Home Elétrica Comandos Qual a importância do diagrama elétrico em uma instalação?
Qual a importância do diagrama elétrico em  uma instalação?

Qual a importância do diagrama elétrico em uma instalação?

526
43

Imagine uma caçada ao tesouro sem um mapa! É mais ou menos essa a sensação quando você precisa realizar uma intervenção em uma instalação elétrica/circuito sem ter um diagrama elétrico ou quando você tem um diagrama e não sabe fazer a leitura e interpretação deste. Neste artigo quero te mostrar porque eu considero importantíssimo a presença deste documento em uma instalação elétrica, seja ela qual for..

COEL – 300×250

Recentemente ministrei um treinamento Online e o Tema era exatamente este, Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos e chamei este evento de LIDE. Neste evento ao vivo foi possível interagir com dezenas de pessoas de diversas áreas de atuação e foi surpreendente o resultado. A necessidade de criar este conteúdo partiu do próprio público da Sala da Elétrica e também em notar nas aulas que ministro no SENAI que o diagrama elétrico normalmente é uma barreira para os profissionais iniciantes.

Gravei este PodCast para você:

mapa do tesouro

Com este artigo quero trazer uma realidade um tanto quanto desagradável, isto mesmo, hoje muitas pessoas estão se formando na área elétrica mas poucas, muito poucas saem com capacidade de realizar um leitura e interpretação de diagramas elétricos.

QUANTO MAIS RASTREÁVEL MAIS SEGURO E CONFIÁVEL

diagramas elétricos

 

O Diagrama elétrico permite a você algo espetacular que é a rastreabilidade de sua instalação, sabe o que isso significa?

Não importa o tipo de intervenção que você venha fazer você saberá exatamente onde e como fazer. A identificação de uma possível falha/defeito e respectivamente a solução deste se torna muito mais rápida e eficiente.

Um exemplo simples e muito comum de um problema de rastreabilidade dentro de uma instalação elétrica residencial é quadro de disjuntores não identificado com o s números dos circuitos. Como ter certeza que um circuito foi corretamente desligado se eu não sei qual é a sua fonte de alimentação?

Pense em como este problema “simples” pode intervir diretamente em seu tempo de execução, na qualidade de seu serviço e principalmente em sua segurança. Não ter certeza de qual disjuntor deve ser seccionado para efetuar a desenergização pode e vai implicar diretamente na sua segurança.

Eletricidade não é brincadeira, costumo dizer que é o perigo que não se vê e tenho certeza absoluta que você há de concordar comigo.

PORQUÊ VOCÊ PRECISA SABER LER UM DIAGRAMA ELÉTRICO?

Antes de mais nada gostaria que perguntasse a si mesmo: Qual é a minha “intimidade” com a leitura de um diagrama elétrico?

Comumente eu me deparo com situações onde profissionais já com bastante tempo de profissão buscam o curso de comandos elétricos para aprender a ler e interpretar diagramas elétricos, isso mesmo, profissionais com 10, 15, 20 anos de profissão.

Sabe porque estas pessoas optam por, na maioria das vezes, refazer o curso de comandos elétricos ou mesmo de instalações elétricas? Porque quando tiveram pela primeira vez na sala de aula não deram a atenção devida a este assunto.

Eu particularmente prefiro trabalhar com estes profissionais porque neste caso eles estão mais focados e com objetivos claros. Muitos dos alunos não entendem que somente o diploma não fará a menor diferença e pecam no compromisso de APRENDER.

Você não pode se dar ao luxo de participar de um treinamento e não aprender, não questionar, esta é sua obrigação como aluno.

O QUE EU ACHO

Eu acredito/espero que num futuro teremos a exigência de possuir toda a documentação necessária para estruturarmos um projeto de instalações elétricas, seja este um projeto de uma residência, comércio ou indústria. Na minha opinião, qualquer obra deveria ter a obrigação – fiscalizada por órgãos competente – de contar com projetos completos e profissionais capacitados, neste artigo escrevi como contratar um eletricista exatamente porque existem muitos profissionais inexperientes e sem qualificação no mercado.

(526)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(43)

  1. Como sempre seus artigos são muito bons,este da LIDE então
    demonstra o quanto o eletricista esta preparado para o desempenho da função.

  2. nota 10! Sr everton morais pelo artigo,e de grande valor a cada dia a gente aprender mais
    sobre a eletriciddade.
    cordialmente
    valmir

  3. Nunca me esqueço o que um professor me disse certa vez: “Quer ser um bom eletricista? Aprenda ler Diagramas”.
    Parabéns a você Engº Everton, por essa disposição e o dom que Deus lhe deu afim de ensinar as pessoas.
    Um abraço e sucesso!!!

  4. Excelente realmente sem o esquema elétrico, fica difícil entender o que esta acontecendo e saber por onde começar, estas orientações são de fato ótimas.

        1. Sim concordo plenamente, no entanto, este diagrama deve estar em um suporte específico, não podemos vacilar não é mesmo?
          Sabemos que a eletricidade traz junto o risco de princípios de incêndios quando não administrada corretamente….

    1. Olá Marcio, que bom que gostou do artigo. Esta é uma grande preocupação minha e de diversos profissionais do ensino que interagem na área elétrica.

      Profissionais que não estão totalmente apto perdem grandes oportunidades no mercado de trabalho todos os dias

  5. Muito bom o artigo Everton, como estudante de eletroeletrônica gostei muito da dica, que ressalta a grande importância do diagrama elétrico nas instalações elétricas. Um Grande abraço e sucesso sempre.

  6. Parabens Everton, essas informações são realmente muito úteis. E como podemos acessar esse curso de LIDE que o senhor disponibilizou? Obrigado

  7. Muito bom artigo.

    Se o Senai-Ce tiver professores com a capacitação e vontade de passar ensinamentos como o Dr. Everton. Com certeza não irei me arrepender de fazer o curso de Comandos elétricos que está planejado para Agosto/Setembro desse ano para minha pessoa participar.

  8. Acho muito importante saber ler um diagrama elétrico, aproveitando gostaria de perguntar como faço para trabalhar de forma autônoma em instalação e manutenção residencial, Sou técnico de manutenção elétrica e atuo na Industria a mais de 10 anos, atualmente por conta da crise estou passando por um momento ruim de 2014 pra cá já passei por quatro empresas esta instabilidade na indústria esta me fazendo repensar minha carreira, gostaria de saber se posso assinar algum projeto pois tenho formação superior como tecnólogo em automação industrial. desde já agradeço pelo espaço concedido parabéns pelo trabalho.

  9. Não ter um diagrama, é não saber o que esta fazendo… infelizmente a muitas instalações residências sem nenhum desenho, e as empresas sem um diagrama unifilar! É só contar com a sorte!

  10. é de grande importância pra mim que estou cursando eletrotécnica,pergunto qual a área melhor pra se atuar no mercado de trabalho como eletrotécnico?agradeço desde já everton morais!

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *