Home Elétrica Energia Eólica como alternativa de produção de eletricidade residencial
Energia Eólica como alternativa de produção de eletricidade residencial

Energia Eólica como alternativa de produção de eletricidade residencial

311
22

Os problemas ambientais que enfrentamos hoje são resultados diretos do padrão de consumo da sociedade, onde o desperdício e a produção de bens reduzem nossos estoques de recursos naturais. Além disso, a vida moderna, com a presença dos carros, com o uso de vários eletrodomésticos e com a falta de consciência ambiental, também está levando o planeta a um colapso.

Diante dessa realidade e dando sequência a uma série de artigos sobre fontes renováveis que publiquei recentemente sobre energia solar, minha intensão com este artigo é de mostrar a você a necessidade de buscar alternativas ecologicamente viáveis para economizar recursos naturais e para preservar a natureza. Uma dessas alternativas é apostar na energia gerada por turbinas eólicas ao invés de investir em usinas hidrelétricas, usinas nucleares e em outras formas poluentes de geração de energia elétrica.

energia eólica residencial

A energia eólica é considerada ambientalmente sustentável, pois utiliza a força dos ventos para gerar energia. Esse tipo de processo não gera resíduo e não polui o meio ambiente. A tecnologia ainda é considerada cara e, por isso, não tem sido muito implantada em países em desenvolvimento, como o Brasil, por exemplo. Entretanto, em países da Europa e nos Estados Unidos várias cidades contam com turbinas eólicas para a geração de energia e o abastecimento das residências. Essa é, sem dúvida, uma alternativa sustentável e ecologicamente correta.

Iniciativa brasileira

No Brasil, uma regulamentação da Aneel (Resolução 482/2012) determinou que os consumidores possam produzir sua própria energia elétrica por meio de turbinas eólicas, fotovoltaicas entre outras. Os consumidores que aderirem ao programa poderiam receber descontos na conta de energia.

Para promover essa iniciativa, existem as turbinas eólicas residenciais que, na verdade, são microturbinas que podem ser instaladas em casas e conjuntos residenciais. A instalação de um sistema como esse pode custar entre R$ 3.000 e R$ 38.000, dependendo do tamanho da casa e da necessidade de energia que a residência possuir.

Apesar de não ser um investimento barato, o retorno ambiental e a economia nos gastos com energia elétrica valem a pena.

Os benefícios da energia eólica

A energia eólica se enquadra nas fontes renováveis de geração de energia elétrica. Esse processo é considerado altamente favorável e benéfico ao meio ambiente por não causar nenhum tipo de poluição ou resíduo. Essa tecnologia aproveita a ação dos ventos em áreas estratégicas para gerar energia, e também pode ser utilizada para a geração doméstica de energia elétrica.

Para as cidades, o ideal é apostar em turbinas verticais, próprias para ambientes urbanos. Essas turbinas são de fácil manutenção e podem ser instaladas em qualquer lugar. Para as residências, as turbinas verticais são projetadas para serem instaladas nos telhados ou em terra firme. Ao contrário do que muita gente diz, as turbinas eólicas não fazem tanto barulho. Hoje, já existem no mercado turbinas bastante silenciosas e eficazes.

Quem está em busca de alternativas ecológicas para a geração de energia doméstica, pode apostar na tecnologia das turbinas eólicas. Existem muitos modelos de aerogeradores para instalação residencial. Basta fazer uma boa pesquisa de preços e marcas para escolher o modelo ideal para a sua casa.

A energia renovável residencial é uma tendência que veio para ficar e que pode contribuir muito para amenizar os problemas ambientais que enfrentamos hoje em nosso planeta. É possível encontrar no mercado sistemas completos e integrados que produzem energia elétrica com várias intensidades de ventos, sejam eles ventos fortes ou fracos.

A eficiência das turbinas eólicas para residências pode chegar a 90% da geração da energia necessária para uma casa ou uma pequena empresa. Essa é, sem dúvida, uma das melhores tecnologias para geração de energia limpa na atualidade.

Mais informações

A energia eólica é resultado da energia dos ventos. Esse tipo de energia é criado pela transformação da energia cinética que vem dos ventos em energia elétrica. Todo o processo acontece por meio de um aerogerador.

A turbina eólica tem padrões aerodinâmicos muito eficientes. As turbinas eólicas podem ser instaladas, principalmente, em locais em que a velocidade média dos ventos fique em torno de 3,6 m/s.

energia eólica

Hoje, existem no mundo mais de 20 mil turbinas eólicas de grande porte em operação, a maioria delas nos Estados Unidos e na Europa. No continente europeu, os governos têm o objetivo de alcançar a meta de 10% da energia elétrica total gerada a partir dos ventos até o ano de 2030.

No Brasil existem poucas usinas de energia eólica. Os destaques são para as Usinas do Camelinho (1MW), Mucuripe (1,2MW) e Prainha (10MW). Essas usinas eólicas brasileiras estão instaladas em Minas Gerais, no Ceará e em Pernambuco.

