Usando Controle de Temperatura com PT 100.

 

Clique aqui para baixar seu e-book com os 3 passos para dominar o CLP, é gratuito, aproveite.

Como havíamos dito no vídeo anterior, hoje é o dia que o Caio vai te mostrar o funcionamento do sensor de temperatura, o PT 100, junto de um controlador de temperatura na prática.

Pegamos o PT 100 instalamos ele em um controlador de temperatura, que no exemplo do vídeo foi o Novus N1200, esse controlador é o que converte o sinal do PT 100, que é a temperatura, em um sinal analógico de 4 a 20 mA, e envia esse sinal para o CLP.

 

 

Quando esse sinal chega ao CLP, pode ser usado de diversas maneiras, como por exemplo: Quando a temperatura chega aos 30ºC, que no caso do vídeo era um sinal de 4 mA, ele pode enviar um comando para que o sistema de aquecimento atue, fazendo com que o ambiente que está sendo monitorado fique numa temperatura de 60ºC.

Ao chegar nessa temperatura o PT 100 envia o sinal de 10mA, e o CLP por exemplo por entender que ao chegar nessa temperatura ele deve parar de aquecer, e assim então ele envia o sinal para o sistema de arrefecimento.

Como o Caio disse no vídeo, caso vocês queiram ver isso funcionando junto com o CLP, deixem aqui nos comentários, que vamos fazer um vídeo com todo o sistema funcionando, desde o sensor, até o diagrama LADDER.

 

Deixe o seu comentário

5 × 5 =

Receba mais conteúdos