Home Elétrica Comandos Ler diagramas elétricos pode transformar sua carreira [Comprovado]
Ler diagramas elétricos pode transformar sua carreira [Comprovado]

Ler diagramas elétricos pode transformar sua carreira [Comprovado]

776
20

Sempre mostrei aos meus alunos o que acontece por não saber ler diagramas e para a grande maioria sempre foi uma surpresa, mesmo os mais experientes sempre notaram que este conceito é o mais importante para um profissional de nossa área mas, na grande maioria das vezes, o profissional não se encontra apto para ler um diagrama elétrico. No ano passado realizei uma pesquisa com 774 profissionais e o resultado foi surpreendente, e isso não quer dizer que foi positivo, aliás, pelo contrário.

COEL – 300×250

O que 774 profissionais disseram sobre ler diagramas?

Como disse anteriormente, em outubro de 2014 realizei uma pesquisa com 774 profissionais da área elétrica, entre eles possuíamos em sua maioria os cargos eletricistas, técnicos e autônomos:

ler diagramas

Uma das perguntas que realizei neste questionário foi qual o maior problema que eles encontravam no dia a dia atuando como profissionais e olha só o que responderam:

ler diagramas

Quase 40% assumiram que possuem dificuldade na leitura de diagramas, isto é um problema gravíssimo para um profissional da área da elétrica. E como pode observar, em segundo lugar o que mais preocupam estes profissionais é o fato de “não ser reconhecido no ambiente de trabalho”.

Mas o que talvez os 188 que responderam não ser reconhecido não saibam é que o reconhecimento está ligado diretamente ao seu desempenho no dia a dia como profissional e, com certeza, não saber ler o diagrama é um dos principais problemas que eles enfrentam, na minha opinião, o profissional que tem dificuldade em ler diagramas terá dificuldade de desenvolver um bom trabalho já que atividades de rotina ficam afetadas diretamente como:

  • Realizar uma manutenção
  • Desenvolver um diagrama do zero
  • Realizar a montagem de uma infraestrutura elétrica ou um painel elétrico
  • etc…

Quando identifiquei este “problema”?

Durante aproximadamente 10 anos fui instrutor de treinamentos no SENAI SP e a convivência com alunos/profissionais da área me fez enxergar que por mais que fossem capacitados e com experiência prática, saber ler um diagrama elétrico era uma deficiência da grande maioria, quando eram iniciantes então o problema era ainda maior.

Atuei na indústria diretamente na área de manutenção durante mais de 8 anos e a minha maior dificuldade no início foi exatamente esta, bem como foi fácil observar que os meus colegas de trabalho também sofriam desta deficiência, mas percebi algo interessante…

eletricista

… percebi que existiam profissionais com habilidades incríveis de leitura e interpretação de diagramas mas todos eles, sem exceção não haviam aprendido na escola estas técnicas e sim no dia a dia como profissionais. Daí comecei a perseguir estes profissionais e aprender com eles, eu tive diversos “mentores” que me ajudaram e muito a adquirir esta habilidade e isso me ajudou de duas maneiras.

A primeira é que como profissional comecei a ganhar mais credibilidade e reconhecimento, isto ajudou muito para que eu crescesse nas empresas em que atuei, o segundo é que pude ajudar meus alunos neste ponto que sempre foi “esquecido” nas escolas técnicas e profissionalizantes, dentro dos meus treinamentos no SENAI principalmente meu foco era formar cases de sucesso mas para mim não era suficiente, então me dediquei a criar um Método de Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos que dei o nome de Método LIDE.

O que é o Método LIDE?

O Método LIDE foi  a maneira que eu encontrei de auxiliar os profissionais da área hotmartcursolideelétrica que precisam se qualificar e ganhar espaço no mercado de trabalho adquirindo a habilidade de leitura e interpretação de diagramas elétricos.

Trata-se de um treinamento online onde ensino, passo a passo os conceitos de instalações elétricas e comandos elétricos de uma maneira diferente e 100% em vídeo aulas, todo conteúdo é transmitido com o objetivo de fazer com que o aluno associe a leitura e interpretação de diagramas enquanto aprende os conceitos mais importantes da elétrica.

Criei um módulo exclusivo onde ensino, passo a passo, meus alunos a realizar a Leitura e Interpretação de diagramas elétricos na prática e por este motivo o nome do curso (LIDE).

Se você chegou até este parágrafo tenho um convite a te fazer, inscreva-se nesta página e tenha acesso a alguns dos conteúdos mais importantes da Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos.

(776)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(20)

  1. Muito boa consideração do tema Everton, com certeza nossos colegas profissionais se sentirão motivados também a investir neste aspecto da profissão. Parabens

  2. Ola boa noite me chamo Luiz Sergio Faria Morador Em Santa Cruz Cidade Rio De Janeiro Comecei a participar Dos Cursos da Sala Elétrica Estou gostando de todos os Conteudos Das Aulas do se ensinamento já recebi o Kit do Eletricista que esta me ajudando em muito o meu trabalho. Gostaria de saber se Esta Apostila na qual eu emprimir esta correta. Parabens Pelos Ensinamentos que Estamos Recebendo de sua parte .Desejo tudo de Bom Para Você Ewerton de Morais Com Que Estamos Passando Em nosso País ,Vem Vc nos traz todos estes ensinamentos de graça .

  3. Bom Everton, me interessei muito pelo método LIDE, fiz minha inscrição, assisti os três vídeos e gostei muito. Mas minha dúvida é, quando vai sair mais vídeos sobre esse método? O que faço para ter acesso a esses vídeos?
    Obrigado e parabéns cara, você é fera no assunto.
    Fico no aguardo.

  4. Gostaria de saber se vou poder fazer o curso lide qualquer horário,porque trabalho de dia no horário administrativo e estudo eletrotécnica a noite

    1. Olá Silvio… o Método LIDE é um curso Online e com todas as suas aulas gravadas, então você pode fazer no seu horário e como quiser… 😉

  5. Boa tarde Everton Morais gostaria se conpreender melhor o funcionamento de um transdutor de posição pois trabalho com máquina injetoras de termoplásticos e todos movimento são irterligados através de uma cabo can-bus nesses transdutores.

  6. Ola Everton Morais sou formado em eletrotécnica más no momento não estou na área mim interessei pelo curso LIDE e qro fazer minha inscrição como faço.

  7. Bom Dia!
    Eu gostaria de saber quando haverá novas vagas para esse curso eu me interessei bastante, ainda mais por que eu sou eletricista tenho a minha própria empresa agora de manutenção e instalação predial e gostaria muito de mais formação e acredito que esse curso seja oque estou procurando.

  8. Boa tarde.
    Sou engenheiro eletricista formado há bastante tempo.
    Sempre que visito esta sala é um grande prazer em lembrar várias coisas e aprender novas.
    Faz um bom tempo que não visitava a SALA DE ELÉTRICA e fique fascinado com o que vi.
    Quero parabeniza-lo Everton pelo seu grande trabalho.
    Tentarei passar para frente a SALA DE ELÉTRICA para técnicos e engenheiros que conheço para que também possam participar.
    Engº Flávio Figueiredo de Andrade.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *