TOMADA OU CARREGADOR SOLAR ?

Navegando na internet me deparei com algo que acredito que quando lançado ao mercado será um tanto quanto popular, depois da tomada USB que publiquei a pouco tempo, a tomada solar ou carregador solar, por enquanto pode dar o nome que desejar (rs). Uma tomada que através de um método de fixação por sucção pode ser colocada no vidro de uma janela aproveitando a radiação solar para transformar em energia elétrica e assim fornecendo uma capacidade de alimentar, por exemplo, um carregador de um Smartphone, um Tablet, etc…

O mais interessante é a percepção que os criadores deste produto tiveram, a criatividade é destacada de maneira a trazer um rico conceito de energias renováveis que é uma tendência atual para o desenvolvimento e transformação de nosso dia a dia, muito dos conceitos de automação residencial colocam este objetivo como meta a ser alcançada.






COMPOSIÇÃO DO CARREGADOR SOLAR

carregador solar

Analisando o dispositivo inovador podemos observar que trata-se de uma composição de células solares adicionadas na parte inferior que fica exposta a radiação quando fixada ao vidro da janela e uma interface (tomada) que é utilizada para colocar o equipamento a usufruir desta energia.

Segundo a empresa que criou o dispositivo, este conta com uma capacidade de 1800mAh que garante um excelente desempenho para a grande maioria dos Gadgets que dispomos no dia a dia e o que mais me chamou a atenção foi a praticidade na utilização e no transporte, você pode levar para qualquer lugar e nada impede de você aproveitar de seu deslocamento no trânsito adicionando a tomada carregador solar a janela de seu carro. O tempo de carga do carregador está compreendido entre 5 a 8 horas dependendo, é claro, da quantidade de sol disponível. Esta carga terá vida útil de 10 horas aproximadamente.

carregador solar

O QUE EU ACHEI…

Gostei muito desta novidade e achei incrível a ideia de transformar de maneira inteligente a energia solar em energia elétrica a partir de um dispositivo relativamente simples e compacto, no entanto, tratando-se de um equipamento que terá por foco em sua utilização o carregamento de, principalmente, dispositivos portáteis – que normalmente são USB – eu trabalharia a ideia de substituir a tomada padrão por uma ou duas entradas USB. Outra coisa é que para nós (Brasileiros), em função do novo padrão de tomadas, teríamos que trabalhar este dispositivo para poder utilizar por exemplo um plug com o pino terra, mesmo sabendo que este não teria função alguma uma vez que não se trata de exposição a tensão alternada, mas o pino está la na tomada e não permitiria o encaixe na omada.

Mesmo assim gostei muito da ideia. E você, o que achou deste dispositivo? deixe seu comentário aqui e exponha seu ponto de vista, estou aguardando.

Um Abraço

Comentários

  • Rui Furtado Linhares

    Já que você citou as novas tomadas padronizadas aqui no Brasil, que eu considero um retrocesso técnico, uma vez que já tínhamos desenvolvido um tipo universal de tomadas, será que a Sala da Elétrica não conseguiria intervir junto a ABNT, sugerindo um reestudo para o retorno das antigas tomadas universais? Eu mesmo a primeira coisa que faço quando compro um aparelho com o pino novo, é cortar o 3º polo do mesmo, para não ter que colocar adaptadores nas minhas tomadas de casa, pois eles (adaptadores) são mais um ponto de mau contato, que eu considero igual a um “T” onde há muita “fuga” de corrente, e não pretendo trocar todas minhas tomadas, que foram instaladas pouquíssimo tempo antes da nova norma. Pense nisso, abraços.

    • William

      Bom, seria uma boa ideia, mas acho meio difícil “revogar” uma norma. Isso à princípio deveria ser feito na fase de estudo/projeto dela…

      E em relação à tirar o “pino do meio”, ou o terra, também as vezes faço isso, mas não aconselho, pois já vi uma TV que foi colocada numa tomada sem aterramento e quando ligava ela, acusava na tela “ausência de aterramento” e não ligava… É complicado…

      Infelizmente vivemos num pais não muito bem organizado e os nosso produtos, em sua maioria, são importados…

    • Everton Moraes

      Olá Rui! este fator que você colocou é bastante questionado, mesmo sabendo que aparenta (também) ser uma estratégia de marketing, eu ainda acredito que os novos produtos com este novo padrão concentra maior nível de segurança para as pessoas que interagem com o equipamento, vou criar um artigo que represente este produto.

      Muito obrigado por expor seu ponto de vista

      Um Abraço

  • marcelo

    muito bom, precisamos de energia renovavél…parabens pela postagem.

  • edmar pacheco

    sinto muito em classificar como ponto negativo para esta novidade, pois uma vez preocupado
    com a demanda de energia o governo tem que investir em pesquisa de aparelhos mais eficientes como chuveiro,ferro de passar roupa;geladeiras e as proprias hidroeletricas,nao ficar
    inventando equipamentos que não representam economia de energia ( esse carregador esta na ordem de vejamos o que 100 ma ) o representa 10 centavos ao mes. abraços

    • Everton Moraes

      Olá Edmar, concordo com seu ponto de vista mas também acredito que se trata de um “gadget” que pode representar comodidade e conforto para o usuário final, de maneira que você possua um recurso a ser incluso em suas opções e não que seja, por exemplo, um substituto direto de uma tomada.. Obrigado pelo comentário.

  • giuderley

    caro mestre, já tive pesquisando alguma coisa referente a essa tomada, e achei vários outros produtos dessa mesma tecnologia no site da neosolar.com.br vale a pena dar uma olhada lá, pois através deles ja estou usando lampada piloto solar.
    abraços

  • Aristides

    Boa noite. Eu sempre estou ligado a Sala da Elétrica, toda a equipe é maravilhosa e competentes. agradeço primeiramennte a Deus e é claro a todos da Sala da Elétrica.

    • Everton Moraes

      Olá Aristides, muito obrigado pela visita, eu venho trabalhando duro para manter um conteúdo de qualidade aqui para todos os visitantes e estou gostando muito de poder fazer isto. Em breve terei mesmo que contar com uma equipe por que as visitas vem aumentando significativamente.

      Um forte Abraço

  • orlando morais

    Muito bom esta ideia,esta novidade ,esta tomada ira ajudar bastante principalmente para quem viaja bastante,as vezes chegamos em algumas localidades que precisamos de uma tomada para carregar um celular q descarrega e não encontramos.
    Mas com esta brilhante tecnologia podes transporta-lo uma tomada desta no bolso,parabéns
    professor.

    abço. orlando

    • Everton Moraes

      Muito obrigado Orlando, realmente esta tecnologia, no meu ponto de vista, só tem a agregar para nós profissionais e consumidores…

      Um Abraço

  • Claudio Pereira

    Acho muito prático. Suas sugestões também forma feitas com muita propriedade. É incrível como cada vez mais a tecnologia nos aproxima mais do ambiente futurista dos filmes de ficção científica. Extremamente útil. Essa moda de sustentabilidade nos leva a alternativas cada vez mais impressionantes.

    • Everton Moraes

      Concordo Cláudio, perfeita sua colocação, realmente a tecnologia nos aproxima de situações que aparentemente não está ao alcance…

      Imagina para aqueles que na década de 60 assistiam o desenho “Os Jetsons”…

      Um abraço e obrigado pela visita

  • NILTON OLIVEIRA

    olá comandante everton!esta novidade é boa,apesar de nós aqui no estado de PARÁ,já termos
    usos de sistema solar para Aquecimento de Agua, e de Baterias de 12 e 24v,para sistema de comunicações.

    Valeu as imformações.Eu,sou Eletrotecnico a 34 anos gosto tambem de aprimorar os meus conhecimentos na area de eletrica, e eletronica com base na informática.

    Valeu Everton,Um FORTE ABRAÇO…………NILTON OLIVEIRA.

    • Everton Moraes

      Olá Nilton, eu? comandante? rsrsrs ….

      Seria interessante contar com sua experiência na área para falar sobre a utilização desta tecnologia…

      Um Abraço

  • Marconi Marques da Silva

    Muito interessante este invento. Entretanto, tenho uma dúvida. Qual seria, então, a tensão para alimentar o carregador de um Tablet, ou de um notebook, por exemplo, se nós o plugamos em 220 volts alternados?

  • Benedito Vieira de Almeida

    Estou curtindo há pouco tempo suas informações sobre eletricidade, acho muito importante, continue assim distribuindo seus conhecimentos com os os seus semelhantes e DEUS lhe dar mais saúde, mais sabedoria e prazer.
    um forte abraço

    ALMEIDA

    • Everton Moraes

      Muitíssimo Obrigado Almeida, seja sempre muito bem vindo ao site.

      Fique com Deus

  • Praxedes Francisco Alves

    Pra mim é novidade, essa tomada solar vai ser muito bom no dia a dia. Praxedes.

    • Everton Moraes

      Vamos ficar de olho no lançamento deste produto, eu vou querer uma para testar… rs

  • Francisco Amorim

    Já se encontra disponível no nosso mercado ?

  • Denilson

    Ola!
    O Brasil é um grande potencial se tratando de energia renovável, é uma pena que nossos “DIRIGENTES” não olhem para este cenário com bons olhos.
    Não podemos ficar “escravos” apenas somente de uma única matriz (Hidráulica).

  • Angelita

    Muito interessante Everton, e concordo com vc, o produto vai ficar bem melhor com entradas USB. Por favor não deixe de informar quando estiver disponível no mercado!

    • Eng° Everton Moraes

      Pode deixar que assim que houver novidades coloco por aqui. Muito obrigado pela visita…

      Um Abração

  • Pingback: Quapro - Você Conhece Energia Solar? Saiba porque é tão promissora

Deixe o seu comentário

4 × 4 =

Receba mais conteúdos