Home Elétrica Comandos Partida direta de motor trifásico
Partida direta de motor trifásico

Partida direta de motor trifásico

10.81K
65

 A tradicional partida direta de motores elétricos trifásicos pode ser considerada como recurso ideal quando deseja-se usufruir do desempenho máximo nominais de um motor elétrico trifásico, como por exemplo o torque de partida (uma das principais características do motor elétrico). No entanto, este sistema de partida é recomendado para motores que possuam no máximo 7,5/10cv de potência.

COEL – 300×250

A partida direta implica diretamente no desempenho do motor e principalmente na infraestrutura da rede de alimentação onde esta máquina elétrica é instalada, dependendo da aplicação é mais viável utilizarmos uma partida indireta (Leia nosso artigo sobre partidas indiretas, clique aqui) , podemos observar abaixo as principais características deste sistema de partida:

Características da Partida Direta de Motores Elétricos Trifásicos
Prós Contra
Conjugado Nominal na Partida Corrente de Partida pode chegar a 8 vezes a nominal
  Dispositivos de acionamentos mais robustos
  Custo elevado de mantenimento

Diagrama de Potência

Como podemos observar, o diagrama de potência da partida direta expressa o motor elétrico como sendo a carga que será acionada e o acionamento é realizado através do componente contator.

[tabgroup][tab title=”Alimentação”]A rede de alimentação será responsável por disponibilizar, neste caso, uma alimentação trifásica (3 fases + Terra) para atender a necessidade do motor elétrico utilizado.[/tab][tab title=”Fusíveis”]Para a proteção do circuito, como os cabos, componentes (contatores, etc…) e curto circuito, normalmente, do tipo retardado.[/tab][tab title=”Contator”]Componente que tem a responsabilidade de fornecer ao motor as três fases dos sistema de alimentação. Sua robustez varia em função da corrente do motor.[/tab][tab title=”Relé  Térmico”]Dispositivo que se encarrega de realizar a proteção do motor elétrico trifásico em função de corrente de sobrecarga[/tab][tab title=”Motor  Elétrico  Trifásico”]Máquina elétrica responsável por transformar energia elétrica em mecânica. Neste caso, trifásica e depende, basicamente do acionamento do contator K1 para entrar em funcionamento.[/tab][/tabgroup]

partida direta

Funcionamento do diagrama de potência

A finalidade deste diagrama de potência de uma partida direta é acionar o motor elétrico trifásico disponibilizando a ele 100% da tensão de alimentação fornecida pelo sistema trifásico de alimentação. Para isto se faz necessário que seja acionado o contator K1 para que este disponibilize a alimentação ao motor elétrico trifásico, no entanto é importante observar que os fusíveis devem estar íntegros permitindo a circulação da corrente e o relé térmico também deverá estar em seu estado normal de trabalho (não acionado). Sendo assim teremos o seguinte diagrama de comando:

Diagrama de Comando

O diagrama de comando desta partida direta representa a lógica de contatos que será responsável por acionar os componentes que serão responsáveis por comandar as cargas presentes no diagrama de potência (neste caso o motor elétrico trifásico).

[tabgroup][tab title=”Relé Térmico”]O contato normalmente fechado protege o circuito de comando caso houver acionamento do relé térmico[/tab][tab title=”Emergência”]Contato normalmente fechado de botão retentivo (com trava) que visa a parada emergencial do motor. Normalmente tipo cogumelo[/tab][tab title=”Liga + Selo”]Contato normalmente aberto de botão pulsante que tem o objetivo de alimentar a bobina do contator, necessita de contato de selo para manter o contator acionado[/tab][tab title=”Desliga”]Contato normalmente fechado de botão pulsante que possui como objetivo desenergizar a bobina do contator desligando-a[/tab][tab title=”Bobina do Contator”]Parte do contator que após energizada realiza o acionamento dos contatos aberto e fechado do mesmo possibilitando acionar cargas (contatos de potência) e comandar as lógicas de comandos (contatos auxiliares.[/tab][/tabgroup]

partida direta

Funcionamento do diagrama de Comando

Estando os contatos NF do relé térmico (F7), botão de emergência e do botão desliga em condição de normal, ou seja, fechados, pressionando o botão Liga teremos a alimentação da bobina do contator K1 que por sua vez irá fechar seus contatos de potência acionando o motor elétrico trifásico e ira realizar o também o fechamento de seus contatos auxiliares, neste caso o contato de selo que tem o objetivo de manter a bobina do contator alimentada. Somente será realizada a desenergização da bobina caso seja pressionado o botão de emergência, o botão desliga ou o contato auxiliar do relé térmico seja acionado (esta ultima hipótese somente ocorrerá quando houver uma falha no motor em função de sobrecarga).

Dimensionamento

Quer aprender mais? então conheça o dimensionamento de partida direta de motores elétricos trifásicos. Clique Aqui e acesse nosso artigo exclusivo.

(10812)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(65)

  1. gostaria de saber se há algum jeito de ligar e desligar um motor elétrico usando apenas 1 botão pulsante. Se caso houver algum jeito por favor, explique-me como funciona este esquema de ligação?
    Obrigado!

  2. Oi Everton, trabalho com manutenção de maquina de sorvete e estou com dificuldade em colocar em temporizador de retardo na desenergização no motor, pois ele trabalha em paralelo com o compreensor, pode me ajudar?

  3. Olá Everton adorei o seu site. Gostaria de saber na simulação do CADe simu como faço para verificar o funcionamento do rele térmico. Fiz um arquivo com partida direta com chave reversora para motor trifásico, coloquei lampadas para sinalizar ligação, acionamento do motor sentido horário, acionamento do motor anti horário além da sinalização de sobrecarca. Tudo funciona mas não consigo simular a sobrecarga.

  4. estou prescisando por chaves fin de curso en duas esteira de transporte de carga e estou querendo saber se pode fazer o diagama para poder montarlo sendo que as esteira são independente e presciso ligar as chaves em caves de partida direta agradeço muito se poder me ajudar ……

    1. Eu posso te ajudar, mande-me o seu diagrama que envio a você uma resposta com o meu ponto de vista, criar para você se torna inviável porque não conheço as variáveis do local da instalação e também em função de tempo… Muito obrigado e um Abraço

  5. Everton, não consigo no CADe-Simu, localizar a bobina correta para o contato temporizado na conexão, na video aula tamto a bobina como o contato tem a nomeclatura “Ka”, eu só consigo bobina “K” e contato “KA”, pode me ajudar?

  6. ola , gostei muito , sou apaixonado por eletricidade ; sou eletricista aposentado de uma grande empresa; mais hoje eu trabalho como autonomo ,gostei muito da materia ,parabens

  7. OLÁ EVERTON, PARABÉNS!!!O SITE É SIMPLESMENTE ÓTIMO.
    AMIGO, ESTOU COM UMA PESSOA QUE COMPROU UM MOTOR TRIFÁSICO DE 10CV DE POTENCIA,EU PRECISO LIGAR ESTE MOTOR O MAIS RÁPIDO POSSIVEL PARA USO,PORÉM NÃO SEI NEM POR ONDE COMEÇAR POIS NUNCA LIDEI NA PRATICA COM TAL SITUAÇÃO.
    SERÁ QUE VC PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR?
    OBRIGADO.

  8. Olá boa tarde! Tudo bem?
    Estava na internet tentando fazer meu trabalho de Comandos e Proteção, encontrei a Sala da Elétrica dei uma olhada gostei, mas faço curso técnico de Eletrotécnica será que por aqui vou encontrar ajuda? Não tive tempo ainda de ver nada. Abraços fique com DEUS.

      1. Olá Everton, tudo bem graças a DEUS!!

        Pode deixar vou dar uma olhada sim, acredito que vai me ajudar muito mesmo. Nossa estou tendo muitas dificuldades no curso. Mas sou brasileira! Kkkkk
        Muito obrigada por ter respondido. Fique com DEUS! Abraço

  9. Ola Everton GOSTARIA QUE FIZESSE O DESENHO DE COMANDO PARA LIGAR E DESLIGAR UM MOTOR COM UMA UNICA BOTOEIRA PULSANTE. PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR….. OBRIGADO,DOUGLAS BORGES.

  10. Queria uma ajuda, estou terminando o curso técnico em eletrotecnico, queria uma ajuda sua pra saber qual a área de eletrotecnica hoje está ganhando bem…
    Qual há área você poderia me indicar?

  11. Caro Everton, boa tarde!

    Gostaria de saber, como faço o dimensionamento do correto relé controlador de fase para motores de sistema de esgoto de um condomínio de 3CV.

    Ou basta saber a tensão e adquirir o relé?

    Grato,

  12. Amigo tenho uma dúvida quando eu apertar o botão liga o selo automaticamente será Fechado ? Se for gostaria que explicasse o porque. Desde ja, obrigado.

  13. gostaria de instalar um botao a distancia para desligar e ligar as lampadas da quadra,pois a portaria fica longe e evitar que o porteiro saia da cabine.
    obs: liga e desliga direto no djuntor,queria colocar uma contatora e fazer isso pela bobina mas nao sei como.
    desde ja agradeço

  14. Ola Everton estou com muita dificuldade em Soft Starter o modelo é o Siemens 3RW4027-1BB14 SIRIUS 3RW4027 7.5/15kW o que vc me indicaria???
    desde de ja agradeço.

  15. Bom dia Everton! Muito bom o seus artigos! Gostaria de saber o funcionamento do circuito de comando do motor de carregamento da mola do disjuntor. Tive uma prova que caiu uma questão assim.

    Obrigado pela atenção!

  16. Ola Everton,

    Tenho 2 motores 10 CV que hoje são minha bomba de água de um hotel, tenho que refazer o painel, hoje se encontra em partida direta, mais como o motor é 10cv é aconselhável uma estrela triangulo ou por causa de ser um bomba fica em partida direta mesmo?

    1. Olá Ruan! Passei por aqui procurando um assunto ao ler sua pergunta, achei interessante.
      Quando você usa estrela-triângulo, minimiza a partida, mas também perde 1/3 do poder de torque do motor, como a bomba d’água parte com carga não seria a melhor das soluções. Eu colocaria no seu caso um Soft Starter, seu motor partirá suave e em plena força.
      Everton se falei alguma bobagem por favor corrija-me.
      Um abraço – Márcio

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *