Home Elétrica Segura Os 4 Erros da Ana Maria Braga ao utilizar o Multímetro
Os 4 Erros da Ana Maria Braga ao utilizar o Multímetro

Os 4 Erros da Ana Maria Braga ao utilizar o Multímetro

0
12

Meu nome é Everton Moraes, sou engenheiro Eletricista e instrutor de treinamentos há mais de 11 anos e neste vídeo vou te mostrar o quanto útil é este instrumento de medição chamado de multímetro.

Mas também vou provar a você que, diferente do que disse a Ana Maria Braga, este aqui não é um equipamento que qualquer um possa utilizar em sua casa, mas fique tranquilo que ainda neste vídeo eu também vou mostrar para você qual é o “medidor” de tensão que você pode usar e como você deve utilizar com segurança sem correr o risco de acidente que Ana Maria correu ao utilizar o multímetro ao vivo…

Apesar que…

Ela Gosta de uma aventura né… rsrsrs…. Lembra quando ela foi atropelada ao vivo por um carro que andava sozinho…. E também teve aquela vez que ela caiu da cadeira de três pernas…. Eita, Eita mulher danada… kkkk
Vamos então ao primeiro erro que a Ana Maria Braga cometeu….

#1º Erro – Requer treinamento para utilizar multímetro

Infelizmente vou discordar de você Ana, na verdade o multímetro requer um treinamento específico para utilizá-lo, ou seja, utilize o multímetro se você for um profissional da área elétrica.

Observe que o multímetro recebe este nome por permitir a medição de várias grandezas elétricas como:

  • corrente elétrica,
  • tensão elétrica,
  • resistência elétrica,

entre outras, então, se você não souber como selecionar a escala correta do seu multímetro você poderá causar um acidente, como no momento em que um arco elétrico é gerado internamente no multímetro no momento em que a Ana Maria tenta realizar a medição.

Mas sim, é importante você ter em casa um equipamento que lhe permita saber qual é a tensão de sua tomada, por isso você deve possuir um testador de tensão como este que você está vendo agora.

Este dispositivo tem a única finalidade de lhe mostrar qual é a tensão elétrica de uma determinada tomada e veja só, a probabilidade do erro diminui significativamente uma vez que você deverá somente inserir as duas pontas de provas e ver o resultado no dispositivo.
Mas nunca se esqueça… Mesmo utilizando este equipamento você precisar ter muito cuidado, lembre-se, a elétrica é perigosa e mata. E pior, você não consegue vê-la, então cuidado redobrado.
Escolha um voltímetro, ou também chamado de identificador de tensão que tenha a Categoria CAT três, mas… daqui a pouco explico melhor o que é esta tal categoria.
Vamos para o Segundo Erro da Ana Maria Braga?

#2º Erro – Escolha do multímetro errado

Isso mesmo, ela escolheu o multímetro errado (Ou será que foi a produção dela?), pois bem, Como você pode observar no vídeo, o multímetro utilizado pela Ana Maria não possui uma das especificações mais importantes de um instrumento de medição.

A Categoria de Sobretensão, ela deveria estar estampada junto aos bornes das pontas de prova do multímetro, e veja, não existe esta indicação.
Na verdade deveria ser algo assim


Eu consegui encontrar o multímetro que provavelmente é este que a Ana Maria utilizou no vídeo e veja que realmente ele não possui esta indicação exigida pela norma internacional IEC 61010-1.


Isso pode ser um dos maiores pecados ao escolher um multímetro, mas calma lá, se você não sabe o que é esta tal categoria, basicamente ela indica o quanto este dispositivo suporta de transientes.

Não sabe o que é Transientes?

Sabe quando cai aquele raio e queima a TV ou algum equipamento? então, o que causou a queima foi um transiente ou um surto de tensão e o mais importante é você saber que os transientes não surgem somente com os raios ok?!.

Não vou entrar em tantos detalhes aqui, mas eu quero que você entenda de uma vez por todas que o simples fato de utilizar um multímetro errado pode fazer com que ele literalmente exploda em sua mão com a geração de um arco elétrico interno.
Mas você ainda pode estar se perguntando, mas Everton Moraes, qual deve ser então a categoria utilizada?
Bom, levando em consideração que a Ana Maria disse que você precisa ter um em casa, procure ter no mínimo um testador de tensão que seja categoria três. No mínimo ok?!……
Agora o erro número três da Ana Maria Braga…

#3º Erro – Adornos metálicos

Como você pode observar, a Ana Maria Braga pecou novamente ao manusear o multímetro com adornos metálicos, sempre, sempre e sempre que você precisar, por algum motivo realizar uma intervenção elétrica, elimine do seu corpo adornos metálicos como anéis, brincos, correntes, relógios e etc…
Eles podem intensificar a ação de um choque elétrico e como já falamos neste vídeo, este choque elétrico pode sim causar uma fatalidade.

Vamos para o erro de número quatro? E que poderia ter sido fatal!!

#4º Erro – O que não fazer de jeito nenhum com o multímetro

Bom, já falamos aqui que se você não é um profissional da área elétrica você deveria utilizar o testador de tensão e não o multímetro correto? Mas supondo que você “queira porque queira” utilizar o multímetro. Então vamos aprender com a Ana Maria Braga o que não deve ser feito de maneira nenhuma ao utilizar o multímetro.
Note que a Ana Maria, coloca as pontas de provas e não consegue obter o resultado esperado de 220V, neste momento, ao vivo, ela comete o erro de rotacionar a chave seletora com as pontas de provas conectadas na tomada, NÃO FAÇA ISSO, retire as pontas de provas da tomada antes de rotacionar a chave seletora, sempre…
Mas isto não foi o pior, observe que a Ana, ainda sem conseguir o resultado de 220V continua rotacionando a chave e sai da escala de tensão elétrica e coloca o multímetro na escala de corrente elétrica, é exatamente neste momento que podemos perceber um arco voltaico interno no multímetro, este poderia sim ter sido fatal…

O que acontece é que quando ela faz este procedimento errado ela simplesmente coloca em curto circuito a tomada e poderia sim ter sofrido um acidente elétrico.
(Nossa, essa mulher tem sete vidas, fala sério, foi atropelada ao vivo, caiu da cadeira ao vivo e agora quase leva um choque elétrico ao vivo… caracas kkkk)…
Resumindo este nosso vídeo de hoje temos o seguinte:

Erro número um:

todo mundo deve ter um multímetro! ERRADO, você pode ter um testador de tensão em casa é muito mais seguro.

Erro número dois:

Escolha do multímetro errado, como pode observar o multímetro da Ana Maria não tem uma prescrição importantíssima de segurança, a categoria de sobretensão, quer ter um multímetro? Então escolha um CAT três no mínimo e saiba utilizá-lo corretamente.

Erro número três:

Uso de adornos metálicos, não vacile, retire os adornos metálicos na hora de realizar qualquer intervenção em eletricidade, mantenha-se vivo ok?

Erro número quatro:

Rotacionar a chave seletora do multímetro sem levar em consideração a grandeza elétrica medida. Este é a prova que não é qualquer pessoa que pode utilizar o multímetro, quer utilizar o multímetro de maneira consciente? então aprenda e saiba exatamente como utilizar este equipamento para não sofrer um acidente que pode ser fatal.
Eu sei que eu não vou conseguir fazer com que este vídeo chegue aos milhões de pessoas que assistiram o programa da Ana Maria Braga no dia 27 de março mas se você é como eu, e também acredita que este vídeo pode ajudar mais pessoas a não sofrerem acidentes com eletricidade então eu te convido a compartilhar este vídeo com as pessoas que realmente você se importa e quer o bem.
Compartilhe com a hashtag #EletricaSegura para eu poder te agradecer pessoalmente depois ok?!
Aproveite para receber nossos vídeos semanais e se inscreva em nosso canal do YouTube e dê aquele “like” se você gostou deste nosso conteúdo de hoje.

Dúvido que você não vai compartilhar!

