Equipamento essencial para os engenheiros elétricos, eletricistas e demais profissionais que trabalham com elétrica, o megômetro pode ser usado em diversas áreas, sobretudo nas indústrias e na manutenção automobilística. Sua funcionalidade está em medir os valores de resistência, que é a oposição de um corpo à corrente elétrica que passa por ele.

No entanto, não é qualquer tipo de resistência, mas aquelas que apresentam valores elevados, principalmente em maquinário industrial, motores e transformadores.

Como usar o Megometro

Onde utilizar o Megômetro na Manutenção industrial

Dentro da manutenção industrial, o megômetro é um companheiro da equipe de elétrica. Os profissionais o aplicam para indicar possíveis pontos de fuga de corrente elétrica através dos testes de isolação.

Ainda é possível saber como está a integridade dos enrolamentos e dos cabos nos motores dos transformadores, como também nos mecanismos de distribuição e instalações elétricas.

O ohmímetro é outro equipamento semelhante na medição da corrente elétrica, porém quando pelos maquinários passam elevados valores de resistência somente o megômetro consegue calcular valores reais. Por isso que ele é o mais indicado para as indústrias, uma vez que nelas a alta tensão seja necessária para o seu funcionamento.

O princípio físico do megômetro faz com que ele gere uma alta tensão capaz de vencer a grande resistência do componente, assim determinando a corrente produzida, além do quanto vale a resistência da máquina que foi medida.

O que leva a compreender que o megômetro tem enorme importância para a segurança pública e pessoal de todos aqueles que trabalham na indústria. O megômetro evita que acidentes e incêndios aconteçam, e ainda indica quando seja necessário descartar o equipamento.

Características do Megômetro

A principal característica do megômetro em sua capacidade de medir em altos níveis de tensão, porque geram alta tensão. Muitas vezes os problemas de isolamento não são detectáveis entre dois pontos porque passam por eles alta tensão e o ohmímetro não consegue captar. A fuga de tensão somente é medida pelo megômetro e quando for o caso, se condena a isolação.

Megometro

Funcionamento do Megômetro

Para compreender o seu funcionamento, deve-se compreender que ele aplica uma grande tensão de corrente contínua a um isolante. Dentro do megômetro, a corrente gerada irá circular através dele tem três componentes distintos:

  • A corrente de carga de capacitância, que é natural do equipamento que está sendo avaliado;
  • A corrente de absorção dielétrica, que é aquela que circula em meio ao corpo do material; e
  • A corrente de fuga através do isolante,

Esta diz sobre dois componentes importantes, em que um significa a fuga através da superfície do material e o outro a fuga do próprio isolante.

O megômetro ainda tem três bornes

Quando esses três bornes do Megômetro estão conectados com os cabos de mesma cor apresentam as seguintes características:

O de cor vermelha: Chamado de LINE envia tensão para o equipamento avaliado;
O de cor preta: Chamado de EARTH, também chamado de negativo ou de retorno tem a função de voltar ao megômetro os resultados provenientes da corrente de fuga do equipamento;
O de cor verde: Chamado de GUARD, este permite eliminar correntes indesejáveis durante a leitura, todos os tipos de correntes parasitas e indutivas que porventura possam interferir nas medições.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!

Como usar o megômetro corretamente na Manutenção Industrial
3.8 (76.67%) 12 votes

Samuel Nassereddine

Jovem de 23 anos, amante do conhecimento. Atuando como Desenvolvedor de Estratégias de Inbound Marketing, Desenvolvedor Web e Designer.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/

1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação

Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial

Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post


Semana método lide express

Avalie este Post