Home Eletricista Autônomo Eletricista Precisa de CNPJ ? Entenda

Eletricista Precisa de CNPJ ? Entenda

971
6

Muitas pessoas entram em contato com essa dúvida “Eletricista Precisa de CNPJ ?”. E se, você é ( ou deseja ser ) um eletricista autônomo, com toda certeza você precisa resolver essa questão o quanto antes.

EAE 300×250

Nesse artigo, eu vou abordar basicamente os dois aspectos dessa questão. O primeiro aspecto é o aspecto legal sobre ter um CNPJ. Já o segundo aspecto se trata das vantagens que você, eletricista autônomo, pode ter ao possuir o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Dessa forma, você terá uma abordagem geral que garantirá que você entenda se um eletricista precisa de CNPJ ou não. Continue lendo!

O primeiro aspecto: A legalidade

 

eletricista precisa de CNPJ

Como um prestador de serviços autônomo, certamente trabalhar como apenas pessoa física pode ser um problema. Como você estará exercendo uma atividade remunerada, e você vai movimentar dinheiro, aos olhos da lei você pode acabar tendo algum contratempo.

É importante sempre ter em mente que você precisa declarar os seus ganhos e pagar os seus impostos. E sem CNPJ, você pode acabar em uma situação “desconfortável” com o seu imposto de renda.

Todavia, como os aspectos legais não são necessariamente o nosso foco, nós vamos passar para o segundo aspecto: as vantagens de um eletricista ter um CNPJ. Como você viu nessa parte, um eletricista precisa de CNPJ para se ficar dentro da legalidade – o que já responde parcialmente a dúvida inicial.

 

O segundo aspecto: as vantagens

2

Bom, agora que já vimos de maneira muito breve às questões de legalidade, nós vamos abordar as vantagens de se ter ou não um CNPJ sendo eletricista autônomo.

Em um primeiro momento, é importante observar o seguinte: Você para ser contratado, precisa passar o máximo de valor para o seu cliente, não é verdade?

Esse valor você pode transmitir de várias maneiras diferentes durante o seu orçamento. Porém, tendo um CNPJ, fica claro que você não é apenas uma pessoa fazendo um “bico” como eletricista, e sim fica claro que você é uma empresa, um profissional sério.

Sendo assim, um eletricista precisa de CNPJ para ajudar a passar ainda mais autoridade para o seu cliente. O que pode resultar em mais contratações a partir das apresentações dos seus orçamentos.

É claro, que você precisa deixar bem claro que você é um profissional autônomo registrado e você precisa usar sempre isso ao seu favor. Mantenha o seu CNPJ em um cartão de visitas, ou se apresente sempre ressaltando essa sua característica como profissional, não importando se você trabalha sozinho ou com uma ou duas pessoas ao seu lado.

 

E então? Um eletricista precisa de CNPJ?

3

A resposta mais curta é sim. Um eletricista precisa de CNPJ para declarar os seus ganhos e ficar dentro da lei, e um eletricista precisa de CNPJ para que ele passe uma imagem de maior valor e autoridade para os seus clientes – o que como foi dito anteriormente resulta em mais contratações.

Sendo uma empresa propriamente dita, você será visto com outros olhos. E sem sombra de dúvidas, isso pode ser um fator que pode alavancar os seus negócios como um prestador de serviço.

Bom, espero que eu tenha conseguido retirar as suas principais dúvidas sobre essa questão. Caso não tenha conseguido, utilize os comentários abaixo para que você consiga resolver essa sua dúvida, e caso você tenha gostado do nosso artigo compartilhe o nosso conteúdo nas redes sociais.

Eu sou Everton Moraes do portal Sala da Elétrica, e muito obrigado por você ter lido esse artigo até aqui!

(971)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(6)

  1. Ola Everton,

    Respeitosamente, discordo, em partes de tua opnião.
    O autônomo não é obrigado a possuir um cnpj e não estará na ilegalidade sem o mesmo.

    O autônomo deve sim, emitir NFs de seus serviços, no caso, apenas com o CPF, dirige-se a prefeitura da cidade onde prestou o serviço e emite a NFs referente ao serviço, pagando os devidos impostos. Obviamente, deve ainda declarar seus ganhos a receita federal caso ultrapasse os limites estabelecidos, algo em torno de 28.000 reais em 2015.

    Já trabalhei como autônomo, na época com serviço de caça vazamentos, prestando inclusive serviço para grandes indústrias, mesmo sem CNPJ.

    Obviamente, sendo o eletricista um empreendedor individual, com CNPJ e emitindo a devida NF, sim, demonstra profissionalismo e é um ponto extra na hora de atender um grande cliente, ou empresa, mas não chego a pensar que seja o ponto decisivo para fechar ou não o negócio.

    grande abraço

    Willian Bathke

  2. Appreciating the persistence you put into your site and detailed information you present. It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same outdated rehashed information. Great read! I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

  3. Good – I should definitely pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all tabs as well as related info ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, web site theme . a tones way for your customer to communicate. Excellent task..

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *