Home Elétrica Comandos Acionamento e Controle O que é chave fim de curso e onde usar
O que é chave fim de curso e onde usar

O que é chave fim de curso e onde usar

0
20

Escolher corretamente a chave fim de curso é muito importante, pois se dimensionado da maneira errada poderá fazer com que seu circuito funcione diferente do que você desejava.

Para se projetar de forma simples e segura você precisa conhecer bem os dispositivos que irá empregar em seu circuito, por esta razão, faz-se necessário conhecer melhor os componentes como a chave fim de curso por exemplo, pois este equipamento possui algumas particularidades, mas com certeza depois deste artigo tudo vai ficar mais fácil em seu projeto.

Neste artigo vou explicar o que é Chave fim de curso, tão utilizada em circuitos relacionados a comandos elétricos.

O que é chave fim de curso?

o que é chave fim de curso

As chaves fim de curso podem determinar a presença ou ausência, passagem, posicionamento e término do curso de um objeto, por isso o nome de “chave fim de curso”.

Sensores de fim de curso, ou do inglês microswitch, são dispositivos eletromecânicos que tem como função indicar que um motor ou a estrutura ligada ao seu eixo (um portão automático, por exemplo) chegaram ao fim do seu campo de movimento. São sensores simples de trabalhar, principalmente na programação, já que funcionam como um interruptor de comandos elétricos.

O sensor de fim de curso é capaz de ser atuado por uma força física externa muito pequena, é um dispositivo de baixo custo e com alta durabilidade, geralmente projetados para suportar mais de 1 milhão de ciclos, e este valor pode chegar até 10 milhões de ciclos, para modelos destinados a aplicações mais robustas.

Como funciona a chave fim de curso?

chave fim de curso

Os sensores fim de curso consistem basicamente de um interruptor comutador que é acionado através de uma força mínima e assim atua sobre o circuito empregado. Essas chaves possuem uma vida útil bastante longa podendo chegar a 1 milhão de ciclos dependendo da aplicação (aplicação pesada).

Os sensores de fim de curso geralmente têm uma estrutura similar à das imagens abaixo.

chave fim de curso com contato comutador

Chave fim de curso com contato comutador

acionamento chave fim de curso

Quando a haste do sensor é acionada, os terminais do sensor ficam em curto. Com isso o sensor entende que foi acionado e em sequência envia um sinal elétrico para o motor determinando que o mesmo deve parar ou inverter a rotação.

Características da chave fim de curso

características chave fim de curso

Uma chave fim de curso é composta basicamente por três elementos, sendo eles: caixa, contatos e atuadores.

A caixa comporta o mecanismo de acionamento e os contatos, e existem caixas de plástico e de metal.

Estes dispositivos possuem um contato NF (mais comum), mas também tem os contatos NA. Esses dispositivos possuem, em modo geral, apenas um contato, mas não se deixe enganar pelo seu tamanho. As chaves de fim de curso são robustas devido a corrente que suportam e a quantidade de ciclos de vida útil que o mesmo tem.

Como os demais elementos temos também alguns tipos de atuadores como: pinos arredondados, pinos com roletes, hastes flexíveis, alavancas com roletes, alavancas angulares com roletes.

Deste modo é preciso considerar alguns detalhes como por exemplo, o espaço disponível para instalação, o grau de proteção, tipo de atuador, tipo de contato NA ou NF, entre outros.

Aplicação

aplicação da chave fim de curso

Este tipo de dispositivo é muito utilizado em máquinas industriais e também em portões automáticos. Na robótica, tem como aplicação, identificar degraus, paredes, ou até mesmo como medida de segurança impedindo que o sistema force o motor.

Em resumo, a função principal é avisar que o comando ou determinada situação foi completada.

 Umas das aplicações mais comuns da chave fim de curso são:

  • Inversão de Polaridade;
  • Circuito de tempo;
  • Mudança de estado ou função;
  • Acionamento biestável.

Atualmente na indústria, existe uma grande aplicação de chaves fim de curso, seja ela em guindastes, esteiras, elevadores, máquinas etc.

Conclusão

E agora, você já consegue dar início ao seu projeto com as informações deste artigo? Espero que sim.

Para utilizar a chave fim de curso é necessário se atentar a algumas particularidades como aplicação, tipo de acionamento, tipo de contato necessário e etc.

Saber como e quando utilizar este tipo de componente é bastante importante, assim como sempre se atentar para que os conhecimentos sejam aplicados da forma mais segura possível, evitando assim, possíveis acidentes elétricos.

Compartilhe esse artigo sobre chave fim de curso com seus amigos para que eles também possam entender melhor sobre o assunto.

Para saber um pouco mais sobre a chave fim de curso assista ao vídeo abaixo, onde você vai encontrar informações mais detalhadas sobre este componente.

O que é chave fim de curso e onde usar
4.5 (90.77%) 26 votes

Engª Camila Andrade Engenheira de 29 anos. Formada em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI. Atualmente na área de redação e suporte técnico da Sala da Elétrica. Atuou em: Área de Engenharia de processos na WEG, pós vendas e suporte técnico, redação de manuais de bordo automotivo, manual de reparos automotivos e também desenvolvimento de esquemas elétricos automotivos.

Comment(20)

    1. Olá Adriano!
      Nós que agradecemos.
      Esperamos ter ajudado de alguma forma.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

    1. Olá Júlio, tudo bem?
      Que bom que gostou. Ficamos muto felizes em ver que ajudamos de alguma forma.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

    1. Olá Roberto,
      Muito obrigada! Ficamos muito contentes em ver que você gostou do nosso conteúdo.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  1. Muito bom o artigo, bastante didático como aliás todos deste site. Permita-me somente fazer uma correção. O termo em inglês microswitch não é adequado para chaves de fim de curso. O motivo é evidente: as dimensões físicas de um chave de fim de curso, em contraposição às verdadeiras microswitch, geralmente bastante pequenas. O termo em inglês apropriado para esse componente é limit switch ou, alternativamente, travel limit switch.

    1. Olá Henrique,
      Muito obrigada pelo seu comentário e observação.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  2. Explicação prática, útil e de relevada importãncia para os profissionais de eletroeletrônica. Parabéns. Material será compartilhado com os demais colaboradores.

    1. Olá Getúlio, tudo bem?
      Muito obrigada!
      Fico muito feliz em ver que o conteúdo está ajudando os profissionais de elétrica de alguma forma.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

    1. Olá Alberto, tudo bem?
      Muito obrigada!
      Esperamos ter ajudado com o nosso conteúdo.

      At, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  3. Boa noite mais um artigo muito bem explicado ,trabalho com maquinas de paletizar telhas e essas possuem varios desses fim de curso ,vlw pois agora vou saber identificar qual esta com defeito com mais clareza .

  4. muito bom este artigo pois trabalho com maquinas de paletizar telhas e exite varios desses nela agora posso identificar com mais clareza qual realmente esta com defeito vlw otima explicação como sempre.

    1. Olá Edilson,
      Muito obrigada!
      Ficamos muito felizes em ver que ajudamos de alguma forma com nossos conteúdos.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  5. ok, esplanou bem o assunto mencionado. Nos anos de atividades técnicas em campo pude observar que o projetista não se atentou no lugar ideal para a instalação do fim de curso, alguns trabalhavam em lugares com óleo hidráulico / pneumático ocasionando corte de contato ou curto, deixando o equipamento sem segurança e outros. Foi somente uma observação.

    1. Olá Elzo,
      Nossa! Por esta razão é importante verificar também onde será instalado o dispositivo. Dessa forma evitamos alguns problemas né.
      Muito obrigada pelo seu comentário.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *