É muito comum nossos alunos do curso clp na prática nos perguntar: “quais são as aplicações do clp mais comuns” ou “onde é utilizado o clp na indústria“.

A verdade é que para esta pergunta nós teríamos uma centena de respostas e aproveitei para criar um vídeo que eu apresento a você as 3 aplicações do CLP que você precisa conhecer.

Neste vídeo eu mostro que se você para para analisar, as aplicações mais comuns do clp são todas aquelas que exigem uma automação e que necessite de monitoramento e controle.

Mas é inevitável que estas soluções estejam sempre andando em conjunto, por isso que entender a necessidade de utilizar o clp é na verdade entender todo o cenário a ser automatizado

3 aplicações do CLP que você precisa dominar

Como mencionei anteriormente, poderíamos listar algumas centenas de aplicações práticas mas eu gostaria de ressaltar aqui estas três:

  • Controle de nível
  • Controle de vazão/dosagem
  • Automação de esteira (transporte)

Inevitavelmente, estes três sistemas/aplicações trarão para você um discernimento de aplicações do clp de maneira a entender a importância e aplicação deste dispositivo.

Controle de nível

Quando falamos de controle de nível podemos observar que em diversas aplicações industriais se faz necessário a intervenção da automação para eficiência no processo.

Imagine que um sistema de armazenamento através de silos se faz necessário para um processo produtivo, porque controlar a entrada e saída de produtos neles é a parte estratégica para não faltar ou sobrar produtos.

Como é feito este processo de maneira organizada e estratégica? Isso mesmo, através de uma automação e com o CLP

Controle de vazão / dosagem

É claro que você deve estar pensando, mas Everton, se existe um controle de nível, o controle de vazão será na verdade parte do processo automatizado.

Você está certo ao pensar desta forma, mas…. O que eu quero que você se atente é que quando você olha para estes cenários separadamente, deixa de ser tão complexo.

E também, nem sempre o um processo de automação de controle de nível dependa exatamente de um controle automatizado de vazão.

Imagine o seguinte, uma empresa que possui um processo de envaze de garrafas precisa ter alguns feedback’s como:

  • Quantidade de líquidos
  • Peso do produto (talvez sim talvez não)
  • Quantidade de garrafas produzidas por minuto

Estes são apenas 3 das dezenas de retornos esperados para esta aplicação, no entanto, são 3 que definem a eficiência do processo.

Se for possível controlar quantas garrafas estão sendo produzidas, se o líquido está na quantidade certa e se o peso esta obedecendo as especificações, então temos um processo eficiente

Como ter este controle? Exato, com o CLP, sensores monitorando processo, válvulas solenóides e etc…

Automação de esteira (Transporte)

Bom, agora, para finalizar vamos falar um pouco sobre automação de sistemas de transporte, esteiras e etc.

Quando a questão é transporte de produtos o “jogo” é bem complexo, vamos falar de coisas relativamente simples mas que faz uma diferença bem grande.

Em um processo de automação sistemas de transporte (esteiras) existem variáveis simples e outras complexas que precisam estar em nosso radar.

Por exemplo: Neste processo imagina-se que seja realizado a pesagem dos produtos, além de realizar o controle de velocidade da esteira, até ai rudo certo.

No entanto, imagine que estes produtos serão transportados e o peso é apenas um fator a ser considerado, outro fator é o volume destas peças.

Quem será o responsável por realizar a medição (através de sensores) e realizar o cálculo de volume vs peso para saber exatamente como e por quem será transportado estes produtos?

Isso aí, o CLP será novamente nossa fonte de inteligência para as tomadas de decisões e controle

Conclusão

Estes três exemplo de aplicação do CLP, são na verdade três sistemas simples mas que você irá encontrar sempre por onde vai passar.

Atente-se que o mais importante é você estar atento a como funciona, qual a lógica e como o CLP recebe, trata e realiza a tomada de decisões.

Comente aqui o que você achou deste nosso artigo 😉

As 3 Aplicações do CLP que você precisa conhecer
3.6 (72%) 5 votes

Eng ° Everton Moraes

Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/

1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação

Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial

Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post


Semana método lide express

Avalie este Post