Posso colocar muitos cabos de circuitos diferentes no mesmo eletroduto?

Em um eletroduto, eu tenho dentro passando os cabos, supondo que cada cabo seja um circuito, o que acontece?

Colocar muitos condutores agrupados pode ser um problema

cabos de circuitos diferentes no mesmo eletroduto

Em cada cabo, em volta deles, temos um fluxo magnético, toda vez que temos uma corrente elétrica, temos esse fluxo magnético, que é variável, pois a minha corrente é variável.

Quando eu tenho um fluxo magnético que é variável em um condutor, e ele está próximo de outros condutores, eu tenho um efeito colateral, que é a indução de outro condutor.

Que forma, o que a gente chama de Força Contra Eletro Motriz.

E ela é vista pela corrente elétrica como uma força contraria.

Dentro da Formação Eletricista Instalador você vai ver ela com mais intensidade.

Mas para que você possa entender melhor…

Imagina que a corrente elétrica no primeiro cabo é uma corrente grandona, a força eletro motriz do condutor debaixo nele, é uma força contraria, ou seja, uma resistência menor.

É como se eu estivesse no meio da avenida paulista corrente, e muitas outras pessoas correndo na direção contrária a mim.

Ou seja, eu sou muito menos do que a multidão, e na hora que eu for passar pela multidão, eu vou atrapalhar algumas pessoas, mas aquilo me atropela.

No cabo é a mesma coisa, tem a multidão, que é a corrente elétrica, e uma pessoa na direção oposta, que é a Força Contra Eletro Motriz.

Eu tenho uma resistência, mas a força maior vai passar, só que para ela vencer a resistência, eu aumento a intensidade de força da corrente.

Algumas pessoas vão ter que fazer força para me empurrar. Entende isso?

Então o que acontece? A hora que eu tenho a força eletro motriz, e a corrente elétrica tendo que vence-la, eu tenho que aumentar o nível de corrente.

Ou seja, quando eu tenho vários circuitos dentro de um único eletrodutos, eu acabo aumentando o nível de corrente elétrica dentro do eletroduto.

Eu calculei, por exemplo, que seria de 9 amperes, a corrente pode ser que altere para 12, em função do agrupamento.

Então, colocar muitos condutores em um único espaço é um problema, mesmo sendo um sendo uma distancia pequena.

Leia também: O que o Eletricista Residencial Precisa Saber?

E se for condutores em eletro-calha?

Para eletro-calha também segue o mesmo padrão, se usarmos muitos condutores a sua corrente calculada vai aumentar devido ao aumento dessa resistência, se ela for fechada deve ser usado o mesmo fator de agrupamento do eletroduto.

Outro detalhe quando temos 3 ou mais condutores agrupados em um conduto, a taxa de ocupação não deve ser superior a 40%.

Ficou claro? Então fique atento para não ter problemas na sua instalação elétrica.

Everton Moraes

Professor, palestrante e instrutor de treinamentos a mais de 9 anos. Já passou por grandes empresas no Brasil como, Senai, Scania, Pirelli, Toledo entre outras. Todo o conhecimento adquirido em 20 anos de carreira é disponibilizado nos cursos e treinamentos.

“Sou apaixonado pela formação e qualificação de profissionais, passando todo o meu conhecimento prático e ajudando todos os meus alunos a também adquirirem esse conhecimento a se tornarem melhores profissionais.”

Deixe o seu comentário

cinco × dois =

Receba mais conteúdos