Home Programas Conheça o AutoCAD para Projeto Elétrico Residencial [GRATUITO]
Conheça o AutoCAD para Projeto Elétrico Residencial [GRATUITO]

Conheça o AutoCAD para Projeto Elétrico Residencial [GRATUITO]

12.28K
49

Este final de semana pesquisando sobre assuntos relacionados ao LIDE (Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos) encontrei uma ferramenta incrível e melhor que isso, ela é GRATUITA

Isso mesmo, estou tentando gerar mais conteúdo para poder aperfeiçoar ainda mais o LIDE e quando o assunto é Projeto Elétrico Residencial ou Industrial temos uma dificuldade ainda maior do que simplesmente entender o funcionamento de um dado diagrama, muitas vezes nos esbarramos na necessidade de possuir softwares mais robustos e diferente do CADe SIMU que é Gratuito, estes softwares são, na maioria das vezes bem caros.

Meu primeiro contato com o AutoCAD foi em uma das empresas que passei, a Ecovias dos Imigrantes, nesta ocasião eu desenvolvia As Built dos diagramas unifilares, mas vou contar esta história mais abaixo…

Conhecer o funcionamento do AutoCAD é um sonho para muitos e agora pode ser acessível e o melhor de tudo é que pode ser de Graça! Isso mesmo, de Graça!

AUTOCAD 360 = AUTOCAD GRATUITO

A AutoDesk como sempre inovando e agora disponibilizou um recurso espetacular online e melhor GRATUITO, na verdade estamos falando de um recurso que permite você criar ou alterar projetos que estejam desenvolvidos em Auto CAD (dwg). Os recursos disponíveis não são todos os recursos do software propriamente dito (É Claro!) mas para nossa finalidade é o suficiente.

CADASTRE-SE AGORA MESMO NO AUTOCAD 360 – É GRÁTIS

Eu mesmo comecei a utilizar e estou adorando, veja o projeto que iniciei:

projeto elétrico residencial

Se você está começando ou já desenvolve diagramas é válido testar esta ferramenta, tenho certeza que vai gostar.

Para acessar e cadastrar-se é só acessar este link. Você vai precisar somente de informar seu e-mail, nome, sobrenome e senha.

QUANDO CONHECI O AUTOCAD PARA PROJETO ELÉTRICO RESIDENCIAL?

Em 2006 ingressei como Eletrotécnico na empresa Ecovias dos Imigrantes (hoje: Ecorodovias) e minha missão lá era de desenvolver o As Built dos diagramas unifilares de subestações, postos de pesagens e pedágios (tudo isso em função das adequações da NR10 que exige o prontuário e a existência dos diagramas unifilares das instalações) e a ferramenta que eu utilizava era o AutoCAD e posso dizer que, naquela época utilizava a versão 2004 que, comparando com a versão mais atual (AutoCAd 2014), tinha muito menos recursos.

O mais interessante é que  quando falamos do AutoCAD, poucos relacionam com projetos elétricos residencial ou industrial mas não tenha dúvida que é excelente para esta finalidade, eu usei e recomendo.

Nesta imagem abaixo mostro mais um exemplo de diagrama que criei na plataforma AutoCAD 360, dê uma olhada:

projeto elétrico residencial

AUTOCAD 360 – ACESSE O BLOG PARA CONHECER UM POUCO MAIS

Caso você possua alguma dúvida você pode também utilizar o recurso disponibilizado pela própria AutoDesk, o AutoCAD 630 Blog que possui muita informação rica e pode te ajudar muito. Só tem um porém… É todo em inglês, caso seja um problema, acesse com o Google Chrome e utilize a tradução do próprio navegador, facilita bastante.

AutoCAD 360

Aproveite esta oportunidade e comece a praticar, cadastre-se aqui e tenha acesso a ferramenta de projetos mais conhecida e utilizada no mundo.

CONCLUSÃO

Estamos passando por um momento incrível onde temos ao nosso alcance diversas ferramenta e recursos que permitem nosso crescimento pessoal e profissional, recentemente escrevi um artigo sobre se tornar um eletricista de sucesso e este foi um dos artigos mais “badalados” aqui do site, nele eu dava algumas dicas sobre entregar o projeto elétrico residencial ao cliente final, principalmente para ganhar sua credibilidade e mais do que isso, para fazer um trabalho conciso e CORRETO.

Imagine então ter a oportunidade de realizar esta etapa do trabalho e enviar ao seu cliente um link para ele baixar a planta baixa com o diagrama? Excelente não é?

Bom, eu acredito que este recurso seja válido a você assim como está sendo para mim, gostaria que desse sua opinião sobre o assunto.

Um forte abraço e até a próxima

(12279)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(49)

  1. Bom dia, Everton Morais, parabéns por seu trabalho,pois faz muito bem feito, tudo que faz!!!
    Gostei por de mais do AUTOCAD 360 gratuito, que me indicou. valeu, fiquei, muito grato pela dica e só posso-lhe dizer mais uma vez ,”Parabénnssssssssss!!!

  2. Parabéns Everton pelas simplicidade e eficiência, com que você apresenta os materiais que expõe. E também, pela grandeza em compartilhar os mesmos. Muito obrigado!

  3. Muito obrigado pela dica. Mas seria uma boa se você gravasse um video tutorial usando essa ferramenta criando um projeto elétrico residencial. Valeuu Everton Moraes !!! Dá show na elétrica. Abraço

  4. Boa noite Evertom,

    Li sua materia e hoje em 2015, posso afirmar que o Auto Cad 360 é bom, porem nao completo, e a Autodesk disponibiliza versoes educacionais com licença gratuita por 3 anos, uso o Autocad 2016 e posso dizer que é otimo para desenvolver projetos residenciais.

    1. Realmente tem limitações, quando coloqueis esta indicação fo pensando em quem não possui máquinas (PC) com capacidade para rodar o autoCAD mas sem dúvidas que a melhor opção é ter o software completo, obrigado pela indicação…

  5. Oi tdo bem
    Gostaria de perguntar qual vc acha do autocad eletrical
    eleé melhor ou mais simples do que o 360
    obrigado

  6. Boa tarde. Acompanho todas as suas publicações e gostaria de dizer o seguinte:
    Além do Autocad, eu utilizo o See Electrical e o Doc2 da ABB (gratuito). A versão 4.82 do See, está disponível na internet, de graça, porém, não possui o recurso para salvar os projetos em dwg. Fica dica. Parabéns pelo trabalho.

  7. Bom dia! Gostaria de saber se com este programa eu consigo fazer também projetos de padrões de entrada (caixa de medições). Mas gostei muito da sua página. Obrigado

  8. Everton, parabéns pelo trabalho no Sala da Elétrico. Realmente é muito bom.

    Eu fiz um curso de autocad 2D e 3D , no entanto era mais voltado para área de civil e mecânica.

    Minha dúvida fica na hora de fazer diagramas unifilares ou em fazer instalações elétricas quantos aos símbolos elétricos. Você encontra uma biblioteca com isso pronto? Ou vai fazendo na mão cada símbolo elétrico e depois adiciona no teu desenho do AUTOCAD?

    Vlw aí pela dica!

  9. Queria agradecer o site e a você Everton.
    Trabalho como técnico em eletrônica e estou cursando Engenharia Elétrica, e você ajuda muito tanto no trabalho como na faculdade. Valeu mesmo!

  10. Boa tarde
    Everton sou eletricista a mais de 30 anos nunca tive tanta informação uteis igual a estou tendo agora depois que conheci a sala da elétrica parabéns assisto teus vídeos todo dia que posso

  11. Everton, baixei o programa cad simu 2.0 mais ao tentar abrir ele me pede uma sena ?
    você pode me informar qual é!
    Agradeço pelas ótimas informações aqui disponibilizadas!
    Parabens!

  12. Everton, sou estudante do curso “Técnico em Edificações” da ETEC, e baixei o programa Cad. Simu 2.0, porem ao tentar utiliza-lo ele solicita uma chave de acesso. Voce podeira me informar, por favor

  13. Everton, sou o jorge recém formado em engenharia eletrica, e baixei o programa Cad. Simu 2.0, porem ao tentar utiliza-lo ele solicita uma chave de acesso. Voce podeira me informar, por favor

    1. Jorge Luiz. 1-Baixe e Instale o Autodesk Autocad 2016

      2-Use um dos seriais

      666-69696969

      667-98989898

      400-45454545

      066-66666666

      3- Use como Chave de licença 001H1

      4-Finalize a instalação e reinicie Autodesk Product e pronto

      ATIVAÇÃO: Sugerimos bloqueando o tráfego de saída (mais rápido e mais fácil para ativar)

      5. Antes de clicar em Ativar

      Você tem duas opções:

      – A) desativar a placa de rede, puxe o cabo de rede para fora ou bloquear com firewall

      (Isto é apenas para desabilitar verificações on-line) ele vai dizer que uma conexão à Internet é necessária

      basta clicar em fechar e clique em Ativar novamente

      OR

      – B) Clique em Ativar e ele vai fazer um check-in on-line, basta clicar

      numa estreita e clique em Ativar novamente.

  14. Se os materiais desse para descarregar via net..ate que eu comprava seus cursos…já que sou de Portugal e estou em Portugal…apenas trabalho longe da minha casa, por isso dava sim descarregando tudo via net…quando vc tiver preparado me avisa tá? Vocês são máximo povo Brazileiro…Obrigado.

  15. Olá Everton, eu me cadastrei no Autodesk, mas não estou conseguindo iniciar o projeto, eu gostaria de saber se tem como realizar o diagrama unifilar nele mesmo? porque não estou encontrando nenhuma configuração para iniciar algum projeto, poderia me informar pelo menos como iniciar? eu entro com a minha conta e aparece uma tela com alguns projetos já feitos e algumas poucas configurações como “blog” “forum de discurssão” “ajuda” e mais nada, poderia me auxiliar pelo menos como iniciar ? onde encontrar configurações para projetos elétricos unifilares residenciais… grato!

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *