Localização dos Equipamentos Dentro de uma Instalação Elétrica

Cada tipo de instalação elétrica possui um modelo de instalação dos equipamentos, que são colocados de acordo com o local e as condições que ele apresenta.

Utilizamos a energia elétrica para quase tudo, portanto, é essencial contar com um projeto antes de realizar qualquer instalação.

Já que é o projeto encarregado de promover uma instalação bem-sucedida e, acima de tudo, segura.

Uma instalação elétrica conta com componentes:

  1. Quadro elétrico no qual são instalados todos os aparelhos de proteção;
  2. Limitador de potência do operador de rede e aparelho diferencial, que protege o consumidor de qualquer defeito que o sistema elétrico possa apresentar.

Esses equipamentos são instalados em locais diferentes da área.

E devem estar de acordo com a proposta de um projeto sólido e eficaz para o tipo de instalação elétrica que a casa necessita.

Ou seja, existe uma série de componentes que faz parte de uma instalação elétrica.

E, mais que isso, esses componentes devem estar de acordo com todas as normas de instalações.

E deve também, ser parte de um projeto que maximiza a segurança e impede a ocorrência de qualquer dano em relação à habitação.

Baixe ebook novo padrão de tomadas

O projeto é o grande guia da instalação elétrica, já que ele é designado a partir de estudos e pesquisas por profissionais que entendem tudo sobre o assunto.

Além de ser um plano elaborado de acordo com o local e com as condições do lugar que receberá a instalação.

Além de especificar, um por um, onde deve ficar cada equipamento que formará o sistema elétrico.

Sobretudo, o projeto é o passo a passo pelo qual a instalação elétrica se sustenta, já que o instalador seguirá o que está descrito no plano, que será o mapa de localização dos componentes do sistema elétrico.

Além dos equipamentos, das instalações e dos componentes do sistema elétrico, cada cômodo de uma residência deve receber os equipamentos levando em consideração a sua aplicação.

Assim sendo, existem alguns pontos de tomadas que necessitam ser individuais.

Sendo estas chamadas de Tomadas de Uso Específico (TUE), e outras que são as Tomadas de Uso Geral (TUG’s).

Tomada para instalação elétrica

Qual a Quantidade de Tomadas que Devo Usar na Instalação Elétrica?

A quantidade de Tomadas de Uso Específico varia de acordo com o número de aparelhos de utilização de cada local, com corrente nominal acima de 10 A.

As TUE’s são utilizadas na instalação de equipamentos estacionários e fixos, como:

  • Chuveiros elétricos
  • Torneiras elétricas
  • Secadoras de roupa
  • E aparelhagens do tipo

Enquanto as Tomadas de Uso Geral, como já diz o nome, são as tomadas habituais, responsáveis pela sustentação com potência, no mínimo, de 100 VA.

O número dessas últimas tomadas varia de acordo com cada projeto, porém, o habitual é que seja instalada uma TUG a cada 5 metros da residência.

Essas particularidades, em relação ao posicionamento e localização das Tomadas de Uso Geral e das Tomadas de Uso Específico, devem estar bastante claras dentro do projeto da instalação elétrica.

Afinal, as tomadas são utilizadas a todo o momento, lembrando que muitos equipamentos dependem exclusivamente do funcionamento elétrico, com recarga através das tomadas.

E devem contar com tomadas por perto e que facilitem no momento da utilização.

Portanto, tanto as TUG’s como as TUE’s devem ser instaladas de acordo com a necessidade de cada residência, já que cada uma apresenta uma necessidade diferente.

Por exemplo, uma casa que conta com um escritório, necessitará da instalação de mais tomadas dentro do cômodo a ser utilizado.

Enquanto uma instalação elétrica de um apartamento residencial deverá dispor de tomadas acessíveis e que aproveitem bem o espaço limitado.

Não se esqueça desses detalhes.


Quer saber mais sobre Equipamentos Dentro de uma Instalação Elétrica? Deixa nos comentários.

Aqui na Sala da Elétrica nós temos o curso que está mudando a vida profissional de mais de 7 mil eletricistas ao redor do mundo.

Nosso curso de Máquinas e Comandos Elétricos na Prática.

Um curso que vai te colocar em outro nível quando o assunto for manutenção elétrica, vai te colocar passos a frente no mercado de trabalho.

Para conhecer o curso que vai te tornar um eletricista de manutenção bem sucedido, clique na imagem abaixo e dê o primeiro passo para tornar seu trabalho em outro nível.

Clique na imagem abaixo 👇

Se torne especialista conhecendo a teoria e a prática dos Comandos Elétricos

Everton Moraes

Professor, palestrante e instrutor de treinamentos a mais de 9 anos. Já passou por grandes empresas no Brasil como, Senai, Scania, Pirelli, Toledo entre outras. Todo o conhecimento adquirido em 20 anos de carreira é disponibilizado nos cursos e treinamentos.

“Sou apaixonado pela formação e qualificação de profissionais, passando todo o meu conhecimento prático e ajudando todos os meus alunos a também adquirirem esse conhecimento a se tornarem melhores profissionais.”

Deixe o seu comentário

3 × 5 =

Receba mais conteúdos