Home Elétrica COMO CONTRATAR UM ELETRICISTA – GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO
COMO CONTRATAR UM ELETRICISTA – GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO

COMO CONTRATAR UM ELETRICISTA – GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO

528
83

Você já imaginou que contratar um eletricista envolve muito mais do que  simplesmente realizar uma pesquisa de preços dentre vários profissionais que dizem ser profissionais? Isto mesmo, a eletricidade foi responsável por 818 acidentes domésticos em 2012 e isso se dá em função de, principalmente, instalações elétricas mau planejadas e executadas por profissionais não qualificados.

Neste artigo apresento de uma forma clara objetiva os principais aspectos que você deverá levar em consideração no momento da contratação de um profissional da área elétrica. Não se engane, por mais simples que pareça, contratar um eletricista envolve muito mais do que fazer um leilão de valores – Estamos falando de, principalmente, sua segurança e de sua família.

COMO CONTRATAR UM ELETRICISTA MESMO NÃO CONHECENDO ELÉTRICA

eletricista

Primeiro, se vai contratar um profissional da área elétrica você já deve possuir um problema ou uma necessidade, correto? Do contrário não entraria em contato com um, e talvez também nem estaria lendo este artigo, seja na manutenção de uma instalação existente ou mesmo para idealizar toda a estrutura elétrica de sua residência entenda que precisa buscar soluções e não problemas futuros.

Entenda: Uma instalação elétrica bem feita é símbolo de segurança e redução de consumo de energia.

Falo isso porque no período da minha carreira em que eu trabalhei de eletricista residencial, por diversas vezes, fui contratado para corrigir problemas de instalações mal feita. Acredito que não pretende ter este tipo de problema, não é?

É importante fazer perguntas antes de contratar um eletricista, mas para isto você deve estar seguro do que precisa, eu não estou dizendo que precisa conhecer a parte técnica e sim saber que para todo tipo de trabalho que exige conhecimento técnico existem Normas que garante a padronização, funcionalidade e o principal, segurança.

Nem sempre a maioria dos eletricistas são capacitados e isto impede-os de fazer um bom trabalho. Haverá sim os profissionais que são bons tecnicamente, mas estes, normalmente, é aquele que você descarta em função do valor de seu orçamento.

Não estou dizendo também que você precisa contratar o mais caro mas temos que discutir uma coisa: Talvez você não saiba mas o eletricista carrega sobre os ombros uma responsabilidade muito grande ao assumir uma obra, se qualquer coisa vier a apresentar problemas futuros (Garantia) ele responde e se isto for de maneira a comprometer segurança e/ou acidente ele ainda corre o risco de responder criminalmente.

Agora eu te pergunto: Será mesmo que o eletricista que se preocupa com isto é aquele que te orçou aquele valor com diferença tão mais baixa?

ESTE ARTIGO VIROU VÍDEO, ASSISTA:

O QUE PERGUNTAR AO ELETRICISTA?

Por exemplo:

Qual sua experiência neste tipo de trabalho?

Você possui cursos que o qualificam neste seguimento?

Como será composto o orçamento?

Você emite Nota Fiscal? Tem empresa aberta? 

Faça muitas perguntas antes de contratar um eletricista. Entenda que como em qualquer outra profissão, existem eletricistas com habilidades diferentes e você deve possuir isso em mente. Alguns só estão envolvidos na construção e remodelação de instalações outros apenas fazem trabalhos menores e reparos. Por isso, é muito importante que você explique ao eletricista de antemão que tipo de trabalho você necessita. E , em seguida, ver se eles serão capazes de fazer o trabalho que você solicitou.

É muito importante pensar e refletir antes da contratação. Você poderá querer contratar um eletricista que possua empresa, emita nota fiscal e isto representa uma seriedade de sua parte. É importante lembrar que um eletricista pode ser responsabilizado por um dano que causam à sua casa mas de contrapartida, você não gostaria de ser processado se um trabalhador é ferido enquanto trabalhava em sua residência, este é um assunto a se pensar, quando contratado uma empresa (Eletricista com CNPJ ou empreiteira) você diminui este tipo de problema.

É uma ação inteligente contratar um empreiteiro para executar um grande trabalho, já que se trata de uma empresa licenciada e possui todas as documentações fiscais e trabalhistas para atuar com tal instalação e gerenciar o bem estar dos trabalhadores que estarão em sua casa.

