Home Componentes Relé de impulso: Todos os fatos que você precisa saber
Relé de impulso: Todos os fatos que você precisa saber

Relé de impulso: Todos os fatos que você precisa saber

0
2

Acredito que você já tenha se deparado com a pergunta: O que é relé de impulso? Ou até mesmo qual a diferença entre um relé de impulso e um relé tradicional? Qual tipo de relé é melhor usar?

Pois bem, não tem como falar qual é melhor.

Neste caso é necessário entender que cada um é melhor para um tipo de aplicação, para uma determinada situação, aplicação. Cada um será melhor em um caso.

No artigo de hoje falaremos melhor sobre como utilizar, e porque utilizar esse relé de impulso para facilitar e até mesmo economizar no seu projeto.

O que é um relé de impulso?

relé de impulso

Relé de impulso são dispositivos eletromecânicos que quando tem a sua bobina alimentada pela tensão nominal da rede, através do comando de interruptores pulsadores, comandam pontos de iluminação, por exemplo.

COEL 300×250

A diferença entre o relé de impulso e o relé de interface é que o relé de interface mantém os contatos acionados apenas enquanto estiver alimentado, quando sua bobina não está mais energizada seus contatos voltam ao estado de repouso.

Já o relé de impulso, quando tem sua bobina energizada a mesma aciona um mecanismo (uma espécie de engrenagem que aciona uma alavanca), que faz com que os contatos comutem em uma sequência. Porém quando a bobina é desenergizada os conatos se mantém no estado atual, e só serão comutados quando a bobina for energizada novamente.

O relé de impulso é o muito usado para pré-automação e automação residencial. Eles podem ser usados dentro do quadro de distribuição ou dentro da própria caixinha do ponto de luz.

Uma das vantagens em usar estes relés, é que ele nos possibilita economizar em interruptores e cabos por exemplo.

É possível comandar um mesmo ponto de luz através de vários dispositivos de impulso. Por esta razão em residências, estes relés de impulso podem substituir os interruptores paralelos ou intermediários.

Utilizando o relé de impulso pode-se ter uma economia significativa de material, pois ao invés de comprar vários interruptores paralelos e intermediários, que não são tão baratos, podemos usar apenas interruptores de pulso.

Além de que, para usar o relé de impulso podemos usar cabos de 0,5mm2 ao invés de 1,5mm2, o que fará com que você economize comprando cabos de bitola menor.

relé de interface

Como funciona o relé de impulso?

O relé de impulso funciona da seguinte maneira: Na verdade o nome dele já nos dá a dica de como ele funciona.

Toda vez que eu pressionar o interruptor de pulso e alimentar aquela bobina, ele dará um pulso elétrico que fará com que uma engrenagem interna do relé mude os contatos do relé de uma maneira diferente.

Esta variação de contatos depende do relé, mas pode ter mais de 2 variações de estados.

Por exemplo: Aberto – aberto, fechado – fechado, aberto-fechado, fechado-aberto. A cada pulso temos uma combinação de contatos.

Quem determina esses estágios e a quantidade de estados é o fabricante. No nosso exemplo mostramos o relé de impulso da Finder.

Seu funcionamento é relativamente simples.

Dentro do dispositivo, temos uma bobina eletromagnética que é acionada a cada pulso, tanto para ligar quanto para desligar. A ligação desta bobina e feita através de uma bobina (A1 e A2), como em contatores industriais, que ao ser alimentado faz com que o efeito eletromagnético movimente uma alavanca, através de uma espécie de engrenagem, que fazem com que o estado dos contatos comute.

Esses estados são comutados a cada pulso.

Estes relés, podem ser alimentados com diferentes tensões de alimentação, bem como em corrente alternada ou corrente contínua, portanto deve se ficar atento às orientações dos fabricantes, pois cada fabricante ou modelo de relé tem suas particularidades.

relé de impulso e relé de interface

Qual a função e quando usar o relé de impulso?

Uma das principais vantagens em usar estes relés, é que ele nos possibilita economizar em cabos e interruptores por exemplo.

Quando usamos o relé de impulso podemos usar cabos de 0,5mm2 ao invés de 1,5mm2.

Podemos usar também interruptores pulsadores ao invés de interruptores paralelos ou intermediários. Por esta razão este sistema acaba se tornando mais econômico e com maior durabilidade devido a redução do sobreaquecimento.

Com uma durabilidade maior e menor volume de cabos nos eletrodutos, reduzimos consideravelmente o risco de sobreaquecimento dos condutores e, consequentemente, redução do risco de incêndio.

Então temos que, usando o relé de impulso podemos ter um circuito econômico, seguro, e com maior durabilidade.

Como instalar?

 

  1. Conectar um cabo do barramento fase ao borne 1, 3 e A1 do relé de impulso (caso deseje instalar dois dispositivos de iluminação).
  2. Conectar um cabo do borne A2 do relé de impulso aos bornes A dos botões pulsadores.
  3. Conecte o cabo do borne B dos botões pulsadores ao barramento neutro.
  4. Conecte os cabos dos bornes 2 e 4 do relé (caso esteja usando 2 cargas, lâmpadas) aos bornes das cargas.
  5. Conecte os cabos da carga até o barramento neutro.
  6. Verifique todas as ligações, encaixe as lâmpadas, teste o circuito energizando o sistema.

NOTA: Atente-se para que as emendas e conexões estejam firmes e isoladas corretamente para evitar problemas.

Conclusão

O relé de impulso além de proporcionar uma economia no dimensionamento dos materiais e no consumo de energia, permite otimizar a quantidade de tipos diferentes acionadores, trazendo mais versatilidade, flexibilidade, redução da mão de obra na instalação e ainda proporciona conforto ao usuário.

Você pode obter mais informações sobre os relés de impulso, tipos de relés, quantidade de contato, tensão de alimentação enfim, características em geral, deve-se consultar o manual do fabricante.

Compartilhe esse artigo sobre relés de impulso com seus amigos eletricistas para que eles também possam absorver mais uma informação sobre elétrica.

Para saber um pouco mais sobre este conteúdo assista ao vídeo abaixo.

 

Relé de impulso: Todos os fatos que você precisa saber
5 (100%) 3 votes

Engª Camila Andrade Engenheira de 29 anos. Formada em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI. Atualmente na área de redação e suporte técnico da Sala da Elétrica. Atuou em: Área de Engenharia de processos na WEG, pós vendas e suporte técnico, redação de manuais de bordo automotivo, manual de reparos automotivos e também desenvolvimento de esquemas elétricos automotivos.

Comment(2)

  1. Muito bom o artigo do Relé de Impulso. Sempre usei em quadros que comandam bombas de recalque de modo que, a cada vez que a bobina é acionada, entra uma bomba diferente, impedindo desta maneira que uma das bombas fique parada estragando, ou que tenha que fazer a transferência manualmente.

    1. Olá Miguel, tudo bem?
      Que legal! Esta é mais uma forma de usar esse dispositivo.
      Que bom que gostou do artigo. Muito obrigada!

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *