TOMADA USB PARA CARREGAR EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Vou começar este artigo te fazendo uma pergunta, “Você possui algum dispositivo que tenha de ser carregado através de uma porta USB?” Difícil mesmo seria obter uma resposta negativa a esta pergunta, então que tal uma tomada USB que esteja disponível para você interligar diretamente seu dispositivo a ser carregado? É exatamente este assunto que iremos abordar neste artigo, vamos conhecer um novo e inteligente dispositivo que a empresa Pial Legrand colocou recentemente no mercado e que promete revolucionar o conceito das modernas instalações elétricas de residencias adaptadas para a atual tendência automação residencial e o vasto uso de dispositivos eletrônicos como os Tablets, Smartfones, Kindles, GPS`s entre outros.

Eu fiz um vídeo com a demonstração deste produto e acredito que você vai gostar, veja a demonstração neste Link.

COMO FUNCIONA A TOMADA USB

Tomada USB

A tomada USB possui duas portas capazes de realizar o carregamento de dois dispositivos simultaneamente e a promessa do fabricante é que será possível usufruir de um ponto de carregamento que dispões de uma corrente de 1500mA compartilhadas entre as duas portas, isto proporciona uma maior velocidade de carregamento do equipamento USB. É importante ressaltar que esta corrente de 1500mA disposta na tomada USB é compartilhada, logo, o desempenho da utilização das duas portas simultaneamente, teoricamente, ocasionará em uma corrente de 750mA por porta USB, ou seja, se possível, utilize uma única porta por vez.

Já que trata-se de uma tomada USB e a tecnologia Universal Serial Bus (USB) é padrão, podemos afirmar que, simplesmente, através desta tomada USB poderemos carregar qualquer equipamento que faça uso desta tecnologia.






PORQUE UTILIZAR?

tomada usb pial legrand

Comecei a escrever este parágrafo mas esta pergunta só não é mais simples que sua resposta. Hoje, é praticamente impossível não possuirmos equipamentos com a opção de carregamento via USB e possuir uma tomada USB na cabeceira da cama ou próximo ao Rack da sala seria muito interessante, seria não, será muito interessante. Abaixo você poderá observar as características técnicas expressas pelo fabricante:

[tabgroup][tab title=”Benefícios”]

[three_fourth]

A Tomada USB da Pial Legrand oferece:

  • Fácil Instalação
  • Maior velocidade no carregamento (1500mA compartilhado a dois dispositivos)
  • Compatíveis com todos os dispositivos eletrônicos com USB

[/three_fourth]

[one_fourth_last]

dispositivos usb

[/one_fourth_last]

 

[/tab][tab title=”Alimentação”]

A tomada USB possibilita a alimentação elétrica Bivolt, logo pode ser adicionada em um ponto de alimentação de 127V ou 220V que transformará a tensão de maneira a disponibilizar a porta USB a tensão padrão deste tipo de dispositivo.

tomada usb

[/tab][tab title=”Tempos de Carga de Dispositivos”]

A Empresa realizou testes de carregamento de bateria com alguns dos principais dispositivos (Smartphone e Tablets) presente no mercado e podemos observar na tabela abaixo os resultados do estudo:

tempo de carga de smartphones e tablets

[/tab][tab title=”Links Úteis”]

Pial Legrand: Acesse

Catalogo Online: Acesse

[/tab][/tabgroup]

 AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Com a atual tendência de automatizar residências e o conceito de domótica, estamos sendo apresentados a todo instantes a novos dispositivos para transformar nossas instalações elétricas em sistemas de automação completos. A Tomada USB vem complementar esta lista de diversos equipamentos e dispositivos que serão úteis e porque não necessários para nosso dia a dia.

Comentários

  • junior

    eu tenho uma duvida : ela consome energia quando não está sendo usada?

    • Everton Moraes

      Olá Junior, não, não existirá o consumo de energia se não houver a utilização do dispositivo…

      • hallyson

        Existe sim um consumo de energia , só em tá ligado os componentes tem seu próprio consumo… mínimo mas existe sim!!!! (cada componente eletrônico tem um consumo médio)

        • Everton Moraes

          Ok! concordo mas este consumo seria quase desprezível aos olhos de nossa realidade atual..

  • marcio festino

    legal everton, obrigado pela dica

  • Felipe

    Muito legal o blog,
    Mas fiquei com uma dúvida, qual a necessidade de se instalar este tipo de tomadas se podemos usar os adaptadores que vem nos equipamentos?
    Eu mesmo possuo um galaxy S3 e o carrego diretamente na tomada. Qual a vantagem de utilizar a porta USB em relação a tomada convencional?
    Muito obrigado.

    • Everton Moraes

      A idéia da solução é engajar no sistema elétrico todos os recursos disponíveis no mercado de maneira fácil e objetiva, observe que se você não estiver com o carregador você pode carregar seu celular em um PC, mas a corrente deste é inferior e o carregamento demora muito mais, nesta situação teriamos a opção da tomada que é igual ou melhor que o carregador potátil.

  • marcio

    show de bola esse sistema pois ea tecnologia tomando conta

    • Everton Moraes

      Gostei muito também Marcio, em breve vou colocar um vídeo contemplando a instalação deste produto na prática.

  • luciano

    Boa noite Everton. muito interessante essa tecnologia . pois agora surgiu uma duvida.
    será que esse carregador não possa comprometer o vicio da bateria? ou seja comprometer a durabilidade da bateria e reduzir a vida útil? pois fiz umas experiencia referente a utilização dos carregadores dos celulares. E aqui em casa temos 4 celulares com o carregador de outras marcas,mas com os encaixes são iguais. e cada 1 pegava o que via na frente e carregava.rsrsrs
    E por esse motivo percebi que estava comprometendo a durabilidade da bateria.olhei os carregadores e vi que alguns deles tinham as tensões de saída diferentes. Como dois celulares eram iguais . 1 deles carreguei com o carregador de fabrica desde quando comprei. E o outro celular com outros carregadores.
    E reparei que carregando o celular adequadamente com carregador padrão, a durabilidade é maior. será que essa tecnologia não pode comprometer a bateria se a tensão de saida não for igual a recomendada dos aparelhos? ou tem algum ajustes?

    • Everton Moraes

      Olá Luciano! não acredito nesta hipótese principalmente por que hoje a tecnologia usando a “baterias inteligente” de NiCa faz com que o dispositivo pare o carregamento no momento em que a carga chegue a 100%. No entanto, equipamento de menor qualidade pode trazer esta “herança” de vício da bateria…

  • Alexsandro de Oliveira Ursulino

    Boa noite Everton Moraes! Seu Blog está de parabéns. Muito bom mesmo!!

  • Alexsandro de Oliveira Ursulino

    Tem como você publicar a formula de cabos e bitolas corretas?

    • Everton Moraes

      Estou preparando um artigo sobre o assunto e também um software que simplifica o trabalho… Em breve estarei publicando… Um Abraço

  • edienes brito de almeida

    boa noite hoje tive uma esperiência nova na elétrica ligando um contator, gostaria de ter um pouco mais de segurança quanto ao ligar um motor ligação estrela ou triangulo ou estrela triangulo , no geral tento ver qualquer tipo de semelhança da ligação com a estrela e caho que não devo ver dessa forma então é ai que eu me perco .

  • rodrigo

    muito interessante essa tomada usb everton mas como é feito a instalação dela?sera como uma tomada normal, tipo fase neutro,

  • Francisco Amorim

    Nem sempre é possível estarmos antenados. A Sala da Elétrica esta fazendo isto por mim, deixando-me informado sobre as novidades do mercado. Parabéns pelo “Informativo”.

    • Everton Moraes

      Obrigado pelo reconhecimento Francisco Amorim… Seja sempre bem vindo

  • erik

    muito interessante e inteligente o fabricante gostei, muito bom mesmo a sala da elétrica sou fascinado por ela.

    • Everton Moraes

      Eu considero que este produto é inovador a tal ponto que será uma necessidade. todos temos aparelhos com a opção de carregamento através de porta USB,

      Um abraço e muito obrigado pela visita..

  • Sérgio L. Costa

    Everton, Boa Tarde!

    Segue uma dúvida, essa tomada USB já possui transformador bivolt? Parabéns pelo excelente trabalho na sala da elétrica.

    Sérgio L. Costa

    • Everton Moraes

      Este dispositivo pode ser ligado a tensões compreendidas entre 127 e 240V

  • Valdir Almeida

    Interessante esta ideia. Mas você saberia me dizer se nesta tomada há um dispositivo(fonte de alimentação) que converta a tensão da rede? E neste caso qual seria a tensão na porta USB? O padrão é 5Volts nos terminais externos. E nos internos o que teremos lá?

  • Philippe

    Ola Everton

    Boa Tarde

    Instalei uma tomada destas em casa, onde costumo carregar meu celular, funciona muito bem, acabou com o meu problema de perda do carregador.

    • Everton Moraes

      Olá Philippe, muito bom saber que você já tem uma destas instalada e funcional. obrigado por compartilhar sua experiência conosco…

      Um Abraço

  • luiz

    Prezado,
    Everton.
    Estou querendo entrar na Areia de Elétrica para trabalhar autônomo.
    Vale a pena investir?Teria uma escola para indicar para fazer o curso?
    Abraços.

    • Eng° Everton Moraes

      Olá Luiz, com certeza vale a pena investir nesta área, você pretende fazer estes treinamentos online ou presencial?

  • João santos

    Sou eletricista há alguns anos, e sempre que tenho dúvidas visito a a saladaeletrica e tiro minha dúvidas. Parabéns a você.

  • Cicero Xavier Moreira Lopes

    parabéns Éverton ótimo blog, muito obrigado pela dicas..

  • Humberto Mattos

    Boa Noite Everton,
    Parabéns pelo portal. Minha dúvida é quanto a corrente que irei colocar nessa tomada. Quando coloco meu IPad para carregar no carregador do IPhone , a carga demora muito… Se coloco para carregar no carregador do próprio IPad o tempo é bem menor. Logo isso indica que a potência do carregador interfere. Uma vez utilizando tomada USB presume-se que não utilizarei carregador. Logo como fazer para equilibrar isso?
    Obrigado

  • Raimundo Trindade Júnior

    Boa tarde,
    A minha pergunta é:
    Como saber se um dispositivo está carregado através de uma porta USB se ele não tem nenhuma informação quanto a isto?
    Tenho Headphones e Lanternas de Cabeça que simplesmente permanencem com os LED’s ligados o tempo todo.
    Será por tempo?
    Obrigado,

    • Engª Camila Andrade

      Olá Raimundo tudo bem?

      Geralmente é por tempo, ou tem alguma indicação no carregador ou equipamento.
      Qualquer dúvida estaremos a disposição.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

      • Raimundo Trindade Júnior

        E este tempo, é possível estimar ou vai depender de cada dispositivo?

        • Eng ° Everton Moraes

          Olá Raimundo, imagine que o tempo depende até mesmo do tipo de bateria e capacidade de carga, quanto maior a capacidade de carga da bateria maior será o tempo e claro, quanto maior a capacidade de carregamento da tomada menor será o tempo de carregamento

  • charles

    queria saber se consome energia mesmo se não estiver conectado algum aparelho

Deixe o seu comentário

seis + doze =

Receba mais conteúdos