Por outro lado, trabalhos menores poderá tornar-se inviável a contratação de uma empreiteira mas aconselho a não partir para a contratação de qualquer profissional, até mesmo um “pequeno” eletricista pode possuir CNPJ, há algum tempo atrás criei um artigo que aborda como um eletricista pode conquistar um CNPJ.

É muito importante você conhecer exatamente sua necessidade para que seja possível realizar a contratação de um profissional qualificado. Pense nisso!

COMO SERÁ COBRADA A MÃO DE OBRA DO ELETRICISTA?

orçamento do eletricista

Este é um detalhe que pode ser tratado de diversas formas, um eletricista pode compôr seu orçamento de diferentes maneiras e baseado na necessidade do cliente, por exemplo, existem profissionais que preferirão cobrar por m2, outro optarão por cobrar por ponto de iluminação e/ou tomadas e ainda teremos situações onde este profissional optará pelo valor/hora mas independente disto você deverá solicitar que seja descriminada e documentada toda a rotina de execução conciliada ao pagamento caso este seja por etapas.

Eu, particularmente, aconselho que seja acordado entre contratado e contratante um fluxo de pagamento por etapas, ou seja, formalize a realização da obra e estabeleça medições para efetivar o pagamento mas tudo isto é apenas meu ponto de vista, então, faça o melhor para você, o eletricista e obviamente, seu bolso rsrs.

NESTE CASO, COMO TRATAR O FORNECIMENTO DE MATERIAIS

material eletrico

Este é um ponto muito importante, depois de definir a necessidade e contratar o profissional peça que este indique e acompanhe a aquisição dos materiais que você irá implementar em sua residência (ou escritório, etc…) não se esqueça que o eletricista conhece – pelo menos deveria – os melhores produtos em relação a qualidade e segurança.

Você poderá contratar a implantação do serviço de maneira que seja fornecido somente a mão de obra ou a mão de obra e material mas nesse caso não se esqueça de solicitar a todos os profissionais que construam o orçamento com base em materiais de mesma linha (qualidade) a fim de não possuir valores muito diferente no orçamento.

Lembre-se principalmente de solicitar que o profissional separe em seu orçamento os valores de mão de obra e material.

OUTROS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA ATIVIDADE DO ELETRICISTA

É comum lidar com situações onde existe a necessidade de retrabalhos de alvenaria e/ou estruturas e nestes casos você poderá se deparar com profissionais que são eletricistas mas não executam reparos de alvenaria por exemplo, lembre-se que você está contratando um eletricista e não um profissional da construção civil (pedreiro), sendo assim planeje-se para eventuais intervenções.

Você poderá solicitar que seja incluído no orçamento este tipo de previsão, por exemplo, quando eu assumia construções novas para executar a instalação elétrica previa para cada intervenção na alvenaria (quebra de laje, parede e piso) um valor fixo para que eu pudesse contratar um profissional qualificado para esta intervenção.

Você deve estar se perguntando porque eu mesmo não fazia tal intervenção e a resposta é bem simples, somente quebrar parede e tijolos não é o problema, o fato é que se esta ação resultasse em uma perfuração de canos (água e esgoto) eu teria um problema, contratando um profissional não passaria por esta situação constrangedora.

CONCLUSÃO

Como você pode perceber, sua preocupação não pode ser simplesmente técnico, a segurança pode ser considerada como a razão principal pela qual escrevo este artigo, atente-se principalmente em entender o que você precisa e conhecer o profissional que irá contratar, lembre-se sempre e sempre que profissional bom é aquele qualificado e qualificação envolve tudo, desde saber fazer correto até saber fazer prevendo a segurança.

(528)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(83)

      1. prezado everton boa noite,
        venho atravez deste email pedir a sua ajuda tenho um transformador de 45 kva e um motor bomba de 10 cv e outro de 37 cv eu posso alimentar os 2 motores no mesmo transformador, como que eu calculo pra saber se o mesmo suporta os 2 motores grato pela ajuda Samuel…

  1. Muito bons os artigos, tenho certeza que serão muito uteis tanto aos que estão iniciando como aos profissionais que ja atuam a algum tempo na area.
    Eu pessoalmente me afastei da eletrica predial e residencial devido a concorrência com profissionais que acabam desvalorizando toda uma classe.

  2. Muito bom o seu artigo de como contratar um eletricista, faz com que o contratante possa questionar o profissional que irá fazer o orçamento e/ou executar o serviço. Parabéns!!!
    Você tem artigos que fale sobre consultoria em instalações elétricas? Caso você pode me enviar. Desde já fico muito grato, até breve.
    Gerson
    técnico em Eletrotécnica.

  3. Parabens pelas explicacoes , bem esplanadas , passamos por situacoes assim , mas o nosso profissionalismo , profissao , etica e um bom trabalho realizado , tem seu preco , mas temos o nosso diferencial ,, parabens.

  4. olá Everton, tudo o que você comentou é de muito valor, pois muitos procuram o mais barato e no fim temos que resolver, enfrentando um trabalho pior do que fazermos tudo novamente, parabens pelas ótimas dicas.

  5. É verdade, não sou um profissional , mas entendo bem como são as coisa, como você falou, um profissional não pode realizar outros serviços senão da sua área, porque acabaria não executando um bom trabalho, não é mesmo?. Tendo o seu orçamento que é muito importante, em deixar bem claro para o cliente o que deve e não deve ser feito, dando garantia e segurança o que é mais importante, assim ele terá mais confiança no seu trabalho. Você está de parabéns, continue assim porque com certeza está ajudando muita gente. Obrigado por tudo e mais uma vez te desejo muito sucesso.

  6. na minha cidade tem um grande problema,bastante meia boca e poucos qualificados sem falar que sofremos com isso,mas quando executamos obra somos super parabenizados.

  7. Com certeza um bom planejamento, e conhecimento técnico cientifico nos da embasamento para executar com segurança nossas tarefas evitando os riscos eminentes a eletricidade. parabéns pelo ótimo material.

  8. everton hoje a 24 anos nessa profissão de eletrotécnico e eletricista gosto da minha profissão. mas uma das coisas que mas eu fico chateado e quando eu estou explicando ou melhor tentando passar algo de bom para um colega ou seja um mecânico ou ate mesmo um eletricista que eu vejo que ele não está dominando o serviço. pelo menos naquele momento e ja diz logo essa parte eu já sei. pô meu ai é complicado.eu sou aquela pessoa que ainda eu não sei tudo.mas tento passar aquilo que sei.mas deixa isso pra lá o importante é aprender algo com quem eu não conheço e que goste da mesma profissão que gosto e achei você everton………já é a pessoa que mas eu gosto um abraço. e isso é que me faz crescer pessoa como você que se dispoe a ensinar bjs meu irmão……………………….

  9. Amigo Everton , realmente tudo que você falou em respeito ao contratar um profissional de életrica não habilitado tem seus fundamentos, e isto é muito bom para aqueles contratantes que gostam de serviços mas baratos, como todos nós sabemos o mas barato sempre fica muito mas caro,principalmente falando de realização de serviços elétricos,que quando executados de maneira errada,pode ceifar até vidas.
    muito boa esta sua matéria.
    abraços,
    claudio tavares.

  10. Ótimo artigo… parabéns… qual profissional não passa por isso independente da área… façamos nossos preços o mais justo possível… mais sempre tem cliente leiloeiro… quando é assim mando pro concorrente….kkkkkkkkkkkkkkk…. se voltar com retrabalho o preço aumenta….kkkkkkk

  11. Everton, parabéns pelo artigo e pelo site. Estou ingressando na profissão e como tudo que vou fazer, procuro estudar bastante antes de começar. Seu site tem me ajudado muito!
    Obrigado.

    Abraço.

    Fabio

  12. Everton , como vç dise o barato sai mais caro né então devemos sempre procurar um profisional capacitado para esses tipo de trabalho, por que a eletrica não aceita erros então devemos pensar bem na hora de contrata- lo

  13. Olá Everton muito bom artigo, mas ainda me restam umas dúvidas de amador que venho tentando tirar através do ícone de contato, acontece que não consegui receber uma resposta até então, tenho uma pergunta que enviei para suporte@saladaeletrica.com.br em 29 de julho, e não sei se é o e-mail que está errado por que ainda não recebei uma resposta!

  14. Muito boa abortagem prezado, todos nós ja passamos por isso´, e é normal sermos procurados para refazer o mau feito, valeu seu texto obrigado

  15. ótima ideia,acho que o eletricista particular deveria ter uma especie de orgão controlador tipo o créa,só que + barato é claro.

  16. Sem sombra de duvida, um bom eletricista é menos solicitado por conta do preço; Mas eu acredito que se o eletricista mostrar a diferença do eletricista que trabalha dentro das normas
    de segurança, que é muito importante para todos, e o eletricista que faz gambiarra, o cliente vai optar por aquele quem trabalha com segurança.

    1. Realmente, por isto criei este artigo, aqui tenho a oportunidade de atingir os profissionais e também fazer com que estes e ajudem a divulgar para os não conhecedores deste assunto… Bom, de grão em grão…

  17. meu amigo essa matéria era tudo que eu queria saber cara vc.tirou toda as minha duvias essa sala da elétrica foi a melhor coisa .que aconteceu na minha vida. vc e muito bom .continue assim que Deus te abençoe.eu estou começando agora e tenha muitas duvidas.

  18. Bom dia Everton, valeu pelas dicas, eu tenho passado por isso , quase todos os orçamentos que passo os clientes acham caro. Sera que teria como você me dar umas dicas de preço dos serviços. Se quiser eu manda minha lista de orçamento para você dar uma olhada.desde de ja muito obrigado e valeu pelas dicas. Gosto demais da sala da elétrica, tenho aprendido bastante.

  19. EVERTON.meu amigo , tenho 43 anos. trabalhei.ha 5 anos numa empresa terserizada da light. quando sai fiz auguns cursos dentro da area eletrica, como eletrica predial.industrial.automaçao e logo consegui uma vaga numa empresa como eletricista de manutençao so que la eu mais supervisionava !! . e recentimente me formei em eletrotecnico.hoje .estou desempregado no auxilio desemprego, estou finalizando mais um curso de inversores de frequencia . soft start e hoje estou trabalhando por conta propria na area pedial.em obras fino acabamento.as vezes fico muito emseguro ,em relaçao as entrevista .e o mercado de trabalho.se esta bom .vejo os salario muito pouco . me ajude me de uma orientaçao o que devo fazer.

  20. Parabéns Everton, ótima matéria, peço permissão para imprimir e colocar em um mural reservado aos Eletricistas, espaço cedido pela loja de materiais elétricos, sua matéria vai ajudar bastante os clientes e incentivar os profissionais que estão na inércia a se atualizarem para melhor atender os clientes priorizando sempre a segurança de todos e respeitando as Normas; Muito obrigado.
    Eletricista: Arildo Jandre

    1. Olá Arildo! muito obrigado pela visita, pode ficar a vontade para imprimir e colocar a disposição dos profissionais e potenciais clientes.

      O intuito deste artigo é realmente este, informar para garantirmos uma “melhor saúde” das instalações elétricas com mais segurança e qualidade técnica

  21. Parabéns Everton Moraes seus artigos são muito bons. que me ajudaram bastante com os programa e de como contratar eletricistas qualificados visando na segurança e o conforto do cliente satisfeito.

    Um Abraço

  22. Boa noite, sou eletricista e a tempos busco um material para que eu possa indicar a amigos e clientes, para isso peço sua autorização para disponibilizar o linck e parte do texto em redes sociais.
    Um abraço

  23. Pingback: Google
  24. Bom dia!
    Formado em técnico eletrônico aposentado, agoraf com tempo para conhecer outras áreas, cursando no momento (eletricidade). e navegando na internet buscando materias da área, achei vc, e realmente são matérias bem exclarecedoras e de fácil entendimento, vc esta de parabéns, estou aprendendo bem com suas matérias, continue com esta humildade e postando matérias desta qualidade.

  25. ola abigo,gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho. estou aprendendo muito. gostaria muito de fazer o curso de eletricista predial no Senai. é um pouco caro, mas acredito ser compensador. esse curso é difícil? existe mercado abrangente para esse ramo?

  26. What¦s Going down i am new to this, I stumbled upon this I’ve found It absolutely useful and it has aided me out loads. I hope to give a contribution & assist other customers like its helped me. Good job.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *