O Esquema Elétrico da sua instalação é o seu mapa do tesouro, mas, por que eu digo isso? Imagine só, uma ilha onde existe um tesouro escondido, se você não tiver um mapa, como vai encontrá-lo? Agora faça a ligação de uma coisa à outra, a ilha é sua instalação, enquanto o defeito que esta procurando é o tesouro, o que pode ser o Esquema Elétrico? Exatamente, ele é seu mapa!

No nosso artigo de hoje eu vou te dar 3 dicas, que você precisa dominar, inevitavelmente, para realizar da melhor maneira e com coerência a sua leitura e elaboração de Esquema Elétrico.

Dica Número 1:

A primeira dica aqui é dominar os símbolos literais que estão presentes em seu Esquema Elétricos. Imagine uma bancada onde estão presentes inúmeros componentes, motores, botoeiras, fonte de alimentação, relés, contatores, entre outros, elementos que você consegue olhar e identificar ali sobre a bancada

Pois bem, o símbolo literal é a letra que representa esses componentes, de forma individual, dentro do seu Esquema Elétrico. Por exemplo, para botões nós usamos a letra “S”. E existe uma norma que exige que seja a letra “S”, mas isso é assunto para outro artigo.

Símbolos Literais

Para os contatores, temos a letra “K” por exemplo, e assim por diante. Em resumo o símbolo literal é uma letra, normalmente maiúscula, que representa o componente como um todo dentro do seu Esquema Elétrico.

Dica Número 2:

Você precisa também dominar os símbolos gráficos dos componentes. Se o símbolo literal vem de letra, logo, o símbolo gráfico vem de imagem. Simples como parece, os símbolos gráficos são os “desenhos” que representam aquele componente, dentro do seu Esquema Elétrico.

Símbolos Gráficos

Sendo assim, teremos uma imagem para representar cada componente, uma para um motor, outra pra botões, fonte e assim sucessivamente, cada elemento tem a sua imagem correspondente.

E sim, você precisa ter isso na ponta da língua, pelo menos uma noção dos elementos mais comuns do dia a dia. Não é eficiente trabalhar efetuando consultas a todo momento, o domínio dos símbolos gráficos é uma questão de necessidade.

Dica Número 3:

Aqui vamos falar sobre referência cruzada. Lembra do mapa para encontrar o seu tesouro? Pois bem, a referência cruzada é uma das chaves mais importantes para conseguir ler esse mapa. Ela é uma identificação dos componentes nos seus símbolos gráficos, que te mostra exatamente onde eles se encontram.

Por exemplo, um contator é composto por uma bobina, com referência A1 e A2. Existem ainda três contatos de potência e contatos auxiliares. No entanto, esses contatos podem estar em outras páginas, muito longe da página onde o contator está representado. Num projeto de 100 páginas, o contator pode estar na página 3, enquanto um de seus contatos pode estar na página 57.

Referência Cruzada em Esquema Elétrico

Não é necessário passar por mais de 50 páginas dentro do Esquema Elétrico, para poder localizar esse contato. Com a referência cruzada, ao lado desse contator vai estar uma identificação, que vai estar te informando exatamente em qual página e coluna vão estar os contatos daquele contator. Logo, a referência cruzada é o nosso norte para conseguir encontrar os componentes dentro do Esquema Elétrico, e também os elementos de componentes, que estejam espalhados ao longo do projeto.

Abaixo o Engenheiro Everton Moraes explica um pouco como funciona cada uma dessas dicas, e o quanto elas são importantes no dia a dia. Clique e assista a esse conteúdo.

Material de apoio:

Estamos aqui para te ajudar, então, temos um Ebook com todos os símbolos de todos os componentes, é gratuito, clique no botão abaixo e faça agora mesmo seu download! Com isso você vai efetivamente dominar todos esses símbolos, que hoje são uma das maiores dificuldades do profissional da área elétrica.

Download Ebook LIDE
3 dicas para te ajudar na leitura de Esquema Elétrico
5 (100%) 1 vote

Fernando Canal

27 anos e eterno aprendiz. Atualmente atuando como Analista de SEO, Social Media e Copywriter aqui na Sala da Elétrica, além de ser músico e entusiasta da fotografia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/

1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação

Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial

Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post


Semana método lide express

Avalie este Post