Home Elétrica Comandos O que é Contato de Selo e como funciona

O que é Contato de Selo e como funciona

0
0

Você já deve ter escutado falar do contato de selo certo? Muito provavelmente não como eu vou te explicar nos próximos parágrafos deste artigo. Posso garantir a você que você entenderá de maneira clara este conceito, no entanto, não subestime este simples e muito usado recurso em comandos elétricos.

Eu costumo dizer aos meus alunos e seguidores que o contato de selo é uma espécie de “auto-alimentação” de um contator, presente em todo e qualquer diagrama de comando que você vai interagir em seu dia a dia.

Bom, vamos lá…

O que é um contato de selo?

Um contato de selo na verdade é uma prática muito usada em diagramas de comandos elétricos para permitir que um sistema seja capaz de se manter energizado, ou seja…

… é uma espécie de condição “OU”, logo, significa que existem dois caminhos alternativos para a alimentação de uma determinada bobina – por exemplo.



Contato de Selo – Passo a Passo

contato de selo

Observando a imagem ao lado fica claro esta definição. Veja que o contato normalmente aberto de K1 (Selo) permite que a bobina do contator seja alimentado tanto por S1, quanto por K1 (13-14)

Assim podemos concluir que, quando o botão S1 é pressionado, teremos a bobina do contator alimentada e consequentemente existirá o acionamento do contato de sele (K1 13-14).

Depois que o contato de selo for acionado, observe que a corrente elétrica será conduzida até a bobina, tanto por S1 quanto por K1 (13-14)

Desta maneira, o contator, através de seu contato normalmente aberto – que agora podemos chamar de contato de selo – realizará um “auto-alimentação” e mesmo que o botão S1 seja desacionado ainda assim teremos a corrente elétrica alimentando a sua bobina.

Podemos concluir aqui que, somente deixará de existir a alimentação da bobina de K1 se houver uma interrupção da alimentação.

Conclusão

Você deve ter notado que não é algo tão complexo o conceito de contato de selo correto? No entanto, você precisa prestar muita atenção para permitir que este “sistema” funcione corretamente e principalmente…

você deve sempre se atentar para que seja realizada a leitura correta de diagramas que possua contato de selo.

Digo isso porque, ministro aulas de elétrica desde 2005 e é comum encontrar com profissionais que encontram dificuldades na leitura de diagramas pelo simples fato de não interpretar corretamente este conceito.

O que é Contato de Selo e como funciona
5 (100%) 2 votes

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *