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Motor 12 Pontas


Trataremos neste artigo do motor 12 pontas, mas antes: Você deve saber que existem diversas maneiras de interligar um motor a rede elétrica, certo? O motor elétrico trifásico de seis terminais (Aconselho que leia o artigo motor de seis terminais para entender | Clique Aqui) possibilita que realizemos a alimentação através de, no máximo dois níveis de tensão. Neste artigo abordaremos o motor de doze terminais (motor 12 pontas) que permite que sua alimentação seja realizada com até quatro níveis de tensão. Isso tudo depende é claro da maneira com a qual iremos realizar a interligação de seus terminais na caixa de ligação, ou seja, depende da forma como será realizado seu fechamento das bobinas, sendo assim tentaremos entender ao longo desta matéria quais os níveis de tensão, quais os fechamentos existentes e como construir estes fechamentos. Dentre os  tipos de motores elétricos  disponíveis no mercado o motor 12 pontas se destaca pela sua aplicabilidade. Este tipo de motor disponibiliza doze terminais de interligação que faz com que possamos alimentá-lo com até quatro níveis diferentes de tensão elétrica comercialmente distribuídas pelas concessionárias de energia, por exemplo:

  • 200V
  • 380V
  • 440V
  • 760V

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Tipos de Fechamentos motor 12 pontas

Estes doze terminais de interligação referem-se a seis conjuntos de bobinas que constituem o motor elétrico e é importante observar que independente do fechamento que o motor receba, cada uma das bobinas receberá sempre 220V e por isso não acontecerá a queima do motor em função do acréssimo da tensão elétrica de alimentação. Para cada nível de tensão requerido teremos uma forma de realizar o fechamento de suas bobinas. São basicamente quatro tipos de fechamento  a considerar, são eles:

  • Duplo Triângulo (220V)
  • Duplo Estrela (380V)
  • Triângulo (440V)
  • Estrela (760V)

Fechamento Duplo Triângulo

Este tipo de fechamento fará com que seja possível a conexão motor na menor tensão suportada por ele, em nosso exemplo 220V. Partindo do pressuposto que independente da tensão de alimentação, o motor 12 pontas sempre receberá em seus enrolamentos o mesmo nível de tensão e que em nosso exemplo, cada bobina permanecerá com 220V, temos abaixo o esquema elétrico de um fechamento para a tensão de 220V que por sinal é a menor tensão que este motor suporta:

Obs.:

“Tendo em vista que este fechamento assemelha-se com um circuito paralelo, o fechamento duplo triângulo ao ser conectado a rede de alimentação de 220V recebe em cada uma de suas bobinas os mesmos 220V da rede elétrica.”

Fechamento Duplo Estrela

Neste fechamento temos as bobinas do motor assumindo um fechamento que proporcionará uma divisão da tensão elétrica da rede de alimentação e considerando a tensão elétrica nominal de cada enrolamento como sendo de 220V teremos que para o fechamento a seguir a disposição das bobinas do motor estrá apto a receber uma alimentação com uma tensão elétrica de 380V.

Por se tratar do mesmo motor, temos que levar em consideração que cada bobina do motor elétrico trifásico receberá um nível de tensão de 220V, desta maneira vamos realizar o fechamento considerando as características de Tensão de Fase e Tensão de Linha aplicado aos seu enrolamentos, observe:

Obs:

Com a Tensão de Linha de380V representadas em R, S e T temos, respectivamente, as Tensões de Fase de 220V em cada uma das bobinas, sendo que:

Este tipo de fechamento “comporta-se” como um circuito em série, logo, existe a divisão de tensão entre os conjuntos de bobinas associados.

Fechamento Triângulo

Quando a necessidade é interligar o motor a uma tensão de 440V, então realizamos o fechamento triângulo. Levando em consideração as características apresentadas anteriormente, permitiremos através deste fechamento que cada um dos enrolamentos receba o mesmo nível de tensão dos fechamentos duplo estrela e duplo triângulo, ou seja, 220V. Veja:

Obs.:

No fechamento em triângulo o motor será configurado a fim de receber a tensão de 440V, observe que, teoricamente a tensão de fase seria de 440V mas o fato de associarmos os enrolamentos em série permite que esta tensão seja dividida entre os dois enrolamentos fazendo com que cada um receba 220V.

Fechamento Estrela

Quando há necessidade de interligar o motor 12 pontas em um nível elevado de tensão, neste nosso exemplo 760V, fazemos o uso do fechamento estrela para o motor 12 pontas.

Levando em consideração as características apresentadas anteriormente, permitiremos através deste fechamento que cada um dos enrolamentos receba o mesmo nível de tensão dos fechamentos duplo estrela e duplo triângulo, ou seja, 220V.

Observe que…

…Os conjuntos de bobinas são associados em série a fim de garantir a distribuição da tensão de fase de forma proporcional a cada uma. Sendo a tensão de Linha (Alimentação ) de 760V podemos deduzir que a tensão de fase será de 440V:

Esses 440V divide-se entre os dois conjuntos de enrolamentos e cada um receberá respectivamente 220V como podemos observar na ilustração acima.




37 Responses to Motor 12 Pontas

  1. Alex Sales says:

    Como identificar as bobinas de um motor de 12 pontas , algum método ? ?

  2. nildo says:

    BOM DIA EVERTON, GOSTARIA DE SABER COMO EU FAÇO UMA ESTRELA TRIANGULO COM 12 PONTAS C/ TEMPORIZADOR E TENSÃO NA REDE É 380 V

  3. edvanio gomes says:

    será que se ao detectar duas bobinas, colocando-as em serie, nao se pode identificar se estao com mesma polaridadew colocando-se tensao nelas. caso estejam com polaridades iguais, aceitarao a tencao. caso estejam com polaridades diferentes, nao aceitarão tencao, desligando o disjuntor que tem que tser bem pequeno 5Amp. assim eu testo inversao de bobinas em transformador!

    • Olá Edvanio, existe um teste para encontrarmos a polaridade das bobinas do motor trifásico de seis terminais, vou criar um artigo sobre isto… Assine nossa newsletter para receber em seu email…. Um abraço!!!

  4. Marcionilson Meneses da Silva says:

    A respeito do motor de 12 terminais queria saber se existe algum método para achar a sequencia das bobinas.

    • Descobrir efetivamente exatamente os conjuntos de bobinas se torna quase impossível se você não abrir o motor para analisar sua construção, o que dá para ser fioto é descobrir as bobinas e fazer testes de fechamento e acompanhar a corrente elétrica nominal

  5. acacio g.mitre says:

    Everton, foi como sentir um choque, instantâneo! minhas idéias entrelaçaram-se com as tuas (vc. é muito melhor!!!). Desenvolvo, teórico-imaginatoriamente, desde a adolescência (estou com 64!) uma ‘força antigravitacional’ com base no campo da repulsa eletromagnética… E, tb ‘amo o Tesla’, por tudo e mais essa de transmissão da energia elétrica sem fio… Mas, o mundo capitalista (com suas indústrias de cabos e fios; estruturas metálicas etc.), coíbem certas práticas, tal como a industria automobilística que fulmina os motores movidos a H2O (melhor – pra eles – é o petróleo…). Cacilda, vc. tinha q aparecer!!!! Vamos nos interagir – amem!

  6. MARCELO says:

    gostaria por gentileza se me mostrasse como fechar as pontas de um motor de 12 pontas de 50 cv no comando estrela triangulo(O COMANDO JA MONTEI ,FALTA SABER COMO FECHAR AS PONTAS DO MOTOR E LIGAR NOS 6TERMINAIS Q SAEM DOS CONTATORES)

  7. Esmeraldino says:

    Everton, já vi, na placa de identificação, em alguns motores, que as tensões de 380V, 440V, só podem ser usadas para dar partida no motor. Aqui onde trabalho por exemplo, tivemos um caso de um motor, 10CV, WEG, usado em um exaustor, que queimou por ter sido fechado (e ligado) em 380V. Verificando a placa do mesmo, o fechamento de 380V era indicado somente para partida (suas tensões eram 220V, 380V (somente partida), 440V e 760V (somente partida). Depois de rebobinado ele foi fechado em 440V e ligado em 380V. Funcionou normalmente, sem aquecimento.

  8. Ailton says:

    Acabei de te enviar um método para identificação de motores elétricos com 6 terminais.
    É possível também a identificação de motores com 12 terminais, sendo necessário apenas alguns ajustes no modelo enviado. Espero que possa ser útil.

  9. Alan says:

    Gostaria de saber como fazer a partida de um motor 12 terminais, tensão de linha 380V?

  10. Willians Martins says:

    Eu tenho um esquema que utilizamos para partida de motor 12 pontas 380 V em estrela-triangulo. Usamos para tal 4 contatoras…

  11. Alexandre says:

    Boa tarde! Para um motor de 12 pontas 220/380/660 vc sabe desenhar o esquema de fechamento do motor para a tensão 380 vca? Agradeço a ajuda.

  12. lucas fagner says:

    esse blog ajuda muito cara

  13. Roberto Cortes says:

    Você está por ai?

  14. John says:

    já vi aqui matérias sobre os motores trifásicos 6 e 12 pontas, e muito bem elaborados, mas não vi ainda o de 9 pontas, eu preciso fazer um relatório sobre o de 9 pontas, vocês tem alguns tipo de material para me ajudar? ligações estrela serie e triangulo…e vocês tem alguma coisa sobre chave reversora para mudar o sentido de rotação do motor?

  15. duas perguntas,posso inverter o rotor de um motor visto que a caixa de conexões fica do lado onde não consigo fechar ?;Tenho um sistema de partida para motores 6 pontas estrela triangulo e o mesmo sistema é utilizado para operar um motor 12 pontas onde os terminais estão fechados 1 e 6, 2 e 4 , 3 e 5; que são conectadas a rst e outro conjunto 7 e12, 8 e10 e finalmente 9 e 11 que são ligados aos cabos do contadtor estrela e depois rst.Esta correto esta partida?

  16. Diego Fernandes says:

    eu gostaria de saber como encontrar o inicio e o fim das bobinas de um motor de 12 pontas

  17. Diego Fernandes says:

    eu sei que o de 6 pontas, após encontrar cada bobina e você numeralas. Nós fazemos esse fechamento o lado 1 da bobina liga na faze, o lado 4 junta com o lado 5 da bobina e o lado 2 da bobina liga no neutro ou na faze se for 220v e o 3 e 6 da outra bobina você liga uma lampada. Se a lâmpada acender a primeira bobina está com u numeração invertida se não acender a primeira bobina está numerada corretamente. É so repetir o mesmo teste invertendo as bobinas 1 e 4 coloca na lâmpada e 3 e 6 junta com a bobina 5 e 2, se a lâmpada acender a boina 3 e 6 está com a numeração invertida se não acender a numeração está correta assim você consegue numerar todas as bobinas corretamente. Esse é com de 6 pontas eu gostaria de saber com de 12 pontas.

  18. anderson neves says:

    bom dia tenho um motor 6 pontas como faco para saber se ele esta queimado eu sei o fechamento estrela triangulo, se ra que tenho que bater continuidade entre eles a bobina deve estar aberto ou fechado

  19. iran oliveira lopes says:

    ola,boa tarde vc tem esquema de bobinagem de um motor de 50 cv 380-660 4 polos modelo,200l pacote,comp.230-220,largura marca weg,lhe agradeço se me mandar,obrigado.

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