É preciso que o Brasil avance na geração de energia renovável para preservar nossas florestas, nossos recursos naturais e nossas paisagens exuberantes. Atualmente, o Brasil investe muito na construção de usinas hidrelétricas, que causam diversos problemas sociais e ambientais para o país.

Com um investimento considerável em fontes de energia renovável o Brasil, certamente, alcançaria melhores resultados em termos de proteção ambiental, economia e eficiência energética. A população precisa cobrar do governo que esse tipo de ação faça parte dos planos de investimento do país.

(311)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(22)

  1. Bom dia, Everton.

    Parabéns por mais este artigo importante e interessante, como profissionais precisamos mesmo relembrar, manter isso em mente para que, a medida que as empresas simplifiquem para residências aqui no brasil, nós profissionais estejamos preparados e aderido a essa nova tecnologia. E a sala da elétrica estar colaborando com isso. Mais uma vez parabéns.

    Marcio Duarte.

    1. Muito obrigado Marcio, exatamente isso que quero que entendam, estar preparado para as novidades e conhecer as tecnologias promissoras é extremamente importante para almejarmos um destaque em nossas profissões.

      Um forte abraço e esteja sempre a vontade a dar suas opiniões e críticas…

  2. Gosto muito do seu site, pois muitas vezes não consigo tempo para pesquisar soluções em energia e alguns outros assuntos na área, mas você consegue com um modo fácil passar informações atualizadas e de forma rápida. Parabéns e agradeço pelo empenho na busca de informações.

  3. Bom dia Everton e toda galera que contribui para que todas essas informações super. importantes cheguem até nós por meio da internet. Eu só quero agradecer por todo esse empenho e dedicação com assuntos que só trazem benefícios para a população.
    muito obrigado a todos!!

  4. temos que cobrar mais dos nossos governos sobre esta questão de energia limpa e sustentável falta também conhecimento da população sobre estas alternativas programas de incentivo e estudos devem ser implantados e divulgados a natureza nos dá total condições de explorar sem destruir.

    1. Olá Manoel, Muito obrigado por colocar seu ponto de vista, acredito que é inevitável que tenhamos em pouco tempo a necessidade de investir neste tipo de produção de energia, pode ter certeza que estamos em um momento oportuno. O Brasil tem metas de emissão de gases na atmosfera e necessidade de utilização de fontes renováveis de energia e nossos recursos estão muito além de vários países que são lideres nestas áreas..

      Um forte Abraço Manoel

  5. É isso temos que partir para outros tipos de energias, principalmente as renováveis, como essas que você está nos apresentando, mas ainda falta muito; o incentivo, o esclarecimento e ainda a boa vontade dos políticos para apresentarem um projeto que beneficiará todos os povos. Parabéns Everton com sua ajuda um dia penso em breve poderemos ter uma surpresa, assim espero, mais uma vez sucesso cara você merece.

    1. Muitíssimo obrigado João, concordo que não temos hoje(pelo menos ainda) um grande incentivo político para seguir adiante com esta ideia mas em pouco tempo será extremamente necessário e os países já estão sendo cobrados por este tipo de recurso de produção de energia… O Brasil tem um potencial fora do comum, muito maior dos que os líderes nestes seguimentos.

      Um forte abraço e seja sempre muito bem vindo

  6. Muito bom o artigo sobre energia eólica e também da energia solar Fotovoltaica.
    Futuramente iremos projetar um sistema fotovoltaico em nossas casas se baixar os custos.

  7. – ôi cara, vc é muito perseverante (qualidade dos que chegam aonde querem…amém!).
    – muito bom seus artigos e objetivos – a eletricidade limpa já deveria ser o presente, pena que os custos são os maiores obstáculos… procuro difundir na região esta realidade, com alguns empresários de vários portes…vamos interagir – e aguardar os produtos chineses!!! É um comércio promissor!!!

  8. Bom dia Everton. Gostaria de obter mas informações sobre Energia Renovável. Estou buscando novas formas de E.R. Já a um bom tempo vi no YOU TUBE sobre um motor Magnético que gira com força dos imas. Não sei ate que ponto e verdade, mas eu gostaria de obter informações sobre este projeto. Gostaria de me dedicar a esta pesquisa, e quem sabe desenvolver este motor. Depois e instalar um gerador de 12 V cc, e o resto do processo vc conhece.

  9. Olá Everton! sou novo na área de elétrica tenho muito a aprender e vou aproveitar ao máximo tudo que vc oferece no seu blogue, gostaria que vc a princípio que me ajudasse a entender comandos elétricos. gostaria de entender tambem o cad simulador. obrigado pela atenção!

  10. Boa noite professor.

    Gostaria de saber se um gerador eólico entrega a mesma potência gerada no eixo em forma de energia elétrica? Se a resposta for não,; qual a porcentagem da potencia mecânica é transformada em elétrica? Existem modelos de aerogeradores para uma determinada velocidade de vento?

    Grato por sua atenção.

    um abraço

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *