Inversor de Frequência ou Soft Starter, Qual Devo Comprar Para Ligar o Meu Motor?

  • Por: Everton Moraes
  • julho 26, 2021
  • Autônomo
  • 0 comentários

Se existe uma dúvida que nós recebemos frequentemente aqui na Sala da Elétrica é: Qual a Diferença Entre o Inversor de Frequência e o Soft Starter? Qual eu devo comprar?

Como escolher um ou outro?

Hoje eu vou te explicar, em detalhe, como diferenciar a aplicação destes dois componentes, então continue a sua leitura que o conteúdo está top demais…

De fato, estes dois componentes são o que chamamos de DISPOSITIVOS DE PARTIDA ELETRÔNICA, para motores elétricos trifásicos (MIT)…

No entanto, possuem comportamentos diferentes em suas aplicações, por exemplo.

QUAL A DIFERENÇA DO INVERSOR DE FREQUÊNCIA E DO SOFT STARTER?

Inversor de Frequência ou Soft Starter

O Inversor de frequência tem como objetivo o controle da frequência da rede de alimentação com a finalidade principal controlar a velocidade do motor elétrico, afinal, a velocidade depende de alguns parâmetros como número de polos, frequência da rede, dentre outros.

Porém, a quantidade de polos é um parâmetro difícil de mudar em uma máquina física, restando então a manipulação da frequência…

É exatamente nesse ponto que este componente entra, pois ele é capaz, através dessa manipulação da frequência, manipular também a velocidade do motor.

Ele também, inevitavelmente, devido à sua função, ajuda na suavização de partida do motor.

Leia nosso outro artigo: Qual a diferença entre Soft starter e Inversor de frequência

Já o Soft Starter terá como finalidade realizar a partida do motor administrando as grandezas elétricas no momento da partida, principalmente evitando que a corrente elétrica seja uma corrente extremamente alta.

Aliás, o nome do Soft Starter, traduzido seria “Partida Suave”.

Exatamente por isso que ele é uma alternativa eficiente para substituir uma partida direta e não agredir o sistema de alimentação do motor.

Portanto, o que diferencia o inversor de frequência de um soft starter é que o inversor de frequência controla a velocidade do motor e o soft starter não.

Baixe o Ebook Inversor de Frequência. Os 9 Principais parâmetros que você precisa conhecer a respeito do Inversor de Frequência.

Ebook Inversor de Frequência

MAS ELES POSSUEM CARACTERÍSTICAS EM COMUM TAMBÉM

Dizemos isso, exatamente porque o inversor também irá controlar de maneira eficiente a partida do motor, assim como você pode encontrar no soft starter e no inversor a função frenagem por contracorrente.

Claro que vai depender do modelo que você estará escolhendo.

Logo, a pergunta que você deve se fazer é: “Neste meu projeto existe a necessidade de controle da velocidade?”.

Se a resposta for sim, INVERSOR DE FREQUÊNCIA, se a resposta for não, SOFT STARTER.

Claro que existem vários outros aspectos particulares no momento de dimensionar um ou outro.

Mas esta característica de controle de velocidade é de longe a mais importante para você no momento de escolher entre eles.


Coloca ai nos comentários para que eu saiba se você aprendeu algo novo e o que mais você gostou.

Você sabe o que você precisa para se tornar um eletricista de manutenção?

Leia nosso outro artigo: O que você precisa para se tornar um eletricista de manutenção

Everton Moraes

Professor, palestrante e instrutor de treinamentos a mais de 9 anos. Já passou por grandes empresas no Brasil como, Senai, Scania, Pirelli, Toledo entre outras. Todo o conhecimento adquirido em 20 anos de carreira é disponibilizado nos cursos e treinamentos.

“Sou apaixonado pela formação e qualificação de profissionais, passando todo o meu conhecimento prático e ajudando todos os meus alunos a também adquirirem esse conhecimento a se tornarem melhores profissionais.”

Deixe o seu comentário

5 × 5 =

Receba mais conteúdos