Partida direta de motor trifásico

 A tradicional partida direta de motores elétricos trifásicos pode ser considerada como recurso ideal quando deseja-se usufruir do desempenho máximo nominais de um motor elétrico trifásico, como por exemplo o torque de partida (uma das principais características do motor elétrico). No entanto, este sistema de partida é recomendado para motores que possuam no máximo 7,5/10cv de potência.

A partida direta implica diretamente no desempenho do motor e principalmente na infraestrutura da rede de alimentação onde esta máquina elétrica é instalada, dependendo da aplicação é mais viável utilizarmos uma partida indireta (Leia nosso artigo sobre partidas indiretas, clique aqui) , podemos observar abaixo as principais características deste sistema de partida:

Características da Partida Direta de Motores Elétricos Trifásicos
Prós Contra
Conjugado Nominal na Partida Corrente de Partida pode chegar a 8 vezes a nominal
  Dispositivos de acionamentos mais robustos
  Custo elevado de mantenimento

Diagrama de Potência

Como podemos observar, o diagrama de potência da partida direta expressa o motor elétrico como sendo a carga que será acionada e o acionamento é realizado através do componente contator.

[tabgroup][tab title="Alimentação"]A rede de alimentação será responsável por disponibilizar, neste caso, uma alimentação trifásica (3 fases + Terra) para atender a necessidade do motor elétrico utilizado.[/tab][tab title="Fusíveis"]Para a proteção do circuito, como os cabos, componentes (contatores, etc…) e curto circuito, normalmente, do tipo retardado.[/tab][tab title="Contator"]Componente que tem a responsabilidade de fornecer ao motor as três fases dos sistema de alimentação. Sua robustez varia em função da corrente do motor.[/tab][tab title="Relé  Térmico"]Dispositivo que se encarrega de realizar a proteção do motor elétrico trifásico em função de corrente de sobrecarga[/tab][tab title="Motor  Elétrico  Trifásico"]Máquina elétrica responsável por transformar energia elétrica em mecânica. Neste caso, trifásica e depende, basicamente do acionamento do contator K1 para entrar em funcionamento.[/tab][/tabgroup]

partida direta

Funcionamento do diagrama de potência

A finalidade deste diagrama de potência de uma partida direta é acionar o motor elétrico trifásico disponibilizando a ele 100% da tensão de alimentação fornecida pelo sistema trifásico de alimentação. Para isto se faz necessário que seja acionado o contator K1 para que este disponibilize a alimentação ao motor elétrico trifásico, no entanto é importante observar que os fusíveis devem estar íntegros permitindo a circulação da corrente e o relé térmico também deverá estar em seu estado normal de trabalho (não acionado). Sendo assim teremos o seguinte diagrama de comando:

Diagrama de Comando

O diagrama de comando desta partida direta representa a lógica de contatos que será responsável por acionar os componentes que serão responsáveis por comandar as cargas presentes no diagrama de potência (neste caso o motor elétrico trifásico).

[tabgroup][tab title="Relé Térmico"]O contato normalmente fechado protege o circuito de comando caso houver acionamento do relé térmico[/tab][tab title="Emergência"]Contato normalmente fechado de botão retentivo (com trava) que visa a parada emergencial do motor. Normalmente tipo cogumelo[/tab][tab title="Liga + Selo"]Contato normalmente aberto de botão pulsante que tem o objetivo de alimentar a bobina do contator, necessita de contato de selo para manter o contator acionado[/tab][tab title="Desliga"]Contato normalmente fechado de botão pulsante que possui como objetivo desenergizar a bobina do contator desligando-a[/tab][tab title="Bobina do Contator"]Parte do contator que após energizada realiza o acionamento dos contatos aberto e fechado do mesmo possibilitando acionar cargas (contatos de potência) e comandar as lógicas de comandos (contatos auxiliares.[/tab][/tabgroup]

partida direta

Funcionamento do diagrama de Comando

Estando os contatos NF do relé térmico (F7), botão de emergência e do botão desliga em condição de normal, ou seja, fechados, pressionando o botão Liga teremos a alimentação da bobina do contator K1 que por sua vez irá fechar seus contatos de potência acionando o motor elétrico trifásico e ira realizar o também o fechamento de seus contatos auxiliares, neste caso o contato de selo que tem o objetivo de manter a bobina do contator alimentada. Somente será realizada a desenergização da bobina caso seja pressionado o botão de emergência, o botão desliga ou o contato auxiliar do relé térmico seja acionado (esta ultima hipótese somente ocorrerá quando houver uma falha no motor em função de sobrecarga).

Dimensionamento

Quer aprender mais? então conheça o dimensionamento de partida direta de motores elétricos trifásicos. Clique Aqui e acesse nosso artigo exclusivo.

Siga-me

Eng ° Everton Moraes

Engenheiro Eletricista at Sala da Elétrica
Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista e blogueiro de 29 anos que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica.
"Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"
Siga-me

Comentários

  1. Wallace Lima disse:

    gostaria de saber se há algum jeito de ligar e desligar um motor elétrico usando apenas 1 botão pulsante. Se caso houver algum jeito por favor, explique-me como funciona este esquema de ligação?
    Obrigado!

    1. Existe sim Wallace! mas vamos fazer o seguinte, mande-me o arquivo com o seu desenvolvimento que analiso e digo o que falta ou se está correto! OK?

  2. alex disse:

    Otimo…não sabe como estais ajudando.DEUS te recompense

    1. Muito Obrigado Alex! seja smpre muito bem vindo a Sala da Elétrica….

  3. Elias Ferreira disse:

    Oi Everton, trabalho com manutenção de maquina de sorvete e estou com dificuldade em colocar em temporizador de retardo na desenergização no motor, pois ele trabalha em paralelo com o compreensor, pode me ajudar?

    1. Eu posso te ajudar sim mas não entendi de fato com isto vai funcionar! mande-me por e-mail

  4. Marcos Vinícius Góes Ferreira disse:

    Olá Everton adorei o seu site. Gostaria de saber na simulação do CADe simu como faço para verificar o funcionamento do rele térmico. Fiz um arquivo com partida direta com chave reversora para motor trifásico, coloquei lampadas para sinalizar ligação, acionamento do motor sentido horário, acionamento do motor anti horário além da sinalização de sobrecarca. Tudo funciona mas não consigo simular a sobrecarga.

    1. Faça o seguinte, dê um duplo clique no rele Térmico que ele simula a abertura dos contatos

  5. jenario blanco dorado disse:

    estou prescisando por chaves fin de curso en duas esteira de transporte de carga e estou querendo saber se pode fazer o diagama para poder montarlo sendo que as esteira são independente e presciso ligar as chaves em caves de partida direta agradeço muito se poder me ajudar ……

    1. Eu posso te ajudar, mande-me o seu diagrama que envio a você uma resposta com o meu ponto de vista, criar para você se torna inviável porque não conheço as variáveis do local da instalação e também em função de tempo… Muito obrigado e um Abraço

  6. Elias Ferreira disse:

    Everton, não consigo no CADe-Simu, localizar a bobina correta para o contato temporizado na conexão, na video aula tamto a bobina como o contato tem a nomeclatura “Ka”, eu só consigo bobina “K” e contato “KA”, pode me ajudar?

  7. Décio Silva disse:

    Caro Everton! Preciso colocar um rele termico no contator alimentado por 220v; Como faço a ligação nos parafusos da frente do rele 96nc, 98no, 97no, e 95nc respectivamente.
    obs: WEG
    grato.

    1. Olá Décio, veja se este artigo te atende: Partida de Motores

  8. antonio marques de lima disse:

    olá everton sou seu adimirador

    1. Muito obrigado pelo reconhecimento Antonio

      Seja sempre muito bem vindo a Sala da Elétrica

      Um forte Abraço

  9. wagner rosso disse:

    Montei um comando elétrico para motor trifásico, mas não sei que números colocar nas anilhas dos cabos para identificar.

    1. Você deverá seguir o diagrama, neste caso irá identificar com o número dos cabos que estão indicados no diagrama.

  10. antonio alves campos disse:

    ola , gostei muito , sou apaixonado por eletricidade ; sou eletricista aposentado de uma grande empresa; mais hoje eu trabalho como autonomo ,gostei muito da materia ,parabens

    1. Muito obrigado pela visita Antônio, um abraço

  11. Samyr disse:

    OLÁ EVERTON, PARABÉNS!!!O SITE É SIMPLESMENTE ÓTIMO.
    AMIGO, ESTOU COM UMA PESSOA QUE COMPROU UM MOTOR TRIFÁSICO DE 10CV DE POTENCIA,EU PRECISO LIGAR ESTE MOTOR O MAIS RÁPIDO POSSIVEL PARA USO,PORÉM NÃO SEI NEM POR ONDE COMEÇAR POIS NUNCA LIDEI NA PRATICA COM TAL SITUAÇÃO.
    SERÁ QUE VC PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR?
    OBRIGADO.

    1. Olá Samyr, você primeiro precisa saber qual o tipo de partida que pretende utilizar, mas se servir segue o link da partida direta:

      http://www.saladaeletrica.com.br/partida-direta-de-motor-trifasico/

      e estrela triângulo:

      http://www.saladaeletrica.com.br/partida-estrela-triangulo/

  12. bruno disse:

    olá Everton adorei seu Site parabéns, ajuda muita gente
    Valeu.

    1. Eu que agradeço sua presença aqui Bruno

      Um abraço chefe

  13. washington luis dos reis disse:

    genio da eletrica . vc e chow

    1. rsrs o que é isso?! estamos juntos aprendendo sempre. Um abraço

  14. alex disse:

    nao consigui baixar o cad simu

    1. Já te encaminhei por e-mail Alex

  15. Edelza Lopes disse:

    Olá boa tarde! Tudo bem?
    Estava na internet tentando fazer meu trabalho de Comandos e Proteção, encontrei a Sala da Elétrica dei uma olhada gostei, mas faço curso técnico de Eletrotécnica será que por aqui vou encontrar ajuda? Não tive tempo ainda de ver nada. Abraços fique com DEUS.

    1. Olá Edelza, tudo bom sim e com você?!

      Acredito que a Sala da Elétrica será sim muito útil a você, dê uma olhada em nossas categorias, penso que vai gostar bastante.

      Um Abraço

      1. Edelza Lopes disse:

        Olá Everton, tudo bem graças a DEUS!!

        Pode deixar vou dar uma olhada sim, acredito que vai me ajudar muito mesmo. Nossa estou tendo muitas dificuldades no curso. Mas sou brasileira! Kkkkk
        Muito obrigada por ter respondido. Fique com DEUS! Abraço

  16. Eduardo Andrade disse:

    Bom dia! Sr, Everton

    Gostaria de saber como faço para identificar a tensão elétrica de um motor sem plca se e 110V ou 220V monofasico?

  17. DOUGLAS BORGES disse:

    Ola Everton GOSTARIA QUE FIZESSE O DESENHO DE COMANDO PARA LIGAR E DESLIGAR UM MOTOR COM UMA UNICA BOTOEIRA PULSANTE. PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR….. OBRIGADO,DOUGLAS BORGES.

  18. Raimundo Soares de Melo disse:

    muito bom, muito obrigado por ajudar com novas matérias e passa para nos novos conhecimentos.

  19. o site esta me ajudando muito. obrigado Everton, tambem gostaria de saber quais sao os sistemas de controle de volume e quantidade, seus esquemas de painel.

  20. hermes alberto disse:

    Queria uma ajuda, estou terminando o curso técnico em eletrotecnico, queria uma ajuda sua pra saber qual a área de eletrotecnica hoje está ganhando bem…
    Qual há área você poderia me indicar?