O que é Soft Starter? Você Aprendeu Errado!

Você sabe O que é Soft Starter? Muitos aprenderam que ele é rampa de aceleração, ou rampa de desaceleração, mas está errado.

Quando a gente fala sobre inversor de frequencia e de soft starter, a primeira dúvida que vem é:

Qual é a diferença entre inversor de frequencia e de soft starter? Sabendo que ambas são partidas eletrônicas para motores elétricos trifásicos.

Você precisa entender aqui a diferença crucial, que é a capacidade de controle de velocidade, que é o caso do inversor de frequência.

MAS POR QUE CONFUNDEM O INVERSOR DE FREQUÊNCIA COM O SOFT STARTER?

Existem 2 termos que você aprendeu, dentro do contexto de formação, da sua aprendizagem.

Imagina, quando você quer aprender o que é soft starter, ou um pouco sobre ele, você vai atrás de um vídeo, ou do manual técnico.

E você ouve o seguinte termo: para que você configure ele da maneira correta você precisa configurar a rampa de aceleração e a rampa de desaceleração.

Sim, existe esses termos em manuais técnicos, e eu quero te mostrar que esse termo não condiz com a realidade.

Usar esses termos pode estar te confundindo!

Quando falamos da “rampa de aceleração” do soft starter, o que estamos falando é a capacidade que ele possui em realizar a partida em um determinado tempo, e a injeção de tensão naquele tempo.

Leia também: Inversor de Frequência ou Soft Starter, Qual Devo Comprar Para Ligar o Meu Motor?

O QUE SERIA A RAMPA DE ACELERAÇÃO

PARA O SOFT STARTER?

Imagina que eu tenho nível de tensão ao longo do tempo.

E para o soft starter eu tenho que configurar um nível de tensão inicial para que aconteça a partida do motor.

Isso significa que por mais que eu tenha um motor elétrico de 220V, eu configuro a tensão inicial, que pode ser por exemplo 50% da minha tensão nominal.

Então eu saio da tensão inicial (partida), e vou até alcançar a tensão nominal, e essa rampa, é chamada de rampa de aceleração.

 

O que é soft starter: rampa de aceleração, e rampa de desaceleração

MAS AFINAL, O QUE ELE FAZ?

O soft starter não controla a velocidade, ele controla a injeção de tensão elétrica, gradualmente e crescente para que alcance a tensão nominal.

Então PARE de chamar de rampa de aceleração, e comece a chamar de rampa de rampa de partida do motor. Assim você aprenderá os sentidos corretos.

Quando eu entendo de verdade o termo, eu paro de errar na associação com os outros dispositivos.


QUER SABER MAIS SOBRE O SOFT STARTER?

Deixa nos comentários.

Aqui na Sala da Elétrica nós temos o treinamento que está mudando a vida profissional de mais de 7 mil eletricistas ao redor do mundo.

Nosso treinamento de Máquinas e Comandos Elétricos na Prática.

Um treinamento que vai te colocar em outro nível quando o assunto for manutenção elétrica, vai te colocar passos a frente no mercado de trabalho.

Para conhecer o treinamento que vai te tornar um eletricista de manutenção bem sucedido, clique na imagem abaixo e dê o primeiro passo para tornar seu trabalho em outro nível.

Clique na imagem abaixo 👇

Se torne especialista conhecendo a teoria e a prática dos Comandos Elétricos - 2

Everton Moraes

Professor, palestrante e instrutor de treinamentos a mais de 9 anos. Já passou por grandes empresas no Brasil como, Senai, Scania, Pirelli, Toledo entre outras. Todo o conhecimento adquirido em 20 anos de carreira é disponibilizado nos cursos e treinamentos.

“Sou apaixonado pela formação e qualificação de profissionais, passando todo o meu conhecimento prático e ajudando todos os meus alunos a também adquirirem esse conhecimento a se tornarem melhores profissionais.”

Deixe o seu comentário

três − dois =

Receba mais conteúdos