Espero que tenha gostado! Um forte abraço e até nosso próximo vídeo

Os 4 Erros da Ana Maria Braga ao utilizar o Multímetro
4.8 (95.56%) 9 votes

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(12)

  1. Sou formado e trabalho na área da Eletrotécnica a pouco mais de 6 anos, e já vi muita gente que não tem conhecimento sobre tais instrumentos se acidentarem, e falo de acidentes graves que causaram até morte… infelizmente, há ainda, muitas pessoas bancando de eletricista por ai, sedo que não tem se quer algum conhecimento sobre tal assunto, seja ele o mais básico que for… pessoal vamos ter mais consciência sobre os nossos atos… umas vida vale mais que isso… Parabéns a todos da sala da elétrica por essa atitude!!!

  2. ESTE FOI MEU COMENTÁRIO NO FALE CONOSCO DE ANA MARIA BRAGA
    O uso de equipamentos e instrumentos elétricos devem ser instruídos por um profissional e seguir fielmente as informações do fabricante.
    Ana Maria errou a incentivar pessoas a utilizar o instrumento Multímetro que realiza vários tipos de medições. Este instrumento configurado erradamente pode causar acidentes. Exemplo foi da Ana Maria que ligou o instrumento na configuração certa e depois ainda ligado alterou a configuração fazendo o instrumento danificar-se e felizmente não causar um acidente com vítima.
    Seguimos normas de segurança (óculos, luvas e roupas protetoras), utilizamos instrumentos com capacidade determinada para a medição que desejamos fazer (não é qualquer instrumento que pode ser ligado a qualquer carga ou fonte de energia).
    Por este motivo, escrevo esta como alerta,
    Abraços,

    ARMANDO CASTILHO
    TEC. ELETRÔNICA,
    TEC. TELECOMUNICAÇÕES
    TEC. ELETROTÉCNICO

    #ElétricaSegura

  3. Boa Tarde Everton!
    Realmente gostei do vídeo; e acredito (embora não tenha lido os comentários) que não houve maldade alguma de sua parte, sobre a pessoa de Ana Maria.
    Talvez nos comentários dos que assistiram ao vídeo … .
    De meu ponto de visto foi uma ótima maneira de passar um pouco mais de informação correta; para isto se utilizando de algo que muitos viram.
    Gostaria que se possível: entrasse em contacto com o pessoal da Ana Maria Braga, conversando com eles à cerca daquela ocasião (teste com multímetro).
    Talvez ela até faça um ponto em um outro programa mostrando o jeito certo. Pois ela é uma pessoa que gosta das coisas certas.
    No mais: continue com seu BOM TRABALHO!
    Um Bom fim de Semana!

    SAÚDE, PAZ, HARMONIA E FELICIDADE PARA TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PS.: MESMO PARA COM AQUELES QUE NÃO CONSIDERAMOS MERECEDORES, POIS SÓ DEUS É QUEM REALMENTE SABE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Muito obrigado pelo comentário César, fico muito feliz que tenha entendido a construção do vídeo.

      A ideia foi realmente poder passar de uma maneira saudável os perigos que a Ana correu ao fazer o uso do multímetro de maneira equivocada …

      Boa ideia esta de entrar em contato com ela… vou tentar sim..

      Um forte abraço e excelente final de semana

      Fica co Deus

    1. Olá Francisco, a ideia não foi tirar sarro não, estamos falando de um problema que nos últimos anos matou mais do que a Dengue e pouco se fala nas mídias tradicionais, nós, aqui da Sala da Elétrica resolvemos criar este trabalho para poder demonstrar de maneira saudável os perigos que envolve o manuseio da eletricidade,

      Peço desculpas se por algum motivo você não tenha gostado deste trabalho mas peço também que considere que com esta ação nós estamos ajudando a conscientizar mais pessoas.

      Uma celebridade, como a Ana Maria, é formador de opinião, então quando ela fala que todos tem que fazer, todos fazem, nós quisemos mostrar que deve-se ter cuidado e precaução…

      Só para você ter ideia, em alguns países da Europa, os consumidores sabem da importância e do perigo da eletricidade e sempre entram em contato com profissionais capacitados para intervenções na área elétrica, aqui no Brasil nós vamos fazer de tudo para mostrar que esta é um comportamento necessário e que salva vidas

      Um forte abraço e obrigado pela compreensão

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *