Tomada Industrial, Como Escolher a Ideal?

  • Por: Everton Moraes
  • julho 19, 2021
  • Autônomo
  • 0 comentários

Você sabe Qual Tomada Industrial é a melhor para você? Ou por que você deve instalar? E até mesmo onde instalar?

ONDE E POR QUE INSTALAR UM PLUG E TOMADA INDUSTRIAL?

Por mais que você pense que é em função da intensidade da corrente eu preciso te dizer que não, não é somente em função disso…

Além disso, outros profissionais ainda podem falar: “elas servem para tensões maiores, como por exemplo, 380V”, mas, também não é o fator predominante na escolha…

Hoje vou te mostrar exatamente Como Escolher a Tomada Industrial Ideal e mais apropriada para sua necessidade.

GRAU DE PROTEÇÃO DO PLUG INDUSTRIAL

A verdade é que você vai escolher o plug industrial para aplicações que exigem algumas características particulares da aplicação, por exemplo, o Grau de Proteção.

Grau de Proteção

Em um caso, pode ser IP44 (IP quarenta e quatro), já em outro IP67 (IP sessenta e sete), o que isso significa?

O Grau de proteção define a capacidade que estes plugs e tomadas industriais possuem de se protegerem referente a entrada de água e sólidos na sua estrutura.

Bom, quanto maior for este Grau de Proteção, mais protegido será o equipamento.

Tradicionalmente, o maior valor que você vai ver é o IP68, ou seja, este conjunto de plug e tomada aqui, possui uma proteção altíssima, ele é IP 67, que vai garantir que seja totalmente protegido contra poeira e protegido contra imersão em líquido…

MAS O NÍVEL DE CORRENTE, NÃO IMPORTA?

SIM, a intensidade de corrente influencia e muito na escolha da tomada industrial.

Normalmente, o nível de corrente suportado é maior que as tomadas tradicionais, aquelas que estão instaladas em nossa residência, por exemplo.

Tudo que eu estou falando aqui para você, é normatizado e está na Norma NBR IEC 60309-1 (sessenta, trezentos e nove traço um).

NORMA NBR IEC 60309-1 DA TOMADA INDUSTRIAL

Norma da Tomada Industrial

Só para você entender, os valores de corrente que você vai encontrar no mercado são valores definidos nesta tabela aqui, do item 5.2 desta norma.

Falando em norma, você deve ter percebido ainda que eu tenho aqui duas cores de plugs e tomadas certo?

CORES DAS TOMADAS INDUSTRIAIS

As cores também obedecem um padrão, e você pode estar se perguntando se existem outras cores, além de Azul e Vermelho.

SIM, existem outras cores; A norma ainda cita que poderá existir as seguintes cores, dá uma olhada na tabela 2, no item 7.7…

Norma da Tomada Industrial - Cor

Ou seja, você poderá ocasionalmente ver as cores violeta, branca, amarela, azul, vermelha e preta para os respectivos níveis de tensão.

QUANTIDADE DE TERMINAIS E PÓLOS

Tomada Industrial vermelha e azul

Uma outra característica importante que você precisa saber é a relação de quantidade de terminais que você vai encontrar nestes plugs e tomadas.

Se você parar para analisar, verá que temos a opção de 2, 3, 4 e 5 polos, lembrando que 2 polos é somente para tensão abaixo de 50V, não é nosso caso aqui…

Mas na ocasião em que se utiliza o plug de 3 polos teremos as opções de 2 fases + terra ou  fase + Neutro + Terra.

Temos também a opção de tomada industrial de 4 polos, então podemos ter a configuração: 2 fases + neutro + terra, ou 3 fases + terra.

Você ainda vai possuir a opção da seguinte configuração: 3 fases + neutro + terra e é claro com um plug e tomada industrial de 5 polos.

Veja, você vai encontrar sempre as indicações de fase, neutro e terra nos terminais.

“POSSO USAR UM PLUG DE 3 POLOS, DESTINADOS A 3 FASES E COLOCAR UMA ALIMENTAÇÃO DE 2 FASES + NEUTRO?”

A resposta é NÃO… (É meio óbvio isso mas precisava deixar claro aqui)

A construção da tomada e do plug está prevendo as características de montagem, grandezas elétricas e natureza dos condutores, previsto na Norma NBR – IEC 60309-1. Ok?!!!

Mas eu tenho que confessar algo para você; Eu sinceramente gostei bastante destes plugs principalmente.

Eles possuem uma mecanismo que, ao girar você trava a parte superior (dos contatos) com a parte inferior (do prensa cabos).

Sabendo disso, você agora sabe Como Escolher uma Tomada Industrial ideal para você e para a aplicação que se deseja utilizar ela.

COMO INSTALAR UMA TOMADA INDUSTRIAL?

Coloca ai nos comentários para que eu saiba se você aprendeu algo novo e o que mais você gostou..

Manutenção elétrica: Essa é a melhor área

Aqui na Sala da Elétrica nós temos o curso que está mudando a vida profissional de mais de 7 mil eletricistas ao redor do mundo, é o COEL. Nosso curso de Máquinas e Comandos Elétricos na Prática.

O Melhor Curso para Eletricista de Manutenção

Um curso que vai te colocar em outro nível quando o assunto for manutenção elétrica, vai te colocar passos a frente no mercado de trabalho.

Para conhecer o curso que vai te tonar um Eletricista de manutenção bem sucedido, clique na imagem abaixo e dê o primeiro passo para tornar seu trabalho em outro nível.

Se torne especialista conhecendo a teoria e a prática dos Comandos Elétricos

Everton Moraes

Professor, palestrante e instrutor de treinamentos a mais de 9 anos. Já passou por grandes empresas no Brasil como, Senai, Scania, Pirelli, Toledo entre outras. Todo o conhecimento adquirido em 20 anos de carreira é disponibilizado nos cursos e treinamentos.

“Sou apaixonado pela formação e qualificação de profissionais, passando todo o meu conhecimento prático e ajudando todos os meus alunos a também adquirirem esse conhecimento a se tornarem melhores profissionais.”

Deixe o seu comentário

10 − dois =

Receba mais conteúdos