Sobre Eng ° Everton Moraes

Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista e blogueiro de 29 anos que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica.
"Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

29 Comentários

  1. Raclenir Lopes

    Parabéns pelo site! Está me ajudando bastante, pois estou me formando e já me preparando para os concursos públicos e estou revisando a parte de comandos pelo seu site! Material muito bom, parabéns!

    Responder

    1. Muito Obrigado Reclenir Lopes… Gosto muito de fazer isto aqui e conto com todos vocês para ajudar a divulgar este meu trabalho… Desde já agradeço sua visita e seja sempre bem vindo!!!

      Responder
  2. Paulo Haryson Fernandes Gomes

    Parabéns pelo site! Estou precisando de um programa para desenhar diagramas elétricos, como partidas diretas, compensadas, por acaso vc indicaria algum programa de fácil manuseio.
    Desde já agradeço pela atenção.

    Responder

    1. Olá Paulo, depende bastante de sua necessidade, por exemplo, para pequenos projetos temos aqui um software gratuito, o CADe SIMU mas se você quer algo para projetos mais complexos e mais profissional pode optar pelo Auto CAD Eletrical ou o CADdy+.

      Responder
  3. lindomar santana

    valeu pela informacao…tem como postar como fazer um projeto de intalacao de motor com descritivo?

    Responder
  4. William

    Na escolha do Fusível ali na tabela, você selecionou 252A, não 352A. Abraço

    Responder
  5. Sérgio Dos Santos Pinto

    Sou estudante de engenharia elétrica e proprietário de uma empresa de serviços elétricos,hoje fui fazer um orçamento em um cliente e me deparei com um quadro de comando estrela/triângulo com o motor de 15cv só partindo em estrela e com todos os componentes elétricos bastante antigos.Então para preparar meu orçamento como de praxe fui pesquisar sobre o assunto na net e tive a grata surpresa de achar este blog, com conteúdo bastante técnico mais de fácil compreensão.
    Encontrei tudo que precisava para composição do meu orçamento. Parabéns pelo trabalho !! Irei divulgar lá na minha faculdade seu blog , seu trabalho é realmente muito bom!
    “Depois gostaria de enviar umas fotos do quadro antigo que vou reformar,pois tem contatores e mini contatores bem antigos arquivo legal para lembrar como a elétrica evolui nestes anos!!!
    obrigado!!!
    Sérgio

    Responder

    1. Olá Sergio, tudo bom?! Eu fico extremamente feliz em saber que a Sala da elétrica pode ajudar você e tenho satisfação especial por saber que estou sendo útil de maneira a disponibilizar recursos que podem ser útil até mesmo para profissionais experientes como você.

      sim, claro que me interessa estas fotos, pode me mandar por e-mail, muitos dos meus visitantes são profissionais recém formados e precisam interagir com este tipo de conteúdo. Agradeço desde já.

      meu e-mail: suporte@saladaeletrica.com.br

      Um forte Abraço e fico no aguardo.

      Responder
  6. Jorge Luiz

    Cara…
    Muito bommm…
    Simples e didático….
    Estava pesquisando transformadores isoladores acabei encontrando muito mais !!!!!
    Já a adicionei a pagina aos favoritos….
    Parabéns.

    Responder
  7. Tarcisio

    Parabens. Está muito bom. Só tenho uma duvida, Onde voce tirou os valores de corrente Ifmax K1 = 125 A e If FT1 = 100 A?

    Responder

  8. everton parabens estou aprendendo bastante com a sala da eletrica ,eu usei o site da weg para fazer dimensionamento da mesma partida direta da algumas diferenças do contactor e rele ,isto é normal?

    Responder
  9. Emerson murilo

    Bom dia

    gostei do conteúdo pois me formei em eletrotécnica mas tem coisas que agente se esquece

    e pude me recordar

    valeu

    Responder
  10. geraldo silvestre

    valeu amigo pelos video ki vce publica muito bom msmo
    agente temos ki agradeçer a vce .obrigado amigo

    Responder
  11. Re

    Você disse que a corrente nominal do fusível deve ser menor que a do contator e do relé, mas quando você vai colocar na fórmula do exemplo, diz que if é maior ou igual que as correntes dos componentes.
    afinal qual é o correto?

    Responder
  12. Roseni Dias de Lima

    muito obrigado , você me ajudou muito… estou comum projeto pra fazer…e tenho muitas duvidas ….mais me esclareceu muita coisa. muito obrigado .

    Responder
  13. Guilherme

    Boa tarde, preciso de calcular a corrente de pico de um motor, qual a fórmula que eu preciso usar?

    Responder
  14. Carlos Macedo

    Qual é a utilidade da informação do “fusível máximo gG / gL” no catálogo do contator? Gostaria de uma explicação que fosse além da verificação If <= IfmaxK1. Muito obrigado e parabéns pelo site.

    Responder
  15. Emerson vieira

    ola! Everton gostaria de saber como faço para saber a potencia em watts de uma central de ar de 60.000 btus ela e trifásica e preciso saber qual cabo devo utilizar e qual dijuntor, pode me ajuda nessa fico no aguardo de uma resposta.

    Responder
  16. Emerson vieira

    ola! Everton gostaria de saber como faço para saber a potencia em watts de uma central de ar de 60.000 btus ela e trifásica e preciso saber qual cabo devo utilizar e qual dijuntor, pode me ajuda nessa fico no aguardo de uma resposta.

    Responder

  17. tenho um motor de 20 hp , tensao nominal dado pelo fabricante de 52,6 a ( 220 v) trifasico, o painel foi dimensionado com
    fusivel = 63a
    rele termico = maximo 32 a
    contatora = 32 a.

    esta correto ?

    Responder
  18. Rodrigo Karsten

    Ola, Everton.
    Muito boa sua explicação do conteúdo, curso eletrotécnica e estava tendo dificuldades com a explicação do professor, dei apenas uma lida na matéria e já entendi o assunto.
    Muito Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 − = 1

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>