Home Elétrica Instalações Quantas Tomadas Devem Ter Por Cômodo?

Quantas Tomadas Devem Ter Por Cômodo?

1.26K
3

Essa dúvida é uma dúvida muito comum entre os profissionais eletricistas. Em um primeiro lugar é importante ter em mente que a resposta para essa questão está primeiramente na norma NBR 5410, que indica para nós profissionais as diretrizes a respeito das instalações de pontos de tomadas.

Além dessa norma, nós precisamos observar precisamente quais são as reais necessidades do projeto do seu cliente, ou até mesmo do seu projeto, para que nós consigamos chegar a uma resposta adequada para a sua pergunta.

Dessa forma, nós precisamos chegar a um denominador comum entre esses dois pontos. Ficou interessado em saber mais? Continue lendo!

A Norma NBR 5410

tomadas-2

Nessa norma voltada para os profissionais eletricistas, ela não fala exatamente qual o ponto máximo de tomadas que devemos ter em cada cômodo, e sim, fala a respeito do mínimo de tomadas que devem estar instaladas em cada cômodo de uma residência.

No item 9.5.2.2 dessa norma, está bem claro os pontos mínimos de tomadas de um ambiente. Essa quantidade mínima de tomadas é levada em consideração o tamanho e o tipo desse cômodo em questão.

Uma sala, uma copa e uma garagem ou outra instalação, vão ter obviamente, necessidades diferentes para essa instalação.

Qual o limite máximo de pontos de tomadas que eu posso ter?

tomadas

Na realidade, não existe um limite máximo de pontos de tomadas que você pode ter. Você pode instalar quantas tomadas você quiser em sua residência.

Então para você realmente responder a sua questão você deve se atentar não só para a quantidade mínima prevista pela norma NBR 5410, mas como você também deve se atentar para as necessidades do seu cliente.

Procure perguntar pela quantidade de equipamentos eletrônicos que ele irá utilizar na tomada, e também veja quais são as tomadas mínimas exigidas por essa norma. Dessa forma você estará chegando a um ponto comum que será fundamental para você e o seu cliente.

Todavia, para uma resposta mais simples, de acordo com a norma NBR 5410, no item 9.5.2.2.1, uma sala deveria ter uma tomada a cada 5 metros de perímetro do um cômodo (como sala e quarto).

A diferença entre os cômodos

tomadas-1

Como você agora já sabe cada tipo de cômodo apresenta uma necessidade diferente. E na norma supracitada essas diferenças são exemplificadas com mais exatidão.

Um banheiro, por exemplo, tem uma necessidade de perímetro menor, ou seja, a cada três metros e meio de perímetro deve ser instalada uma nova tomada.

Outro ponto que também deve ser levado em consideração é que lugares como banheiro e lavanderia também precisam levar em consideração que as tomadas devem ter 600 VA de potência até o terceiro ponto. Depois desse ponto, a potência dessa tomada pode diminuir e chegar até 100 VA.

Vale ressaltar que essas diferenciações estão todas previstas na norma NBR 5410 nos itens 9.5.2.2.1 e 9.5.2.2.2, o que ressalta ainda mais a importância de você eletricista autônomo ler e se atentar para os detalhes dessa regulamentação.

(1256)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(3)

    1. Sem dúvidas Osmar, a cozinha sempre é um ambiente que recebe mais cargas elétricas do que a previsão…

      A Norma NBR5410 é bem clara, no mínimo a cada 3,5m para este cômodo, no entanto podemos adicionar mais caso necessário….

      Obrigado pelo comentário..

  1. Como apresentado, a norma especifica a quantidade mínima e não a quantidade máxima. A quantidade ideal deve ser decidida durante desenvolvimento do Projeto Elétrico, compatibilizando com a previsão dos móveis e equipamentos de cada ambiente. Isto pois, deve-se atentar ao correto dimensionamento dos circuitos, seus condutores e as proteções a serem aplicadas.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *