharia de processos na WEG, pós vendas e suporte técnico, redação de manuais de bordo automotivo, manual de reparos automotivos e também desenvolvimento de esquemas elétricos automotivos.

Comment(23)

  1. Boa tarde! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo ótimo material. Apenas fiquei com algumas dúvidas como por exemplo, qual soft starter utilizar ? Como dimensionar para meu circuito, através da corrente de pico ou corrente nominal do.motor ? Em casos onde a placa do motor está desgastada e eu não tenho as informações como potência, corrente, fator de potência e etc, como faço para descobrir ? Obrigado desde já

    1. Olá Gustavo,
      Somente será possível escolher o Soft Starter corretamente se você conhecer as características do motor. Existem Soft Starters de diversas capacidades (várias potências), e por esta razão precisamos saber os dados do motor.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  2. olá como posso fazer a programação dentro de um zelio para dois motores de 15hp que trabalhavam com estrela triangula e agora devem trabalhar com um sofit start para cada

  3. Observando seu gráfico de corrente na partida estrela-triangulo a corrente ao comutar para triangulo sobe até o mesmo valor da partida direta apesar do motor já estar girando ?

    1. Olá Helder,
      Sim…é assim mesmo. Com o sistema Estrela triângulo o objetivo é amenizar a corrente de partida e aquele tranco que tem quando ligamos o motor.
      Quando ele troca de estrela para triângulo, a corrente sobe também, mas o tranco, o solavanco é menor.
      Por esta razão, usar o soft starter é ainda melhor que a partida estrela-triângulo.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

    1. Olá!
      Com a partida estrela triângulo corrente de partida diminui em 1/3.
      Qualquer dúvida estaremos a disposição.

      Att, Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  4. Boa noite.
    Gostaria de saber quais os valores ideais de ajuste para tensão e tempo de rampa de aceleração e desaceleração para as aplicações da soft starter.

    1. Boa tarde Elói,
      Muito obrigada! A Equipe Sala da Elétrica fica muito feliz em ajudá-lo de alguma forma.

      Att,
      Eng. Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

    1. Olá Dárcio,
      Sua sugestão está em nossa lista de conteúdos.
      Muito obrigada pela sugestão.

      Att, Camila Andrade
      Equipe Sala da Eletrica

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *